Começaste o ano passado com um propósito: remodelar a casa para deixá-la mais atual, mais confortável ou maior. Mas 12 meses se passaram e percebeste que não conseguiste alcançar os teus objetivos, pelo menos, completamente. O que é que poderá ter corrido mal?
Na hora de realizar mudanças e reformas, é muito importante não ter pressa, pois o resultado pode ficar longe do que sonhámos. Se for esse o caso, podes ter cometido um destes erros:
Deixar-nos levar pela moda
Quem não visitou uma página de decoração em algum momento e sonhou com uma casa de revista? Mas é claro que às vezes esquecemos que cada casa é diferente. Talvez tenhas pensado que seria uma boa ideia colocar alguma peça decorativa ou objeto metálico aqui ou ali porque era uma tendência. Mas esqueceste-te que esses objetos não combinavam com o estilo da tua mobília.
Ou talvez tenhas pensado que era perfeito fazer uma área de escritório num canto da sala de estar, mas depois percebeste que realmente não precisavas disso. O pior? Sacrificaste um espaço na sala de estar. Deixar-nos levar pelo que as tendências definem sem primeiro analisar como são as nossas casas ou do que precisamos pode levar-nos a cometer erros.
Não pensar na eficiência energética
Pensaste em fazer reformas, mas só olhaste para o que dava para ver. Um erro. Provavelmente, esqueceste-te de algo muito importante e agora, com a energia a preços exorbitantes, começas a pensar nisso: a eficiência energética. Decidiste não trocar a caldeira e o frigorífico porque ainda funcionam bem, mas verificaste o que consomem?
Ou talvez tenhas desistido de trocar as janelas que não eram um bom investimento porque tinhas outras prioridades. Certamente já percebeste que se tratava de uma despesa mais do que aconselhável.
Deixar o planeamento de lado
A pressa e os impulsos são maus conselheiros ao fazer remodelações em casa ou mudar de mobília. E também não é bom não ser claro sobre o que realmente desejas. O resultado pode ser terrível. Talvez se tivesses gasto um pouco mais de tempo a planear as mudanças, agora tivesses mais espaço para arrumação. Ou é possível que aquele sofá que achaste fabuloso na loja nunca tivesse saído de lá e agora não ocupasse quase metade de uma sala.
Tentar fazer tudo sozinho
Nos tutoriais tudo parece sempre muito fácil. Renovar as paredes com tintas decorativas não é mistério, nem pintar os móveis antigos ou os azulejos da casa de banho. Tentaste, com todo o teu esforço, mas o resultado está longe do que esperavas.
É mais um dos erros que habitualmente mais cometemos em casa. Há trabalhos simples, mas há outros que é melhor deixar nas mãos de profissionais. No final das contas sai mais barato e, claro, o resultado será o que desejas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta