
A ERA criou uma área de negócio autónoma para novos empreendimentos, um segmento de negócio que representou, em 2021, cerca de 15% da faturação da rede imobiliária, tendo sido lançados 300 novos empreendimentos. “Com esta maior autonomia e enfoque na construção nova, espera-se que, até 2025, a venda de casas supere os 18 milhões de euros”, refere a mediadora em comunicado.
De acordo com a ERA, a criação do Departamento de Novos Empreendimentos enquanto unidade de negócio autónoma, sob a liderança de David Mourão-Ferreira, vai “complementar a oferta de que dispõe, tirando partido da vasta experiência do mercado imobiliário que a empresa acumulou ao longo de quase 25 anos em Portugal”.
“Esta decisão justifica-se não só pelo contexto de mercado pautado pela escassez de oferta habitacional, mas também pelo peso que o programa já tinha nas vendas da ERA: 15% na faturação do grupo e um crescimento de 38% por comparação a 2020”, lê-se no documento.
A mediadora revela que no primeiro semestre de 2022 lançou 154 novos empreendimentos, angariando mais de 3.400 imóveis novos ou em construção, o que se traduz em 28% do portfólio habitacional angariado neste período em análise. No que diz respeito à faturação, aumentou 36% face ao período homólogo.

Citado na nota enviada às redações, David Mourão-Ferreira diz que este é um projeto com o qual tem “um forte vínculo emocional, pelo facto de o acompanhar desde início e perceber que, no espaço de três anos, se tornou numa área de negócio relevante na empresa, capaz de ser um dos motores de crescimento futuro”.
A ERA explica que o desenvolvimento deste segmento não prevê a sobreposição no que é o seu core business, pretendendo sim “complementar o seu leque de serviços, tirando partido da sua vantagem competitiva no mercado imobiliário”.
Obra Nova ERA responde às necessidades do mercado
Segundo a empresa, desde o seu início, o projeto Obra Nova ERA tem gerado uma recetividade bastante positiva junto dos promotores que, por sua vez, valorizam cada vez mais a implementação nacional associada a um conhecimento local especializado. “Até à data, a ERA lançou um total de 900 novos empreendimentos, que se refletiu num crescimento sustentado de ano para ano”, salienta, frisando que o “projeto Obra Nova ERA foi desenvolvido para responder às necessidades específicas do mercado português”.
“Aliás, o objetivo é continuar a acompanhar e a antecipar as tendências e as necessidades do mercado, orientando os promotores para investimentos mais rentáveis e que vão ao encontro das preferências dos clientes”, conclui.
Para poder comentar deves entrar na tua conta