Há vários truques para manter a casa fresca e arejada durante o verão. Manter as janelas abertas no momento certo e usar plantas são dois exemplos.
Comentários: 0
Sala de estar
Habitissimo

O verão está a chegar e consigo traz os primeiros dias quentes. Este é o momento para pensar em formas de manter a casa sempre fresca e arejada e pronta para enfrentar os dias mais quentes da estação. Se não tiveres ar condicionado, não te preocupes, há outras formas de fazer a temperatura da tua casa descer alguns graus. Como? A Habitissimo reuniu algumas dicas que te podem ajudar.

Janelas são importantes

As janelas são um dos pontos delicados de uma casa, quando se trata de questões de eficiência energética. Se tiverem um vidro duplo, a transmissão térmica para o exterior será muito mais baixa. É certo que mudá-las é uma (grande) despesa, mas pode trazer duas grandes vantagens: primeiro irá permitir ter uma casa mais fresca durante o verão e, depois, irá também reduzir a conta do aquecimento no inverno, pelo que é um investimento que deve ser tido em conta.

É precisamente através das janelas que conseguimos aproveitar as correntes de ar para manter a casa mais fresca. Se o sol estiver forte, a melhor coisa a fazer é ter janelas fechadas, persianas para baixo e toldos estendidos. Quando a noite chegar, deverás fazer exatamente o contrário, porque as correntes de ar ajudarão a melhorar ligeiramente a temperatura da casa.

Ventilador no quarto
Habitissimo

Portas também ajudam

As portas podem servir de apoio às janelas. Durante o dia, o conselho passa por fechar as portas dos quartos que não estejam a ser utilizados para evitar que o calor se espalhe pela casa. À noite, qualquer porta aberta na casa ajudará a gerar as correntes de ar que irão baixar a temperatura no interior da casa. Se abrirem para um jardim ou para um terraço tanto melhor, as plantas ajudam, e muito, a arrefecer o ambiente.

decoração da casa
Habitissimo

O poder das plantas

Sim, as plantas podem ser excelentes aliadas para manter a casa fresca e agradável durante o verão. Devem regar-se à noite, pois a água levará mais tempo a evaporar e a humidade gerada ajudará a tornar a atmosfera menos asfixiante. Mas este não é o único motivo pelo qual as plantas podem contribuir para o conforto térmico da tua casa. Se forem colocadas nas fachadas sob forma de jardim vertical, servem de parapeito contra o sol e melhoram o isolamento

Decoração de quarto
Habitissimo

Ligar eletrodomésticos? É melhor à noite

Se pretendes ligar os grandes eletrodomésticos, recomenda-se que o faças à noite. Isto porque as máquinas (como a de lavar a louça e a de lavar roupa) emitem calor. Para evitar que este calor se espalhe por outras divisões podes sempre fechar as portas. Se aderiste à tarifa da eletricidade que define um período mais económico à noite, esta é uma forma de ainda poupares dinheiro.

Por outro lado, muitas vezes precisamos de cozinhar durante o dia. Neste caso, o truque passa por ligar sempre o exaustor, quer precises dele ou não. Para além dos fumos e cheiros, o exaustor irá retirar parte do calor gerado.

Escolher lâmpadas LED

As lâmpadas LED têm muitas vantagens: são muito eficientes, têm uma vida longa e, além disso, podem ser ótimos objetos de decoração. Mas quando chega o verão, elas têm uma vantagem adicional: não emitem calor. Mais um motivo, sem dúvida, para mudar as lâmpadas velhas que tens por casa.

Decoração no quarto
Habitissimo

Ventiladores – uma alternativa

O ventilador não pode faltar na lista. Este é um aparelho muito mais barato do que o ar condicionado. E, depois, consome menos energia e pode baixar a temperatura vários graus se for utilizado corretamente. Ligá-lo quando as janelas estiverem abertas é uma boa solução, pois ajuda a distribuir o ar fresco que entra através das janelas. E, se colocares um recipiente com gelo num local onde o fluxo de ar possa chegar, muito melhor.

Ventilador na sala
Habitissimo

Há outros truques que também podem ajudar a manter a casa mais fresca mesmo sem ar condicionado: trocar os têxteis por outros mais leves (como o linho ou o algodão), colocar fitas isoladoras nas portas e janelas para evitar a entrada de ar quente através das fendas ou desligar aparelhos eletrónicos que não estão a ser utilizados (em stand-by também geram calor, para além de consumirem energia).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade