Imobiliário de luxo? “Já não basta ter um bom código postal”

“Portugal continua a afirmar-se como um dos destinos mais atrativos do mundo para quem procura imóveis de luxo, graças à sua qualidade de vida, segurança, clima ameno e estabilidade política”. A garantia é dada por Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty (Sotheby’s). Em entrevista ao idealista/news, o gestor considera que a escassez de oferta de casas no mercado “continua a ser um desafio”, tal como a exigência dos compradores/investidores: “Os imóveis mais valorizados são aqueles que incorporam conceitos diferenciadores ligados ao design, sustentabilidade, tecnologia e serviços personalizados. Já não basta ter um bom código postal: é necessário oferecer privacidade, vistas desimpedidas e uma experiência única”.
Daniela Rebouta

Compra e venda de casas: "Para mim, o luxo não tem um número"

Daniela Rebouta está na mediadora imobiliária Engel & Völkers (E&V) desde 2019. “Já fiz um bocadinho de tudo”, confessa ao idealista/news a atual – desde 2023 – Sales Director da E&V Lisboa, Oeiras e Setúbal. A conversa realiza-se nos escritórios da multinacional alemã em Lisboa, em plena Avenida da Liberdade, e tem como tema central a mediação imobiliária no segmento residencial de luxo. Um nicho que “está de ótima saúde”, indica, antecipando um ano de 2026 “ainda melhor” que o de 2025. Sem rodeios, diz que “o que os clientes procuram é sobretudo qualidade de vida”. E deixa um aviso: "Não posso vender luxo se o meu serviço não é de luxo".

Mediação imobiliária de luxo: “Portugal oferece um produto diferenciado”

“O negócio da mediação imobiliária, nomeadamente no segmento de luxo, está de boa saúde, e podemos dizer, inclusive, que vive um dos seus melhores momentos”. Otimismo é, portanto, palavra de ordem para Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS Private, que em entrevista ao idealista/news antecipa a continuidade de Portugal “no radar dos investidores e compradores de luxo internacionais”. “O país oferece, neste segmento, um produto diferenciado, como projetos de arquitetura de autor, imóveis com certificações ambientais e localizações prime altamente valorizadas”, analisa.

“Segmento de luxo em Portugal continua a demonstrar grande dinamismo”

Foi fundada há quase 120 anos nos EUA e tem mais de 3.000 agências espalhadas por mais de 45 países. Falamos da rede imobiliária Coldwell Banker (CB), que aterrou em Portugal em 2017 e tem atualmente uma operação de 12 agências e cerca de 250 colaboradores. Em entrevista ao idealista/news, Frederico Abecassis, CEO da CB Portugal, revela que o seu “portefólio diversificado no segmento residencial de luxo” tem valorizado – “Temos 266 imóveis residenciais ativos com um valor superior a um milhão de euros” – e mostra-se otimista quando ao futuro. “O segmento de luxo em Portugal continua a demonstrar um grande dinamismo”, assegura.
Criação de empresas do setor imobiliário e da construção

Imobiliário e construção impulsionam criação de empresas em Portugal

Entre o início do ano e final de outubro, foram criadas 45.273 empresas em Portugal, o que corresponde a um aumento de 3,7% (+1.636 constituições) face ao mesmo período do ano anterior. É, de resto, o registo mais elevado dos últimos 20 anos, segundo dados divulgados esta sexta-feira (7 de novembro de 2025) pela Informa D&B. Um crescimento homólogo impulsionado pelos setores Atividades imobiliárias e Construção, que registaram aumentos de 23% (+1.025 constituições) e 16% (+805 constituições), respetivamente.
Patrícia Barão APEMIP

Mediação imobiliária: Patrícia Barão na corrida à presidência da APEMIP

Patrícia Barão, atual vice-presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da instituição para o mandato de 2026-2028, com eleições marcadas para dia 4 de dezembro. A, também, Partner e Head of Residencial da Dils Portugal torna-se, assim, a primeira mulher a concorrer à liderança da associação, num momento considerado determinante para o futuro da mediação imobiliária em Portugal.
Casa

Mediação imobiliária: Gustavo Soares anuncia candidatura à APEMIP

Gustavo Soares, empresário com mais de duas décadas de experiência no setor imobiliário, apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), com o lema “APEMIP de Todos para Todos”. A candidatura propõe reforçar a credibilidade e a transparência na mediação imobiliária, consolidando o papel da associação como referência nacional no setor.
Massimo Forte

“Tu Consegues Comprar Casa”: um livro que é um guia com 10 passos

“Nos últimos anos, comprar casa em Portugal deixou de ser ‘apenas’ complicado e tornou-se, para alguns, praticamente impossível”. Este não é, no entanto, “um privilégio reservado a quem tem muito dinheiro”, não sendo uma tarefa impossível. Esta é a mensagem passada por Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, no seu mais recente livro: “Tu Consegues Comprar casa”. Na obra, editada pela Manuscrito, uma chancela do Grupo Editorial Presença, o autor revela um guia prático com 10 passos que podem ajudar as pessoas a conseguir comprar uma casa.
Workshops do idealista

Revelamos os últimos workshops presenciais do idealista de 2025

Competitividade é palavra de ordem no mercado imobiliário, estando os clientes cada vez mais (e melhor) informados e exigentes num cenário de oferta de casas limitada, quer seja para comprar ou para arrendar. Neste contexto, o idealista realiza em novembro quatro workshops presenciais, que são, de resto, os últimos que organiza este ano. Vão decorrer em Leiria (dia 11), Coimbra (dia 12), Guimarães (dia 19) e Vila Nova de Gaia (dia 20) e representam uma oportunidade para partilhar conhecimento sobre tendências, tecnologias e dados do imobiliário com os profissionais do setor. A entrada é gratuita.
Alfredo Valente, CEO da iad Portugal

iad Portugal compra PrimeBiz e admite novas aquisições em Portugal

É caso para dizer que este é um negócio entre mediadoras imobiliárias. Falamos da aquisição da PrimeBiz por parte da iad Portugal, empresa de origem francesa que assinala 10 anos de operação em território nacional – é a sua primeira operação de aquisição no país. “É um passo importante na consolidação do nosso percurso e reflete o momento de maturidade que vivemos após uma década de crescimento sólido”, confidencia Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, ao idealista/news.
Mediação imobiliária em Portugal

“A digitalização é a chave da transformação do setor imobiliário”

Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, mediadora imobiliária de origem francesa que opera no mercado nacional há dez anos, considera que o setor “continua a demonstrar vitalidade e resiliência, mesmo num contexto de importantes desafios macroeconómicos e de escassez de oferta”. E apesar dos desafios antevê que a procura de casa se mantenha sólida e que haja um aumento no número de transações em 2025. A digitalização, frisa, é “a chave da transformação do setor imobiliário”.
Casas de luxo no Algarve

Casas de luxo: mediadora Piquet Realty Portugal aposta no Algarve

A Piquet Realty Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento de luxo que representa a Piquet Realty, marca internacional fundada há cerca de 20 anos pelo empresário brasileiro radicado nos EUA Cristiano Piquet, anunciou que deu início a uma nova fase de crescimento a nível nacional com foco no Algarve. “Estamos a dar início a uma nova etapa da nossa trajetória. Depois de nos consolidarmos em Lisboa e Cascais, chegou a vez de nos expandirmos para o Algarve”, disse em comunicado Marlos Gonçalves, CEO da Piquet Realty Portugal.

Mediação de luxo: “Perdemos muito tempo, ou ganhamos, a falar com pessoas”

A Memeia Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento premium, nasceu este ano na sequência de uma parceria entre a Chiado Invest, consultora portuguesa especializada na assessoria a investidores estrangeiros em Portugal, e a Memeia Imóveis, experiente corretora imobiliária com sede em São Paulo, no Brasil. O segredo de negócio fica bem guardado no baú, mas João Xara-Brasil, Managing Partner da Memeia Portugal, aponta à importância de manter uma relação próxima e de excelência com clientes e potenciais compradores e/ou investidores. “Perdemos muito tempo, ou ganhamos, a falar com pessoas”, diz em entrevista ao idealista/news.

Casas de luxo: o que dá valor e que detalhes procura quem investe?

Portugueses e estrangeiros continuam a piscar o olho ao imobiliário residencial de luxo nacional, um segmento que soube como fintar a pandemia e o contexto económico adverso – alta inflação e elevadas taxas de juro, por exemplo –, mantendo-se atrativo e no radar dos investidores. Mas, afinal, o que dá e tira valor aos imóveis de luxo? E será que há detalhes que não eram tão valorizados e ganharam importância? Localização é palavra de ordem, destacam os especialistas. Mas a sustentabilidade, as vistas desafogadas, a exclusividade e escassez do ativo, a segurança e ‘amenities’ como piscina privada, ginásio e SPA têm-se tornado exigências.
Mediação imobiliária em 2025

Cada casa é única: o valor da mediação imobiliária de proximidade

Tal como o nome indica, os imóveis não saem do sítio, estão implantados no terreno, sendo por isso a sua potencial valorização condicionada por tudo o que se passa à sua volta – para o bem e para o mal. E não há casas iguais, mesmo que em planta o sejam, nunca têm exatamente a mesma luz ou vista. A localização e carácter único de cada habitação acabam por ter um enorme impacto na atividade da mediação imobiliária, que se quer próxima do vendedor e comprador.

Raio-x ao imobiliário de luxo: “Estamos a assistir a uma transformação”

Luiz Felipe Maia nasceu no Brasil, em Belo Horizonte, formou-se em Marketing em Sydney, na Austrália, e abraçou o mundo da publicidade. Só mais tarde mergulhou no imobiliário, que “foi tanto herdado como inspirado”, conta ao idealista/news. O CEO da Maia International Properties (Maia IP) revela, em entrevista, que a empresa é “mais que uma mediadora tradicional”, operado “como uma boutique de consultoria”. Sobre o segmento residencial premium, deixa um alerta. “Estamos a assistir a uma transformação: muitos clientes já não procuram apenas investir, mas mudar de vida e estabelecer-se em Portugal”.

Condomínio fechado de luxo ganha vida na Ericeira

Chama-se Casas no Forte e é um condomínio fechado de luxo que está a nascer na Ericeira, a apenas 2,5 quilómetros da Praia de São Lourenço. Trata-se de um empreendimento turístico composto por moradias T1, T2+1 e T3, revela em comunicado a mediadora imobiliária A Casa das Casas, que o está a comercializar.

“Arrendamento de médio prazo está a ganhar força em Portugal”

Ankit Ruia nasceu no Reino Unido e mudou-se para Portugal em 2020, tendo, no ano seguinte, fundado a empresa Sempre Fixe, que se especializou “na aquisição, reabilitação e gestão de imóveis residenciais em Portugal, particularmente na Grande Lisboa e Setúbal”, revela ao idealista/news. “Em pouco mais de quatro anos, passámos da gestão de três apartamentos no Barreiro para um portfólio de mais de 250 unidades com uma taxa de ocupação de 96-98%”, conta, salientando que o “arrendamento de médio prazo está a ganhar força (no país), sobretudo entre os trabalhadores remotos e os expatriados”.
Casas de luxo

Casa de luxo no Estoril comprada por 11 milhões de euros

É a “venda mais impactante” da história da Engel & Völkers (E&V) em Portugal, conforme revela em comunicado a mediadora imobiliária alemã. Trata-se de uma propriedade situada numa das ruas mais prestigiadas do Estoril que foi transacionada por cerca de 11 milhões de euros. O comprador é um investidor português que pretende construir várias residências no terreno para os filhos.
Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty

Mercado de luxo é um “porto seguro” e resiste à incerteza global

O mercado imobiliário de luxo, mesmo num contexto de transformação, continua a assumir-se como um “porto seguro” para compradores e vendedores com um património líquido elevado, resistindo à incerteza global. Em Portugal, este segmento de mercado continua a mostrar um desempenho robusto, refletindo tanto a procura nacional como internacional. Estas são algumas das conclusões a retirar do relatório 2025 Mid-Year Luxury Outlook, divulgado esta quinta-feira (26 de junho de 2025) pela Portugal Sotheby’s International Realty.
Rui Torgal, CEO da ERA Portugal

Casas novas nas periferias? “Está sempre ligado à mobilidade”

Assim que assumiu funções de CEO da ERA Portugal, no início de 2020, em vésperas da pandemia, Rui Torgal decidiu cancelar a convenção anual da rede imobiliária. Uma decisão que “causou convulsão”, mas que considera ter sido “corajosa”. Passaram mais de cinco anos e muita coisa mudou no setor da mediação imobiliária, desde logo com a chegada em força da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA). “As pessoas estão e estarão sempre no centro daquilo que é a nossa visão para o negócio”, confidencia ao idealista/news, numa entrevista na qual aborda, entre outros temas, a necessidade de aumentar a oferta de casas no país, nomeadamente nas periferias de Lisboa e Porto. Uma solução de construção nova que só terá resultados melhorando a mobilidade: “Não podemos só olhar para uma sem olhar para a outra”.

IA na mediação: “Nenhuma máquina criará os laços que criamos com clientes”

“Em 21 anos muita coisa mudou na mediação imobiliária”, assegura Miguel Ribeiro, fundador da Predimed, que nasceu em 2004. E o mercado também é diferente: “Na altura estávamos num momento de estagnação de preços e de muito equilíbrio entre oferta e procura. (…) Hoje vivemos num mercado onde há uma enorme pressão do lado da procura e onde a oferta não acompanha, razão pela qual temos uma constante subida de preços. O investimento estrangeiro é muito maior e geograficamente muito mais transversal”, explica ao idealista/news, salientando que a atividade dos consultores imobiliários “é fortemente centrada nas pessoas e nas suas emoções”. “Nenhuma máquina conseguirá jamais interpretar os sonhos, os desejos de uma pessoa, jamais criará os laços que criamos com clientes”, alerta.