
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser reforçado em breve. O Governo abriu um concurso para construir 58 novas unidades de saúde no país. E não ficamos por aqui. Também está prevista a reabilitação de 193 instalações dos cuidados de saúde primários e a aquisição de 700 viaturas para assegurar cuidados de saúde ao domicílio.
Estes concursos lançados para fortalecer o SNS fazem parte de um pacote de investimentos no setor da saúde previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com um financiamento nesta área superior a 1,3 mil milhões de euros.
Estes são os quatro concursos que o Governo lançou no passado dia 7 de julho no âmbito do reforço da saúde pública em Portugal:
- Construir 58 das 100 novas unidades de saúde, no valor de 70 milhões de euros, que deverão ser concluídas até ao final de 2026;
- Reabilitar 193 de um total de 360 instalações dos cuidados de saúde primários até 2026, no valor de 58 milhões de euros;
- Adquirir 34 unidades móveis fundamentais para assegurar saúde de proximidade nos territórios de baixa densidade, com 25 milhões de euros;
- Adquirir 700 viaturas elétricas para assegurar os cuidados de saúde ao domicílio, com uma dotação de 23 milhões de euros.
Além destes concursos Victor Herdeiro, presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), referiu que há ainda 103 milhões de euros destinados à modernização dos equipamentos de saúde, cuja aquisição já está a decorrer.
“Cabe-nos a nós, portanto, a responsabilidade pela coordenação e execução de PRR no Ministério da Saúde, mas a sua implementação depende, naturalmente, de todos e todos estamos convocados para a concretizar”, disse Victor Herdeiro, na sessão de apresentação do novo Estatuto do SNS e dos investimentos previstos no PPR para a saúde, que decorreu no passado dia 7 de julho.
*Com Lusa
Para poder comentar deves entrar na tua conta