Problemas com a entrega do produto, trocas e devoluções são frequentes. Ensinamos como atuar nestes casos.
Comentários: 0
Prendas de natal: como reclamar de compras online
Photo by Damir Spanic on Unsplash

Este ano, as compras online ganharam especial relevância para tratar das prendas de Natal. Por comodidade e, sobretudo, por segurança devido à pandemia da Covid-19, muitos foram os que decidiram adquirir os presentes pela Internet, em lojas virtuais, dentro e fora do país. Mas infelizmente nem sempre tudo corre bem. No artigo da Deco Alerta de hoje, explicamos como se pode atuar e reclamar. 

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Eu já gostava de fazer as compras em lojas digitais, mas este ano por questões de segurança e saúde pública, decidi comprar todos os presentes de Natal online. No entanto, um relógio que comprei para oferecer a um familiar não foi entregue na data prevista. Após contactar insistentemente a loja, disseram-me que me devo queixar à empresa de transportes que terá perdido o presente. O que devo fazer? Para além de não ter presente para oferecer, não sei como e a quem devo reclamar.

As compras online têm de facto vantagens, e em tempos de pandemia essas vantagens são ainda maiores. Por outro lado, os preços online são, por vezes, convidativos e é mais fácil fazermos uma pesquisa pelos preços mais baixos.

Mas, nem tudo são vantagens e os problemas com a entrega do produto são frequentes. Como não recebeste o produto no prazo previsto, deverás optar entre cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor pago ou negociar com a empresa para a entrega num novo prazo. Afirmas que na tua situação a loja imputou a responsabilidade à empresa de transportes, mas tal informação não tem significado para o consumidor. Ou seja, deverás sempre apresentar a tua reclamação à loja onde compraste o produto. Não tens de apresentar reclamação à empresa de transportes, pois não celebraste qualquer contrato com esta, devendo sempre a loja online responsabilizar-se por nova entrega do produto ou o reembolso, consoante a opção que o consumidor faça.

Aproveitamos para alertar todos os consumidores para outro conflito comum nas compras online: as trocas e devoluções. Sugerimos que na receção do produto se verifique se o mesmo se encontra em condições, e, só nesse caso, se receba o artigo e assine a guia de transporte. Caso o produto não esteja em condições, o consumidor pode recusar o artigo e apresentar de imediato reclamação escrita à empresa onde compraste o bem, solicitando nova entrega ou reembolso. Há sempre o prazo de 14 dias, após receção do produto, para cancelamento da compra. Informa-te connosco.

*Conta com o apoio da DECO através do número de telefone 21 371 02 20, do endereço eletrónico decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta