Antiga fábrica renasce com apartamentos

Fábrica de conservas “A Varina” ganha nova vida – terá 50 apartamentos

A antiga e centenária fábrica da indústria conserveira “A Varina”, situada perto da Doca-Pesca e da entrada do Porto de Leixões, vai ganhar uma segunda vida, dando “lugar a um empreendimento residencial e de comércio com vista privilegiada para o oceano”, refere em comunicado o Grupo Casais, que está a promover o projeto em conjunto com o Grupo IMP. A Fábrica 390, como se chamará, terá 50 apartamentos de várias tipologias, espaços verdes e será a sede do laboratório de análises patológicas da IMP Diagnostics.
Nova Iorque

Centro de Manhattan é berço da conversão de escritórios vazios em casas

Edifícios emblemáticos que já foram bastiões da atividade financeira albergam agora residências luxuosas que enriquecem a cidade e os seus ocupantes, segundo os especialistas da Compass Mickey Conlon e Tom Postilio. No meio da incerteza que assola o mercado de escritórios comerciais e com a elevada procura de habitação de luxo na cidade de Nova Iorque, a conversão de escritórios em complexos residenciais tem-se revelado uma solução prática e lucrativa tanto para os promotores imobiliários como para os residentes, afirmam.
Novo edifício de escritórios no Porto

Edifício dos anos 80 no Porto vai “renascer” com escritórios modernos

Há muito tempo que os vários players do setor imobiliário em Portugal falam na necessidade de aumentar a oferta de escritórios no país, sobretudo em Lisboa e no Porto. Na cidade Invicta vai nascer um edifício que irá ao encontro deste desejo. O Boavista Office Building (BOB), como se chamará, terá cerca de 1.300 metros quadrados (m2) de área bruta locável e sete escritórios, que podem ser ocupados por um ou vários arrendatários. 
Antiga fábrica têxtil Chemina em Alenquer

Transformação de fábrica têxtil em hotel em Alenquer cai por terra

O promotor asiático que em 2020 comprou em hasta pública por 1,1 milhões de euros a antiga fábrica têxtil Chemina, em Alenquer, desistiu do projeto de a transformar em hotel, disse o presidente da câmara. “Recebemos uma carta por parte do investidor a desistir da intenção de fazer o investimento”, afirmou Pedro Folgado.

Antiga prisão de Santarém transformada em residência de estudantes

O antigo estabelecimento prisional de Santarém, que está desativado desde 2006 e foi dado como abandonado em 2009, tendo sido adquirido pela ESTAMO – Participações Imobiliárias, SA., vai ser transformado numa residência de estudantes. “Estima-se que tenha sido construído na segunda metade do século XIX, com uma área aproximadamente de 7.000 metros quadrados (m2), e vai permitir albergar cerca de 200 utilizadores”, revela em comunicado a TUU – Building Design Management, responsável pelo projeto de arquitetura na reabilitação e reconversão do imóvel. 
Venda de imóveis em leilão

Convento de Alpendurada leiloado por 8,3 milhões de euros

O Convento de Alpendurada, localizado em Marco de Canavezes, que foi convertido num hotel com 40 quartos após um investimento da família de Taveira da Mota, antigo presidente do Boavista, foi colocado à venda em leilão eletrónico, após o incumprimento de um empréstimo obrigacionista de quatro milhões de euros. Estava anunciado por um valor base de 15 milhões de euros, mas acabou por ser comprado por bem menos: 8,35 milhões de euros.
Fazer obras em casa

Comprar uma casa renovada ou por renovar, como decidir?

Comprar casa é um dos passos mais importantes que muitas pessoas dão na vida, nomeadamente quando têm de se endividar, ou seja, quando têm de contrair um crédito habitação. Uma decisão que pode trazer muitas dúvidas e/ou dar algumas dores de cabeça. Para baralhar ainda mais deixamos uma questão: comprar uma casa renovada ou por renovar, o que é mais indicado? Há vantagens e desvantagens e qualquer uma das opções, claro. Fica a saber quais são. 
Câmara da Guarda compra imóvel devoluto e vai reabilitá-lo

Guarda: câmara compra edifício que já foi uma igreja por 225.000 euros

A Câmara Municipal da Guarda decidiu adquirir um edifício na parte antiga da cidade, no local onde existiu uma antiga igreja, para reabilitar e criar um equipamento que ajude a “dar mais vida ao centro histórico”. A compra do imóvel, por 225 mil euros, foi decidida esta segunda-feira (10 de outubro de 2022) na reunião quinzenal do executivo, por maioria, com o voto favorável dos eleitos do Movimento Pela Guarda (PG) e do vereador do PS, e com a abstenção dos três elementos do PSD.

De antigo armazém do Porto de Lisboa a sede de sociedade de advogados

O arrendamento de escritórios em Portugal, nomeadamente nas cidades de Lisboa e Porto, está dinâmico e as previsões apontam para que 2022 seja um dos melhores anos de sempre no setor. E sempre com o foco na sustentabilidade. Uma tendência, de resto, que parece não passar ao lado da sociedade de advogados CCA, que decidiu mudar a localização da sua sede na capital e criar um escritório moderno e apelativo. Encontra-se, agora, num antigo armazém dos anos 40 no Porto de Lisboa. 
Transformação de mosteiro em hotel

Antigo mosteiro de Vila Viçosa "renasce" como hotel de cinco estrelas

Vai nascer em Vila Viçosa (Évora) um hotel de cinco estrelas muito especial. Falamos do Anantara Royal Vila Viçosa Resort, que será construído num edifício histórico do município: um antigo mosteiro do século XV. A futura unidade hoteleira, que deverá abrir portas em 2024, resulta de uma parceria entre o grupo português Investaureum e a marca tailandesa Minor, que entrou em Portugal há cinco anos, com o Anantara Vilamoura Algarve Resort. 
Escritórios em Lisboa

Armazém devoluto em Lisboa transformado em edifício de escritórios

Chama-se Pier III e é um edifício de escritórios com quatro pisos acima do solo – no último encontra-se um rooftop – que está a nascer em Lisboa, na zona de Santos, perto do rio Tejo, num antigo armazém que se encontrava devoluto. A promoção do empreendimento está a cargo da Períptero – empreendimentos imobiliários e o projeto de arquitetura tem a assinatura do atelier Carrilho da Graça. Todo o espaço de escritórios já está arrendado, apesar de ainda decorrerem as obras de construção. 
Santuário do Cabo Espichel em concurso no Revive

Santuário do Cabo Espichel volta a estar “no mercado”

O Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra, foi lançado a concurso ao abrigo do programa Revive no ano passado, mas acabou por não ser adjudicado, o que significa que o edifício vai agora novamente a concurso. O programa Revive, recorde-se, obriga os respetivos vencedores (privados) dos concursos a recuperarem os imóveis, que estão abandonados, dando-lhes uma nova vida. 
Palácios na Arábia Saudita

Arábia Saudita converte palácios históricos em hotéis de luxo

 A Arábia Saudita vai converter vários palácios históricos em hotéis luxuosos, numa aposta no turismo internacional e na atração de viajantes com elevado poder de compra, foi divulgado esta sexta-feira (21 de janeiro de 2022). O projeto, denominado Boutique Group, foi apresentado pelo príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, e é financiado pelo fundo multimilionário Saudi Investment Fund, em cooperação com o setor privado, noticiou a agência oficial de notícias saudita SPA.
Revive Natureza: há sete imóveis do Estado a concurso

Revive Natureza: há mais sete imóveis devolutos do Estado a concurso

O Governo lançou mais sete concursos no âmbito do Fundo Revive Natureza, que prevê a reabilitação de imóveis devolutos do Estado para fins turísticos. Os sete imóveis em causa “serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos”, revela em comunicado Gabinete do Ministro de Estado,  da Economia e Transição Digital. Os interessados podem candidatar-se até dia 14 de março de 2022.
Monumento Nacional vai dar lugar a hotel em Estremoz

Monumento Nacional abandonado foi demolido e vai dar lugar a um hotel em Estremoz

A Casa do Alcaide-Mor, em Estremoz, um imóvel classificado como Monumento Nacional desde 1924, foi demolida em abril deste ano. A antiga casa onde habitou D. Sancho de Noronha, no século XV, vai dar lugar a um hotel de charme e a habitações turísticas. Trata-se, no entanto, de um processo polémico. O projeto em causa é assinado pelos arquitetos Siza Vieira e Carlos Castanheira.
Apartamentos de luxo em Lisboa

Escritórios transformados em 17 apartamentos de luxo em Lisboa

Um edifício de escritórios do final do século passado localizado em Lisboa, nas Avenidas Novas, vai ganhar uma segunda vida: será transformado num empreendimento residencial com 17 modernos apartamentos de tipologias T1 e T2. Os preços começam nos 500.000 euros. O CitiFlat Avenidas Novas é o segundo projeto residencial da marca CitiFlat, sendo promovido pela Level Constellation, empresa de capitais chineses que tem apostado forte no segmento residencial em Portugal.
Trabalhar num antigo quartel de bombeiros? Sim, na Figueira da Foz

Trabalhar num quartel de bombeiros? Há um novo coworking na Figueira da Foz

O Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, antiga “casa” dos bombeiros municipais reabilitada para atividades culturais – foi inaugurado no final de junho, após ter sido alvo de uma requalificação –, vai albergar um espaço de coworking dirigido à produção multimédia e artística. As candidaturas ao espaço estão abertas, anunciou esta terça-feira (3 de agosto de 2021) a autarquia.