
O Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, antiga “casa” dos bombeiros municipais reabilitada para atividades culturais – foi inaugurado no final de junho, após ter sido alvo de uma requalificação –, vai albergar um espaço de coworking dirigido à produção multimédia e artística. As candidaturas ao espaço estão abertas, anunciou esta terça-feira (3 de agosto de 2021) a autarquia.
O novo espaço de coworking “pretende estimular, incentivar e apoiar o empreendedorismo no concelho da Figueira da Foz, apoiando projetos, empresas, e profissionais liberais em processo de incubação, mas que estejam, também, numa fase de desenvolvimento e consolidação da sua atividade e/ou negócio”, lê-se no site da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
“As candidaturas decorrem em contínuo, ficando estabelecido como prioridade de integração a sua ordem de entrada nos serviços e são limitadas à disponibilidade de espaços de trabalho”, revela a autarquia, adiantando que o espaço de coworking do edifício – encontra-se no segundo piso do mesmo – é dirigido a promotores de atividades de produção multimédia e artística, entre outras, desde que revelem caráter inovador no seu projeto, sendo eles:
- Empreendedores singulares ou coletivos, detentores de projetos ou de atividade empresarial adequada que se encontre em fase de startup, em processo de desenvolvimento ou consolidação das suas ideias de negócio;
- Toda a pessoa detentora de iniciativas locais de emprego, bem como profissionais liberais com vista ao auto-emprego, que possam ser complementares.
“Neste espaço pretende-se criar uma comunidade de empreendedores, em conjunto com o espaço de coworking ‘Mercado de Ideias’ e com a restante rede do ‘Ecossistema de Empreendedorismo’ da Figueira da Foz, fomentando, assim, a interação entre profissionais de diversas áreas”, refere o município.
Espaço de coworking na zona histórica da Figuera da Foz
Em causa está um edifício secular que foi reabilitado e que está situado numa zona histórica e urbana da cidade, sendo o novo espaço de coworking composto por quatro salas com postos de trabalho partilhados, acompanhadas de serviços de apoio logístico e administrativo básicos, como por exemplo receção, impressora, copa, salas de reuniões e sala polivalente para realização eventos.
De acordo com a autarquia, os candidatos a coworker podem optar por ter, mediante a disponibilidade, um Ponto de Trabalho Individual, com possibilidade de mesa partilhada (quando a candidatura é apresentada por mais que um empreendedor do mesmo projeto/empresa, e uma Sala Business, que pressupõe a utilização de um gabinete com todos os pontos de trabalho disponíveis, afetos ao mesmo projeto/empresa.
Estão disponíveis três modalidades de candidatura:
- Coworker Projet – quem pretende desenvolver um projeto, com ou sem finalidade económica, e opta por usufruir de um espaço equipado e pertencer a uma rede de contactos (o período de permanência pode ir até 2 anos);
- Coworker Business – para empresas que se encontram em fase de arranque ou em processo de desenvolvimento dos seus negócios (o período de permanência pode ir até 3 anos).
- Coworker Criativo – utilizadores que podem usufruir dos equipamentos disponíveis e/ou ponto de trabalho, para necessidades pontuais ou de curta duração, que estejam envolvidos em projetos criativos ou pertençam a empresas ou entidades que, pela natureza da sua atividade, necessitem de usufruir dos equipamentos disponíveis por um período de tempo de ocupação que pode ser de meio-dia, um dia, uma semana ou um mês.
De referir que a utilização do espaço na modalidade de Coworker Criativo “não está sujeita a candidatura, bastando ser requerida com antecedência, por e-mail, à entidade gestora”. “Neste caso, deve ser indicado qual o projeto ou atividade, a finalidade de utilização bem como as datas e equipamentos pretendidos, de modo a ser avaliada a sua disponibilidade e a formalização do termo de cedência do Espaço”, explica a autarquia.
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