 
 A arte e o desporto eram disciplinas diferentes e semelhantes na Grécia Antiga. Diferentes na evidência da sua prática, mas semelhantes porque ambas foram dedicadas a alcançar a harmonia ideal do ser humano, ajudando a exercer tanto a mente quanto o corpo. Assim, artistas e desportistas foram tratados com igual respeito e admiração, sem distinção entre os dois campos. E como tal, nos famosos Jogos Olímpicos originais, as artes plásticas foram combinadas em total harmonia com as competições desportivas.
Quando, muitos séculos depois, o Barão Pierre de Coubertin embarcou na odisseia de lançar o movimento olímpico moderno, este detalhe não se perdeu nele. Ele queria que a arte desempenhasse um papel proeminente no evento, e que não fosse exclusivamente desportiva.
 
 No entanto, para a inauguração de Atenas em 1896, parecia um pouco arriscado, pois já era suficientemente complexo organizar as competições desportivas sozinho. O debate seguiu-se, e o Barão defendeu fortemente um programa olímpico que incluísse competições artísticas dedicadas ao desporto. Na altura não houve uma decisão unânime para Londres '08, mas em Estocolmo'12 tornou-se uma realidade.
Foram estabelecidas cinco disciplinas, e em todas elas as obras tiveram de ser inéditas e dedicadas ao desporto: literatura, música, pintura, escultura e arquitetura, divididas em categorias específicas tais como teatro, lírica ou épica na literatura; música orquestral ou instrumental, solo ou canto coral; desenho, artes gráficas e pinturas; estátuas, relevos, medalhas, placas e medalhões; e urbanismo e design no caso da arquitetura (em 1936, o governo alemão, que acolhia os Jogos em Berlim, propôs a criação de uma categoria cinematográfica, mas não conseguiu a sua aprovação).
Na competição inaugural em 1912, cerca de trinta pessoas participaram nestas competições artísticas olímpicas, tendo sido atribuídas medalhas de ouro nas cinco categorias. O próprio Barão De Coubertin entrou sob um pseudónimo e a sua ode ao desporto foi condecorada com uma medalha de ouro. A finlandesa Aale Tynni tornou-se a única mulher a ter ganho um título de arte olímpica (em literatura).
A popularidade destas competições artísticas cresceu em cada nova olimpíada, atingindo o seu auge em Amesterdão'28, onde foram exibidas mais de 1.100 obras. Após a Segunda Guerra Mundial, contudo, surgiu um debate sobre a incoerência dos atletas amadores competirem nos eventos desportivos, em oposição aos artistas profissionais nos eventos artísticos. Além disso, a falta de federações artísticas internacionais fez com que toda a organização dos eventos recaísse sobre o país anfitrião dos jogos. Em 1949, o Comité Olímpico Internacional tomou finalmente a decisão de os eliminar, e em Helsínquia'52 as competições artísticas tinham sido substituídas por exposições fora de competição.
O que resta desses anos de arquitetura olímpica? Para começar, obras como o Estádio Olímpico de Jan Wils, vencedor da medalha de ouro de 1928 em Amesterdão. Também o Ginásio Payne Whitney da Universidade de Yale, que ganhou prata para John Russell Pope em 1932; ou o Estádio Olímpico de Wroclaw, bronze para Richard Konwiarz em 1932. Mas ainda mais importante é o facto de, desde a eliminação das competições artísticas, terem sido organizadas competições de design olímpico, nas quais participam todos os anos arquitetos de renome. Os projetos vencedores recebem também prémios generosos do país anfitrião, com o objetivo de assegurar que as novas obras se tornem verdadeiros símbolos dos jogos e da própria cidade.
O desafio da sustentabilidade
Os primeiros Jogos Olímpicos em 1896 reuniram 241 atletas masculinos de 14 países, competindo em atletismo, luta livre, ciclismo, ténis, esgrima, natação, golfe e tiro ao alvo. Mais de um século depois, nos mais recentes Jogos Olímpicos de Tóquio '21, participaram nada menos que 204 países e estavam em competição 33 desportos. Além disso, a arquitetura foi o protagonista involuntária da edição, tornando-se uma das questões mais reivindicadas através da política da organização.
Se já mencionámos que, tradicionalmente, os jogos oferecem à cidade que os acolhe a oportunidade de realizar importantes obras de planeamento urbano, Tóquio quis deixar claro que, para além da grandeza dos projetos de prestígio, estavam preocupados com o impacto ambiental que as obras necessárias poderiam implicar. Isto levou a medidas como a rejeição do projeto do estádio olímpico apresentado por Zaha Hadid e, em vez disso, a optar pelas propostas de Kengo Kuma, um arquiteto cujo trabalho favorece a utilização de madeira local, que é mais sustentável. Além disso, até 80% das instalações da edição de Tóquio'64 foram reutilizadas, combinadas com módulos estruturais de madeira facilmente reutilizáveis para a futura construção de edifícios públicos.
Assim, nos últimos Jogos Olímpicos falou-se pouco de projetos arquitetónicos espetaculares e falou-se muito de sustentabilidade e autossuficiência. Resta saber o que irá acontecer em Paris'24 e nos jogos que se seguirão, mas até lá podemos continuar a desfrutar das grandes criações das edições passadas, a partir das quais selecionámos dez designs marcantes deste novo milénio.
Arquitetura olímpica do terceiro milénio
Aldeia Olímpica, Sydney 2000. Foi concebida para albergar 15.000 atletas, mas para além do seu atraente design, o que fez história foi a agilidade com que foi reciclado num bairro, com 900 casas unifamiliares e 700 apartamentos, todos construídos com uma elevada percentagem de materiais sustentáveis.
 
 Estádio Olímpico, Atenas 2004. O espanhol Santiago Calatrava foi responsável por um projeto que lhe deu mais dores de cabeça do que recompensas, especialmente devido aos atrasos na construção e a um orçamento que se inflacionou até limites quase insustentáveis, com excessos como os dois arcos sobre o céu do edifício que custaram 130 milhões de euros. Atualmente continua a ser um projeto muito criticado devido à falta de previsão, dado que hoje em dia a maioria das instalações está abandonada.
 
 Estádio Nacional, Pequim 2008. O prestigioso estúdio suíço de Herzog & de Meuron recorreu à cerâmica chinesa para conceber um estádio popularmente conhecido como "O Ninho", devido à sua silhueta óbvia. Para garantir que o desenho fosse marcado pela cultura chinesa, o artista Ai Weiwei foi convidado a colaborar. Em fevereiro último, o estádio recuperou o seu protagonismo original ao acolher os jogos olímpicos e paraolímpicos de inverno.
 
 Centro Nacional Aquático, Pequim 2008. PTW Architects foi o principal responsável por um projeto que não deixa ninguém indiferente. Construído com uma estrutura de aço preenchida com almofadas de ETFE (um polímero plástico altamente resistente), os participantes nas competições aquáticas tiveram a sensação de estar, literalmente, debaixo de água, com uma luminosidade fascinante.
 
 Terminal 3 do aeroporto internacional, Pequim 2008. Em 1991, Sir Norman Foster foi responsável pela extensão do aeroporto de Stansted (Londres), considerado o primeiro aeroporto moderno. Em 2008, utilizando os mesmos elementos-chave (espaços abertos, mais luz e menos barreiras), o arquiteto britânico empreendeu a expansão do aeroporto de Pequim, tornando-o no maior aeroporto do mundo, com 292 balcões de check-in.
 
 Centro Aquático, Londres 2012. Estas instalações desportivas podem ser admiradas tanto pelo trabalho da arquiteto Zaha Hadid como pelo número de pequenas inovações propostas por um comité de peritos do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) para tornar as piscinas tão perfeitas quanto possível para os atletas. Ao conceber a estrutura das piscinas, foi feita uma tentativa de reduzir a turbulência causada pela natação, com uma profundidade de três metros e bordos absorventes das ondas.
 
 Nova Wembley, Londres 2012. O estúdio de arquitetura de Norman Foster tinha um orçamento impressionante de 757 milhões de libras esterlinas para executar este não menos impressionante estádio que rejuvenesceu o antigo Wembley (que duplicou em tamanho e quadruplicou em altura). Com capacidade para 90.000 espectadores, talvez o elemento mais marcante da sua conceção seja o arco de aço com 133 metros de altura que coroa a estrutura.
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta