
No luxuoso bairro de Midtown Manhattan, em Nova Iorque, encontra-se este edifício que abriu portas em 2021 e que foi batizado com o título de “arranha-céus mais fino do mundo”. Com uma altura de 435,3 metros e uma relação largura-altura de 24:1, a Steinway Tower fica numa zona que abriga vários dos edifícios mais famosos da cidade, como o Empire State Building ou o Metropolitan Museum of Art.
Tem 84 andares onde foram criados 60 apartamentos de luxo, o último com 345,5 metros de altura e nele encontramos uma penthouse com vista para o Central Park. O arranha-céus começou a ser construído em 2013 e também é classificado como um dos edifícios mais altos, atrás do One World Trade Center e da Torre Central Park, com 541 e 472 metros, respetivamente.

Os responsáveis pelo projeto foram a JDS Development, Property Markets e a SHoP Architect. A obra deveria ter terminado em 2017, mas durante o processo surgiram vários problemas: os regulamentos da cidade obrigaram a alterar a classificação do arranha-céus, tiveram de ser feitas escavações naturais para não incomodar os vizinhos com ruído e os custos de construção atingiram um total de 2.000 milhões de dólares (cerca de 1.900 milhões de euros às taxas de câmbio atuais).
Edifícios extremamente finos ou "torres de lápis" começaram a ser construídos em Hong Kong durante a década de 1970 e, desde então, muitas cidades como Nova Iorque seguiram o exemplo. A inspiração por detrás do projeto foi a época de ouro dos arranha-céus de Manhattan e a história Art Deco de Nova Iorque, num projeto que procurou dar uma nova interpretação ao horizonte da cidade, respeitando as suas raízes históricas.
Na verdade, o arranha-céus foi construído sobre as fundações do Stainway Hall, edifício erguido em 1925 pelos arquitetos Warren & Wetmore e onde ficava a casa do famoso fabricante de pianos Steinway and Sons, bem como sua sala de concertos.

Em termos de design, destaca-se o uso do calcário no lobby principal, assim como o mármore, o aço e o veludo. E a fachada externa tem blocos de terracota empilhados, que dão um efeito escalonado ao edifício e mudam de cor e textura dependendo da luz e do ângulo.
No interior existe uma piscina de 25 metros, salas de treino e sauna, ginásio de dupla altura com terraço, campo de padel, cozinha de catering e sala de jantar privada, salão com terraço, salas de reuniões e áreas de estudo.

Para poder comentar deves entrar na tua conta