O calor está a chegar, e para quem não quer instalar ar condicionado, as ventoinhas de teto são uma boa solução.
Comentários: 0
escolher ventoinhas de teto
Pixabay

"Se durmo com o ar condicionado ligado, na manhã seguinte fico doente." Uma frase comum e repetida inúmeras vezes. Mas com as temperaturas a subir e o verão à porta, há quem  já esteja à procura de soluções para deixar a casa mais fresca. Se és daqueles que não gosta de dormir com o ar condicionado ligado, talvez instalar uma ventoinha de teto possa ser uma boa solução.

Mas como escolher? Falamos sobre isso com Víctor Ramos Maestre, gerente de produto e chefe de tendências da Conforama. Estas foram as suas recomendações:

O tipo de motor, a chave

“Como o preço da eletricidade está atualmente, o principal é o tipo de motor. Neste caso, e para economizar eletricidade, é melhor optar por ventiladores com motor DC (menor consumo e menos ruído)”, afirma Ramos.

Erros na hora de escolher uma ventoinha de teto

“É importante considerar os diferentes tipos de medição de diâmetro versus a medição da divisão onde será localizado para que não seja desproporcional ou muito pequeno em proporção. Outro erro, apenas por ignorância, é pensar que as ventoinhas só podem ser usadas ​​no verão, a verdade é que a maioria tem motor reversível. Isso faz com que as lâminas girem na direção oposta e isso distribui melhor o calor do aquecimento no inverno”. Também é importante valorizar o quão silenciosos eles são, porque não devemos esquecer que os usaremos quando dormirmos.

São fáceis de instalar?

“São muito fáceis de instalar. Podemos aproveitar a saída de cabo que normalmente está nas residências para candeeiros de teto ou qualquer tomada de luz halógena ou LED embutida. A maneira de pendurá-las é muito semelhante à de um candeeiro convencional. Como normalmente temos disponíveis os interruptores associados a lâmpadas suspensas ou holofotes, teremos também a chegada de eletricidade para poder utilizar a ventoinha. Por outro lado, devemos ter em mente que a maioria das ventoinhas possui um controle remoto para controlar a ignição, assim como a luz e a velocidade da mesma”, explica.

casa mais fresca no verão
Pixabay

Tamanhos: o que procurar?

"O mais importante a ter em conta é a área da superfície da divisão para que a ventoinha seja proporcional e garantimos a capacidade de refrigerar o ar tendo em conta os metros quadrados”.

Os preços

Em relação aos preços, há uma grande variedade: de 33 euros e até 200, dependendo dos modelos que podem ser diferentes por tipo de motor (CA e CC, baixo consumo e mais silencioso). Além disso, dependendo do tipo de potência do motor, teremos um total de 6 velocidades de rotação das lâminas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta