
Estão disponíveis em vários sabores, texturas e cores. Falamos obviamente dos gelados artesanais, que vão refrescar miúdos e graúdos num dia quente de verão. Adorados em qualquer parte do mundo, hoje em dia é fácil encontrar gelados cremosos e saudáveis ao virar de cada esquina.
Enquanto uns preferem deslocar-se às melhores gelatarias, outros não têm medo de arriscar e gostam de fazer gelados artesanais em casa e por isso preparámos este artigo com um conjunto de receitas originais e fáceis que vão tornar os teus dias mais refrescantes.
Como fazer gelados de fruta caseiros e saudáveis

- Escolher a fruta para o gelado - opta por aquela que mais gostar;
- Triturar a fruta rapidamente com recurso a uma liquidificadora, Bimby ou outro robot de cozinha;
- Juntar um pouco de água, se necessário;
- Colocar em pequenos recipientes com forma de gelado e colocar pauzinhos de madeira. Podes juntar dois ou mais sabores e dividi-los em camadas (ver imagem);
- Levá-los ao congelador e esperar algumas horas. Os gelados de fruta levam algum tempo até ganharem consistência, por isso talvez seja melhor esperar até ao dia seguinte para prová-los.
O resultado promete surpreender e terás um gelado de fruta com sabor familiar, sem leite e sem adição de açúcares.
Como fazer gelado de iogurte grego caseiro para os mais pequenos

Vais precisar de:
- Iogurte grego
- Uma lata de leite condensado
- 400 ml de natas.
O modo de preparação é o seguinte:
- Bater as natas até obterem a consistência certa;
- Adicionar leite condensado e misturar de forma homogénea;
- Adicionar o iogurte grego e bater ligeiramente;
- Levar ao congelador durante 6 horas.
Um gelado de iogurte grego combina com tudo. Podes, por exemplo, seguir a mesma receita para fazer um gelado de stracciatella e dar um toque ainda mais doce. Para tal, vais precisar de juntar algumas pepitas de chocolate e extrato de baunilha ao teu gelado de iogurte.
Podes seguir a mesma receita para fazer um gelado de fruta cremoso. Podes juntar morangos, manga ou maracujá e voilà! Tens um gelado autêntico e delicioso!
Gelado de chocolate e natas: uma verdadeira tentação

Vais precisar de:
- 6 ovos
- 250 ml de natas
- 250 gramas de chocolate (em barra)
- 200 ml de leite condensado
- 250 gramas de açúcar e a mesma quantidade de manteiga.
Depois de reunidos todos os ingredientes deves:
- Derreter o chocolate em banho maria;
- Separar as gemas e claras. As gemas deves juntá-las à manteiga, enquanto as claras devem ser reservadas e batidas;
- Misturar o chocolate, com o preparado de ovos e manteiga e acrescentar as claras em castelo. Podes juntar o açúcar;
- Deves bater as natas e misturá-las com o leite condensado. Mistura depois os dois preparados num só recipiente e leva ao congelador durante 12 horas.
Esta receita é simples, mas exige a máxima atenção enquanto estiver a ser preparada. Podes colocar alguns frutos secos, como nozes ou avelãs, no topo do teu gelado de chocolate e natas para um toque suave.
Gelados de mojito para os mais extravagantes

Para fazer gelados de mojito só vais necessitar de:
- 150 ml de sumo de lima e rodelas (q.b.)
- 150 ml de água com gás
- 5 cl de rum
- 100 gramas de açúcar
- Folhas de hortelã para um toque final
Segues os passos abaixo:
- Numa pequena panela, dissolve o açúcar e a água em lume brando. Depois de dissolvido é importante arrefecer a mistura durante alguns minutos;
- Junta sumo de lima, o rum (ou aguardente) e algumas folhas de hortelã. Mistura ao preparado anterior e separa-o em copos de shot com um pauzinho de madeira.
Uma vez levado ao congelador, por algumas horas, terás o teu gelado de mojito pronto. É um gelado menos cremoso, mas arrojado e que uma alternativa fácil ao cocktail ao pôr do sol. No entanto deve ser comido com moderação devido à presença de álcool e não é recomendado para crianças.
Melhores gelatarias de Portugal que não vais querer perder

- UNICO: no Chiado, em Lisboa, encontra-se esta gelataria com produtos sem glúten e várias opções vegan;
- Gelataria Amorino: a marca portuguesa criada por dois italianos destaca-se pelos cones de gelado em forma de flor. Além de serem gelados muito cremosos, conta com opções biológicas e sem corantes;
- Nivà: esta cremeria italiana presente em Lisboa e no Porto tem gelados artesanais e cremosos que não vão deixar ninguém indiferente. Salientamos os gelados de fruta da época e para o gelado de Leite dos Alpes;
- Lambecas do Porto Santo: para quem quiser provar os gelados mais originais de Portugal terá que viajar até à ilha do Porto Santo. No centro da Vila Baleira encontram-se as icónicas lambecas com sabores diversos que mudam praticamente de hora em hora;
- La Copa: nesta gelataria do Porto inaugurada em 2014 encontram-se verdadeiras bolas de sabores. Poderás deparar-te com o gelado de leite fresco, gelado de leite condensado ou um gelado de ananás muito apetitoso. São gelados sedosos que todos procuram.

Para poder comentar deves entrar na tua conta