Pagar AIMI em Portugal

Imóveis de luxo em Portugal: há mais proprietários a pagar AIMI

Comprar casas e outros imóveis de luxo não é para todos os bolsos. Além de apresentarem preços elevados, as famílias têm de pagar mais impostos, como é o caso do Adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI). Este imposto é aplicado a quem tenha comprado imóveis acima de um milhão de euros, abrangendo casas, terrenos para construção e heranças indivisas. E a verdade é que 84.396 proprietários foram chamados a pagar AIMI em 2022, o maior número de que há registo desde que o imposto começou a ser aplicado, em 2017. Já a receita encaixada pelas Finanças é a menor de sempre.
Receita fiscal dispara em Portugal

Receita fiscal dispara no primeiro semestre – é a maior da década

O Estado arrecadou, nos primeiros seis meses do ano, a maior receita fiscal, em termos semestrais, desde pelo menos 2010. Entre janeiro e junho de 2022, entraram nos cofres públicos quase 23,3 mil milhões de euros (corrigidos das medidas introduzidas durante a pandemia, como adiamentos), mais 30,4% que no mesmo período do ano anterior (17,7 mil milhões de euros). Em causa estão dados que constam na síntese de execução orçamental divulgada recentemente pela Direção-Geral de Orçamento (DGO).
Revive garante ao Estado 2,5 milhões de euros por ano em rendas

Revive garante ao Estado 2,5 milhões de euros por ano em rendas

A vice-presidente do Turismo de Portugal, Teresa Monteiro, anunciou em Paredes de Coura que a concessão de 18 imóveis públicos para fins turísticos garante ao Estado cerca de 2,5 milhões de euros em rendas por ano. Lançado em 2016, o programa de reabilitação e valorização de património do
Receitas caseiras de pão e doces para a Páscoa - é hora de pôr as mãos na massa

Receitas caseiras de pão e doces para a Páscoa - é hora de pôr as mãos na massa

Primeiro esgotou-se o papel higiénico da prateleira dos supermercados e, agora, a farinha e o fermento. Sem (ainda) se compreender muito bem o primeiro caso, o segundo faz mais sentido. Porquê? Porque há cada vez mais pessoas a mudar hábitos e rotinas a decidir fazer pão em casa. E porque queremos ajudar-te a pôr as mãos na massa, deixamos-te algumas receitas, desde pão caseiro até bolos típicos para a Páscoa (e para depois, claro).
As empresas de advogados que mais faturam são....

As empresas de advogados que mais faturam são....

A sociedade de advogados portuguesa que mais faturou ao longo do ano passado foi a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados (MLGTS), com receitas de 55 milhões de euros. Segue à frente da Vieira de Almeida (VdA) e da  PMLJ, segundo o ranking da Iberian Lawyer.

Cofres das autarquias engordam com febre imobiliária

Os cofres das autarquias estão a “engordar” à custa das receitas conseguidas com a venda de imóveis, nomeadamente através do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Estes dois impostos renderam, em 2017, cerca de 2,4 mil milhões de euros, mais 180 milhões de euros que no ano anterior.
Amesterdão ganha EMA e Porto perde 1.130 milhões e 5.300 novos empregos

Amesterdão ganha EMA e Porto perde 1.130 milhões e 5.300 novos empregos

O Porto não ficou entre as cidades mais votadas para acolher a nova sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla original). A Invicta foi a sétima cidade mais votada, falhando a passagem à nova votação – que daria a vitória, por sorteio, à cidade holandesa de Amesterdão. Feitas as contas, Porto e Portugal poderão ter perdido a oportunidade de criar 5.300 novos empregos e de arrecadar mais 1.130 milhões de euros até 2030.
Rumores

Rumores

Fatura da energia continua a aumentar para os europeus: O preço dos combustíveis fósseis vai continuar a subir e a aumentar os custos energéticos nos próximos anos, prevê a Comissão Europeia, num documento onde avança várias medidas para travar esta tendência.