Entrada do edifício conta com a obra Salomé, um busto feminino em bronze, que será um elemento de surpresa para quem passa.
Comentários: 0
Palácio dos Correios
Átrio Escultor José Rodrigues Grupo Ferreira

A entrada principal do Palácio dos Correios, localizada junto ao edifício da Câmara Municipal do Porto, foi batizado de Átrio Escultor José Rodrigues, em homenagem ao artista, cuja vida e obra esteve sempre muito ligada à cidade. A inauguração do edifício contou com a presença do autarca Rui Moreira, que descerrou a estátua Salomé, um busto feminino em bronze que não deixará indiferentes quem passa.

Palácio dos Correios estuda instalação de ‘coworking’ no átrio José Rodrigues
Grupo Ferreira

Numa altura em que o grupo Ferreira, promotor do empreendimento, já tem colocados os 17.400 metros quadrados (m2) que constituem a área total de escritórios – tendo como inquilinos a Critical Software, a Entidade Intermunicipal Área Metropolitana do Porto (AMPorto) e a tecnológica Bold – tem em fase de comercialização as cinco lojas disponíveis e prepara uma solução para o espaçoso átrio, com entrada pela Avenida dos Aliados.

Rui D'Ávila, administrador do grupo Ferreira, conta ao idealista/news que em relação a este espaço “recentemente começamos a estudar a possibilidade de fazer uma área destinado a trabalho flexível, conhecido como ‘coworking’, no agora batizado Átrio Escultor José Rodrigues”. Este espaço tem uma área de 1458 m2, ao nível do piso 0 (entrada Aliados) e 846 m2, no piso 1 (virado para a rua do Bonjardim).

Cinco lojas em comercialização

O responsável do grupo Ferreira destaca que, neste momento, estão em fase de comercialização cinco, das sete lojas, que ocupam “os dois pisos de rés-do-chão, um deles com entrada pela Avenida dos Aliados e outra pela rua do Bonjardim”. As lojas ainda disponíveis apresentam áreas de, respetivamente, 92 m2, 814 m2, 236 m2, 212 m2 e 398 m2.

Palácio dos Correios estuda instalação de ‘coworking’ no átrio José Rodrigues
Grupo Ferreira

 

Neste momento, o edifício do Palácio dos Correios tem já duas das lojas em funcionamento. Trata-se da nova loja dos CTT – que substitui a antiga - “que era a melhor loja dos Correios em Portugal, e uma agência de última geração do Novo Banco, um espaço muito confortável e muito elegante”, afirma Rui D'Ávila.

Acordo de parceria com a Fundação José Rodrigues

No espaço do átrio principal o objetivo é também fazer exposições de arte e tertúlias culturais, o que levou o grupo Ferreira a celebrar um acordo de parceria com a Fundação José Rodrigues, para apoio organizativo e fornecimento de material.

Na inauguração do espaço, que contou com a presença da filha do escultor, Ágata Rodrigues, essa intensão ficou patente na exposição de um conjunto de obras do multifacetado artista.

Sobre o busto de José Rodrigues (2005) que agora se encontra na entrada principal do Palácio dos Correios pode ler-se a seguinte inscrição bíblica: “A bela e sedutora Salomé fascina o Rei, seu tio Herodes Antipas, com uma dança. O Rei, rendido ao seu encanto, promete à bailarina dar-lhe tudo o que ela quiser. Salomé, para vincar a mãe, pede a cabeça do profeta S. João Baptista”.

Palácio dos Correios estuda instalação de ‘coworking’ no átrio José Rodrigues
Grupo Ferreira

“Não sendo natural do Porto, José Rodrigues foi, durante toda a sua vida, portuense por direito”, destacou Rui Moreira, amigo do escultor. Estudou e foi professor na ESBAP, fundou a Árvore Cooperativa Cultural, é o autor do “Cubo da Ribeira”, a escultura em homenagem ao Duque da Ribeira, do Monumento ao Empresário, na Avenida da Boavista, mas das suas mãos saíram muitas obras que se podem ver na cidade do Porto, como a “Pantera”, no Estádio do Bessa, ou o “Monumento a Humberto Delgado”, na Praça de Carlos Aberto.

Ao Porto deixou, ainda, um sonho pessoal: a Fundação José Rodrigues, que abriu na recuperada Fábrica Social, onde eram produzidos chapéus, precisamente onde o escultor teve, durante duas décadas, o seu atelier. É a sua filha, Ágata Rodrigues que hoje prossegue o trabalho da fundação, desde o falecimento do artista, em setembro de 2016.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade