Há cada vez mais pessoas a restaurar móveis antigos para dar um toque de originalidade à decoração da sua casa.
Comentários: 0
Decorar a casa com móveis antigos
Photo by Julian Hochgesang on Unsplash

O reaproveitamento de móveis é uma grande tendência, aliando-se a preocupação com a sustentabilidade e a decoração ao nosso gosto. Mas sabes quais são as vantagens e desvantagens de recorrer a móveis antigos e usados na decoração? Em colaboração com o portal Habitissimo, deixamos-te algumas considerações que deves ter em conta.

Vantagem – decorar a casa com menos custos

É natural que tenhas vários móveis usados na tua posse, sejam eles teus ou de familiares, que já não usam a peça. Assim, conseguirás decorar a casa sem ter de gastar tanto. Os móveis em segunda mão são também mais baratos que os móveis novos, o que representa uma vantagem. Basta dar-lhes uma nova vida, recorrendo a materiais como tinta ou verniz, e terás uma peça de destaque para a decoração.

Decorar a casa com móveis antigos
Via Habitissimo

Desvantagem – precisam de ser tratados

Quando compramos um móvel novo, apenas temos de colocá-lo no sítio onde o queremos. No caso de móveis antigos, o que acontece muitas vezes é que estes necessitam de serem tratados, seja com uma simples lixadela e envernizamento, seja com soluções mais criativas, como o uso de tintas e papel de parede, para que se adeque melhor à decoração do espaço.

Decorar a casa com móveis antigos
Via Habitissimo

Vantagem – podes usar a criatividade

Para renovar um móvel antigo, podes recorrer à imaginação e criatividade, pensando em cores diferentes ou em soluções originais. Por exemplo, um armário pode ganhar uma nova vida como aparador na sala de jantar. Da mesma forma, um aparador pode-se transformar numa escrivaninha. Inova nas funções e na decoração do armário para uma peça única.

Decorar a casa com móveis antigos
Via Habitissimo

Desvantagem – podem tornar o ambiente antiquado

Se não houver peso e medida no uso de móveis antigos, podes acabar por tornar o espaço demasiado antiquado. Por isso, procura contrabalançar com móveis mais atuais, ou com um estilo decorativo mais minimalista, para criar uma mistura mais interessante, que melhor reflete a tua personalidade na decoração, e para tornar as divisões ainda mais acolhedoras.

Decorar a casa com móveis antigos
Via Habitissimo

Vantagem – decoração cheia de personalidade

Uma peça antiga aqui e ali, ao longo da casa, ajuda a dar mais personalidade à decoração e a torná-la mais acolhedora. Com estes móveis, consegue-se criar ambientes mais cheios de vida e criativos, ajudando a que o estilo da divisão seja mais coeso, mas não desinteressante, como por vezes pode acontecer com peças mais simples. Se optares por pintar os móveis antigos, conseguirás ainda criar uma peça de destaque visual no espaço, a partir da qual podes compor a restante decoração.

Decorar a casa com móveis antigos
Via Habitissimo

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade