Criação de empresas do setor imobiliário e da construção

Imobiliário e construção impulsionam criação de empresas em Portugal

Entre o início do ano e final de outubro, foram criadas 45.273 empresas em Portugal, o que corresponde a um aumento de 3,7% (+1.636 constituições) face ao mesmo período do ano anterior. É, de resto, o registo mais elevado dos últimos 20 anos, segundo dados divulgados esta sexta-feira (7 de novembro de 2025) pela Informa D&B. Um crescimento homólogo impulsionado pelos setores Atividades imobiliárias e Construção, que registaram aumentos de 23% (+1.025 constituições) e 16% (+805 constituições), respetivamente.
Massimo Forte

“Tu Consegues Comprar Casa”: um livro que é um guia com 10 passos

“Nos últimos anos, comprar casa em Portugal deixou de ser ‘apenas’ complicado e tornou-se, para alguns, praticamente impossível”. Este não é, no entanto, “um privilégio reservado a quem tem muito dinheiro”, não sendo uma tarefa impossível. Esta é a mensagem passada por Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, no seu mais recente livro: “Tu Consegues Comprar casa”. Na obra, editada pela Manuscrito, uma chancela do Grupo Editorial Presença, o autor revela um guia prático com 10 passos que podem ajudar as pessoas a conseguir comprar uma casa.
Alfredo Valente, CEO da iad Portugal

iad Portugal compra PrimeBiz e admite novas aquisições em Portugal

É caso para dizer que este é um negócio entre mediadoras imobiliárias. Falamos da aquisição da PrimeBiz por parte da iad Portugal, empresa de origem francesa que assinala 10 anos de operação em território nacional – é a sua primeira operação de aquisição no país. “É um passo importante na consolidação do nosso percurso e reflete o momento de maturidade que vivemos após uma década de crescimento sólido”, confidencia Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, ao idealista/news.
Mediação imobiliária em Portugal

“A digitalização é a chave da transformação do setor imobiliário”

Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, mediadora imobiliária de origem francesa que opera no mercado nacional há dez anos, considera que o setor “continua a demonstrar vitalidade e resiliência, mesmo num contexto de importantes desafios macroeconómicos e de escassez de oferta”. E apesar dos desafios antevê que a procura de casa se mantenha sólida e que haja um aumento no número de transações em 2025. A digitalização, frisa, é “a chave da transformação do setor imobiliário”.
Casas de luxo no Algarve

Casas de luxo: mediadora Piquet Realty Portugal aposta no Algarve

A Piquet Realty Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento de luxo que representa a Piquet Realty, marca internacional fundada há cerca de 20 anos pelo empresário brasileiro radicado nos EUA Cristiano Piquet, anunciou que deu início a uma nova fase de crescimento a nível nacional com foco no Algarve. “Estamos a dar início a uma nova etapa da nossa trajetória. Depois de nos consolidarmos em Lisboa e Cascais, chegou a vez de nos expandirmos para o Algarve”, disse em comunicado Marlos Gonçalves, CEO da Piquet Realty Portugal.
Venda rápida de casas

Venda de casas expresso: 12% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

Comprar casa continua a ser desafiante para muitas famílias, ou porque os preços são demasiado elevados ou porque há falta de oferta no mercado. Ao mesmo tempo, os bancos têm mantido aberta a torneira do crédito habitação e o Governo tem lançado medidas de apoio à compra de casa por parte dos jovens, nomeadamente com a isenção de IMT e a garantia pública. Fatores que ajudam a explicar o facto de cerca de 12% das casas à venda anunciadas em setembro terem saído do mercado em menos de uma semana, mostra a análise publicada pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa (e editor desta newsletter).
Como vender uma casa com okupas ou inquiocupas

Como vender uma casa com okupas ou inquiocupas?

Vender uma casa pode ser um processo desafiante. Exige preparação documental, estratégia e, sobretudo, segurança jurídica. Mas quando o imóvel está ocupado ilegalmente, o risco da transação é muito mais alto: um conflito entre o direito formal do proprietário e a realidade material de quem, sem legitimidade, se instalou ou permaneceu ilegitimamente no imóvel. Este fenómeno dos chamados okupas, em Espanha, e inquiocupas, em Portugal, aparece como um dos maiores atentados ao direito de propriedade que temos vindo a testemunhar nos últimos anos e tem consequências no mercado imobiliário. Fica a saber tudo sobre este assunto neste artigo escrito* com fundamento jurídico.

Mediação de luxo: “Perdemos muito tempo, ou ganhamos, a falar com pessoas”

A Memeia Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento premium, nasceu este ano na sequência de uma parceria entre a Chiado Invest, consultora portuguesa especializada na assessoria a investidores estrangeiros em Portugal, e a Memeia Imóveis, experiente corretora imobiliária com sede em São Paulo, no Brasil. O segredo de negócio fica bem guardado no baú, mas João Xara-Brasil, Managing Partner da Memeia Portugal, aponta à importância de manter uma relação próxima e de excelência com clientes e potenciais compradores e/ou investidores. “Perdemos muito tempo, ou ganhamos, a falar com pessoas”, diz em entrevista ao idealista/news.

Raio-x ao imobiliário de luxo: “Estamos a assistir a uma transformação”

Luiz Felipe Maia nasceu no Brasil, em Belo Horizonte, formou-se em Marketing em Sydney, na Austrália, e abraçou o mundo da publicidade. Só mais tarde mergulhou no imobiliário, que “foi tanto herdado como inspirado”, conta ao idealista/news. O CEO da Maia International Properties (Maia IP) revela, em entrevista, que a empresa é “mais que uma mediadora tradicional”, operado “como uma boutique de consultoria”. Sobre o segmento residencial premium, deixa um alerta. “Estamos a assistir a uma transformação: muitos clientes já não procuram apenas investir, mas mudar de vida e estabelecer-se em Portugal”.
Francisca Martins

"Pessoas começam a considerar outras zonas da cidade para comprar casa"

A AM48 começou a desenvolver projetos imobiliários em Portugal há 12 anos, com o Ópera LX. Seguiram-se, entre outros, o The Boulevard e o The Promenade, também em Lisboa. Mais recentemente a promotora imobiliária investiu em projetos residenciais fora da capital e nas periferias da cidade, como é o caso do Quinta do Alverde, em Carnaxide, e do 1965 Cidade Jardim, que vai nascer em Santo António dos Cavaleiros, Loures. Terá cerca de 370 apartamentos e é “mais que um projeto residencial”, revela Francisca Martins, administradora da AM48. “As pessoas estão a começar a considerar outras zonas da cidade para comprar casa", sustenta, em entrevista ao idealista/news.
Vanguard Properties

Promotora imobiliária Vanguard Properties quer vender ativos turísticos

A promotora imobiliária Vanguard Properties (VP), que tem estado muito ativa em Portugal nos últimos anos, nomeadamente no segmento de luxo, colocou à venda alguns ativos turísticos, tendo contratado para o efeito a assessora financeira Alantra. No mercado estarão alguns lotes turísticos e hoteleiros dos empreendimentos Torre e Dunas, na Comporta.
Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty

Mercado de luxo é um “porto seguro” e resiste à incerteza global

O mercado imobiliário de luxo, mesmo num contexto de transformação, continua a assumir-se como um “porto seguro” para compradores e vendedores com um património líquido elevado, resistindo à incerteza global. Em Portugal, este segmento de mercado continua a mostrar um desempenho robusto, refletindo tanto a procura nacional como internacional. Estas são algumas das conclusões a retirar do relatório 2025 Mid-Year Luxury Outlook, divulgado esta quinta-feira (26 de junho de 2025) pela Portugal Sotheby’s International Realty.
Rui Torgal, CEO da ERA Portugal

Casas novas nas periferias? “Está sempre ligado à mobilidade”

Assim que assumiu funções de CEO da ERA Portugal, no início de 2020, em vésperas da pandemia, Rui Torgal decidiu cancelar a convenção anual da rede imobiliária. Uma decisão que “causou convulsão”, mas que considera ter sido “corajosa”. Passaram mais de cinco anos e muita coisa mudou no setor da mediação imobiliária, desde logo com a chegada em força da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA). “As pessoas estão e estarão sempre no centro daquilo que é a nossa visão para o negócio”, confidencia ao idealista/news, numa entrevista na qual aborda, entre outros temas, a necessidade de aumentar a oferta de casas no país, nomeadamente nas periferias de Lisboa e Porto. Uma solução de construção nova que só terá resultados melhorando a mobilidade: “Não podemos só olhar para uma sem olhar para a outra”.
Preço das casas em Portugal

Preço da habitação acelera no arranque do ano – e vendem-se mais casas

O setor imobiliário reclama a construção de mais casas, de forma a dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação – que se vive no país e a ser possível, assim, aumentar a oferta. E a verdade é que a procura continua a ser elevada e que os preços não param de subir, tendo aumentado, no primeiro trimestre de 2025, 16,3% em termos homólogos. Segundo o INE, trata-se de um aumento de 4,7 pontos percentuais face ao observado no trimestre anterior, representando um novo máximo histórico. E mais: foram transacionadas 41.358 habitações nos primeiros três meses do ano, mais 25% que no mesmo período do ano passado.

IA na mediação: “Nenhuma máquina criará os laços que criamos com clientes”

“Em 21 anos muita coisa mudou na mediação imobiliária”, assegura Miguel Ribeiro, fundador da Predimed, que nasceu em 2004. E o mercado também é diferente: “Na altura estávamos num momento de estagnação de preços e de muito equilíbrio entre oferta e procura. (…) Hoje vivemos num mercado onde há uma enorme pressão do lado da procura e onde a oferta não acompanha, razão pela qual temos uma constante subida de preços. O investimento estrangeiro é muito maior e geograficamente muito mais transversal”, explica ao idealista/news, salientando que a atividade dos consultores imobiliários “é fortemente centrada nas pessoas e nas suas emoções”. “Nenhuma máquina conseguirá jamais interpretar os sonhos, os desejos de uma pessoa, jamais criará os laços que criamos com clientes”, alerta.
Comprar casas com criptomoedas

Comprar casas com stablecoins reguladas? Sim, no projeto The Court

A promotora imobiliária Carvoeiro Branco firmou uma parceria estratégica com a Damisa, fintech especializada em pagamentos com criptomoedas e infraestrutura de escrow (custódia digital) regulada. Uma colaboração que representa “um passo decisivo no setor imobiliário, ao desbloquear cerca de 45 milhões de euros em imóveis premium, permitindo que compradores cripto-nativos de todo o mundo adquiram frações do projeto The Court [localizado no Carvoeiro, Algarve] através de pagamentos com stablecoins reguladas”, refere a empresa em comunicado.

“Os preços vão continuar a subir no segmento de luxo”

O segmento residencial de luxo em Portugal tem resistido, e até crescido, durante as crises que abalam o setor e a economia, desde a instabilidade política e legislativa em Portugal à subida da inflação e das taxas de juro – que agora estão a baixar –, passando pela pandemia, guerras e tarifas de Trump. Este é, ainda, um nicho de mercado atrativo para investidores nacionais e estrangeiros e “onde a escassez de stock continua a sustentar a procura”, segundo revela ao idealista/news Diogo Lopes da Costa, CEO & Founder da A&D Consulting. E o especialista antecipa que, por tudo isto, “os preços vão continuar a subir no segmento de luxo, especialmente em zonas como Cascais, Estoril e Lisboa, onde a escassez de oferta se mantém”.
Casas de luxo em Lisboa

Mediadora imobiliária Memeia Portugal lança-se no mercado de luxo

É mais um negócio que mostra que Portugal continua a ser atrativo para quem investe em imobiliário residencial de luxo. Falamos da criação da Memeia Portugal, uma nova mediadora imobiliária especializada no segmento premium, com um modelo de negócio profundamente personalizado, refere em comunicado a empresa, que nasce na sequência de uma parceria entre a Chiado Invest, consultora portuguesa especializada na assessoria a investidores estrangeiros em Portugal, desde 2014, e a Memeia Imóveis, experiente corretora imobiliária com sede em São Paulo, no Brasil.
Stand do idealista no SIL

idealista no SIL 2025: visita guiada pelo stand

O Salão Imobiliário de Portugal (SIL) e a Tektónica, as mais importantes feiras do país nos setores do imobiliário e da construção, abriram portas esta quinta-feira e decorrem até sábado (12 de abril de 2025). Visitantes e profissionais reúnem-se durante três dias na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, e o idealista volta a marcar presença no certame com um stand artístico.

O primeiro dia do SIL 2025 em fotos

Três dias a falar de habitação, reabilitação, imobiliário e construção em Lisboa. A 28ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) abriu portas esta quinta-feira na FIL – realiza-se em conjunto com a Tektónica e termina sábado (12 de abril de 2025) –, em Lisboa, e promete agitar as águas. O dia de estreia daquela que é considerada a maior e mais importante feira imobiliária do país contou com a presença de vários visitantes, como constatou o idealista/news, que esteve em reportagem no local.

Sucesso no setor imobiliário? "CRM é uma ferramenta imprescindível”

Eros Quiaios nasceu em Espanha, em Ibiza, mas “aterrou” em Portugal há mais de 20 anos. “Aprendi as primeiras palavras em português no avião que me trouxe para Portugal em 2003, com 13 anos”, conta o Diretor do Inmovilla Portugal, o CRM imobiliário do idealista (editor deste boletim), um dos maiores da Europa e líder na Península Ibérica. “A escolha de um bom CRM imobiliário por parte de uma empresa imobiliária pode ser a diferença entre o sucesso e ficar aquém das metas estabelecidas para o negócio”, diz ao idealista/news, considerando tratar-se de “uma ferramenta imprescindível”.
Reinaldo Teixeira

Garvetur e Fercopor estabelecem "colaboração frutífera"

A Garvetur anunciou que consolidou a “posição de liderança no sul do país através de uma parceria estratégica de sucesso com a Fercopor”, promotora imobiliária portuguesa que atua no segmento imobiliário residencial de luxo em várias regiões do país e no Brasil.

Promotora VIZTA lança marca que visa “criar habitação mais acessível”

A promotora imobiliária VIZTA (ex-Nexity) lançou a marca CORE, “que abriga o conceito de ‘Essential living’ para criar habitação mais acessível, impulsionar a sustentabilidade e a reutilização de roupeiros e equipamentos, ou mesmo prescindir de alguns destes, resultando em maior economia de recursos no momento de aquisição de um imóvel”, refere a empresa em comunicado.

Casas novas no Porto: arranca construção da 2ª fase do Antas Atrium

Luz verde para a construção da segunda fase do megaempreendimento residencial Antas Atrium, no Porto, um condomínio residencial privado que está a nascer no local antes ocupado pelo Estádio das Antas, num terreno que esteve abandonado mais de 20 anos. Terá 168 apartamentos (a segunda fase) e os trabalhos estarão concluídos no final do primeiro trimestre de 2027, representando um investimento total de 55 milhões de euros.