Gigante imobiliária chinesa falhou obrigações financeiras, segundo a Fitch, mas não entrou em insolvência nem bancarrota.
Comentários: 0
Evergrande entra em incumprimento
wikimedia_commons

A imobiliária chinesa Evergrande entrou em incumprimento depois de falhar o pagamento dos títulos de dívida no valor de 82,5 milhões de dólares (cerca de 73,1 milhões de euros), segundo avançou a agência de notação Fitch esta quinta-feira, dia 9 de novembro de 2021.

O prazo inicial para efetuar o reembolso foi atingido no passado dia 6 de novembro. Mas mesmo com o prazo dilatado até segunda-feira, dia 6 de dezembro, o grupo imobiliário chinês não conseguiu cumpriu com o pagamento das obrigações entrando, assim, em incumprimento (‘default’, na língua inglesa).

Na nota publicada pela Fitch lê-se que Evergrande não terá anunciado o pagamentos dos títulos depois do término do período de carência e também não confirmou o seu pagamento à agência. "Portanto, assumimos que os títulos não foram pagos", rematam.

De acordo com a avaliação da agência de notação com sede em Nova Iorque, a Evergrande baixou a sua classificação para ‘restricted default’, o que significa que a empresa falhou obrigações financeiras, mas ainda não entrou em insolvência, bancarrota ou proteção contra credores.

A gigante imobiliária chinesa confronta-se com uma dívida de 310 mil milhões de dólares (274 mil milhões de euros) que tem vindo a preocupar os mercados financeiros. E já na passada sexta-feira, dia 3 de dezembro, havia avisado que poderia vir a ficar sem dinheiro para “cumprir as suas obrigações financeiras”.

O Grupo Evergrande está com dificuldade em obedecer à pressão oficial para reduzir o seu endividamento, o que tem alimentado ansiedade com um seu possível incumprimento, por poder desencadear uma crise financeira.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta