Comissões na venda de casas nos EUA

Fim da comissão de 6% da agência na compra e venda de casas nos EUA

A National Association of Realtors (NAR) dos EUA concordou em pôr fim a uma série de ações judiciais movidas por vendedores de casas/agentes imobiliários que argumentavam que as regras estabelecidas pela própria associação os obrigavam a pagar “comissões excessivas”. Por isso, pagará 418 milhões de dólares (384 milhões de euros) como indemnização por danos. Com este acordo, será eliminado um dos pilares do setor, a comissão padrão de vendas de 6%. 
Compra e venda de casas em Portugal

Compra e venda de casas parada em 7 concelhos por falta de plataforma

Uma plataforma informática do cadastro predial, exigida por lei e que devia entrar em vigor em novembro mas ainda não está a funcionar, está a atrasar o negócio de compra e venda de imóveis – e de doações, hipotecas ou partilhas – em sete concelhos do país: Loulé, Oliveira do Hospital, Paredes, Penafiel, São Brás de Alportel, Seia e Tavira. Os notários avisam que há milhares de transações em risco e o Governo mostra-se atento à situação.
simplex urbanístico

Novo simplex: pode-se arrendar uma casa sem licença?

O novo simplex urbanístico permite a compra e venda de casas sem a apresentação obrigatória de, como se diz na gíria, licença de utilização ou habitabilidade. Esta é, de resto, uma das medidas que tem suscitado maior debate, pelos desafios (e até alguns perigos) que coloca.
Comissões na mediação imobiliária

Comissões na mediação: método “flutuante” testado na Catalunha

Algo parece estar a mudar no setor da mediação imobiliária na Catalunha (Espanha), principalmente no segmento residencial. Aos poucos, as agências e os profissionais do setor estão a mudar a forma como encaram as comissões cobradas aos clientes, apostando cada vez mais num sistema "flutuante", onde nem sempre o vendedor tem de pagar pelos seus serviços, com o comprador a assumir também uma parte das despesas. Francesc Quintana, CEO da mediadora Vivendex, explica ao idealista/news o seu novo compromisso em relação à distribuição de taxas/comissões, esperando que outras agências imobiliárias se juntem ao mesmo modelo em breve.
venda de casas

Valores de venda mais elevados "amortecem" queda da receita do IMT

A redução do número de transações de imóveis em 2023 resultou numa ligeira quebra da receita do IMT (a primeira desde a pandemia), segundo a execução orçamental, uma descida, ainda assim, atenuada pelo aumento do valor das casas. De acordo com os dados da execução orçamental, divulgados pela Direçã
António Costa

Raio-x à crise da habitação em Portugal no fim da era de António Costa

Ao fim de quase oito anos em funções como primeiro-ministro e, precisamente, um mês depois de o polémico pacote Mais Habitação entrar em vigor, António Costa apresentou, de forma inesperada e devido a uma investigação judicial, a sua demissão ao Presidente da República, que a aceitou de imediato, mas só a vai formalizar depois da aprovação do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). A decisão foi comunicada ao país por Marcelo Rebelo de Sousa esta quinta-feira, quando também anunciou que vai, depois disso, dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas para o dia 10 de março. Isto significa que a proposta do OE2024 do Governo ainda em funções, com votação final agendada para 29 de novembro, tem aprovação garantida pela maioria socialista e vai viabilizar, nomeadamente, algumas das medidas de apoio do Mais Habitação - o polémico programa que o Executivo de Costa desenhou para dar resposta à crise na habitação, mas que foi contestado tanto pela opinião pública, partidos da oposição e pelo setor imobiliário, e cujos resultados estão ainda por ver.
Associação de agentes imobiliários dos EUA com multa elevada

Associação de agentes imobiliários dos EUA com multa elevada

A associação de agentes imobiliários dos EUA (NAR, na sigla em inlês) deve pagar 1,8 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) por conspirar para inflacionar os preços das comissões de vendas de habitações, decidiu esta terça-feira (31 de outubro de 2023) um júri em Kansas City, no Estado do Missuri. A decisão pode mudar por completo a indústria imobiliária do país, uma vez que os queixosos pediram ao juiz que preside ao caso que altere as regras de compra e venda de casas.
compra e venda de casas

Mercado residencial em Portugal começa a ressentir-se da crise

O mercado residencial português começa a ressentir-se da crise que o país enfrenta, numa “resposta natural” ao aumento das taxas de juro e do custo de vida das famílias. Esta é uma das conclusões do mais recente estudo da JLL, Portugal Living Destination, que revela que no 1º semestre deste ano o número de casas vendidas em Portugal caiu 22% face ao semestre homólogo. Volume de transações cifrou-se nos 14 mil milhões de euros, uma quebra de 16%.