A Forbes identificou 36 propriedades de luxo por mais de 1.100 milhões de dólares.
Comentários: 0
casas dos oligarcas russos
Berg Luxury Hotel Roma

As sanções impostas à Russia na sequência da guerra na Ucrânia afetam os altos escalões da “comitiva” do presidente russo Vladimir Putin. À espera de novas novas sanções, 10 oligarcas russos estão a ver os seus bens no estrangeiro, de iates a mansões, serem confiscados. A revista Forbes compilou pelo menos 36 propriedades de luxo espalhadas entre a Europa e os EUA, cujo valor ascende a mais de 1.100 milhões de dólares, cerca de 1.000 milhões de euros às taxas de câmbio atuais.

As localizações de algumas dessas mansões de luxo variam de Nova Iorque, The Hamptons ou Washington, a Zurique, Londres, Riviera Francesa ou Lago Como em Itália. Estas são as casas mais luxuosas dos oligarcas russos.

Os ultrarricos russos vendem propriedades em Nova Iorque

Só em Nova Iorque, o Financial Times estima que existam mais de 120 apartamentos à venda por um valor total de mais de 1.000 milhões de dólares. Cerca de metade deles estaria no mercado, enquanto os demais são objeto de negociação privada.

Os oligarcas russos de Nova Iorque em fuga incluem:

  • O proprietário do Alpha Bank, Alexei Kuzmichev, que vende a sua casa no Upper East Side;
  • e Valery Kogan, dono do aeroporto de Moscovo, que pretende desfazer-se do seu apartamento no edifício Plaza.

Deve-se dizer, contudo, que segundo a publicação britânica, o movimento russo no mercado imobiliário de Nova Iorue ocorre desde pelo menos 2014, quando a presença de russos superricos foi em grande parte substituída por chineses superricos. Desde então várias sanções foram impostas, e em Nova Iorque o russo começa a ser falado cada vez menos.

Onde estão as casas de luxo dos oligarcas russos

Por outro lado, a Forbes elaborou uma lista de 36 imóveis, avaliados em mais de 1.100 milhões de dólares (1.000 milhões de euros ao câmbio atual) pertencentes aos 10 bilionários russos mais afetados pelas sanções. Essas propriedades, aponta a Forbes, não acabarão necessariamente no mercado a preço de custo: é raro que os oligarcas não tenham testas de ferro a quem atribuir os imóveis para salvaguardá-los das sanções.

Mas onde estão as casas de luxo dos oligarcas russos? Entre as reunidas pela revista americana estão as de:

  • Pyotr Aven, uma propriedade de 3,5 hectares em Surrey (Reino Unido) e uma vila na Sardenha. Valor estimado: 160 milhões de dólares (147 milhões de euros ao câmbio atual).
  • Arkady Rotenberg, ex-parceiro de Putin no judo, que possui casas no valor de 40 milhões de dólares (36,7 milhões de euros ao câmbio atual) em Tarquinia, Lazio italiano e Sardenha e um complexo turístico de quatro estrelas em Roma, o BergLuxury Hotel.
  • Alisher Usmanov, com propriedades no valor de 250 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de euros às taxas de câmbio atuais) não apenas na Grã-Bretanha, Suíça e Mónaco, mas também na Sardenha, como muitos dos seus compatriotas.
  • Viktor Vekselberg, que também possui propriedades em Itália, além de residências em Nova Iorque, Connecticut, Suíça e Letónia, por um total de 70 milhões de dólares (64,3 milhões de euros ao câmbio atual).
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta