Mediação imobiliária em 2025

Cada casa é única: o valor da mediação imobiliária de proximidade

Tal como o nome indica, os imóveis não saem do sítio, estão implantados no terreno, sendo por isso a sua potencial valorização condicionada por tudo o que se passa à sua volta – para o bem e para o mal. E não há casas iguais, mesmo que em planta o sejam, nunca têm exatamente a mesma luz ou vista. A localização e carácter único de cada habitação acabam por ter um enorme impacto na atividade da mediação imobiliária, que se quer próxima do vendedor e comprador.

Raio-x ao imobiliário de luxo: “Estamos a assistir a uma transformação”

Luiz Felipe Maia nasceu no Brasil, em Belo Horizonte, formou-se em Marketing em Sydney, na Austrália, e abraçou o mundo da publicidade. Só mais tarde mergulhou no imobiliário, que “foi tanto herdado como inspirado”, conta ao idealista/news. O CEO da Maia International Properties (Maia IP) revela, em entrevista, que a empresa é “mais que uma mediadora tradicional”, operado “como uma boutique de consultoria”. Sobre o segmento residencial premium, deixa um alerta. “Estamos a assistir a uma transformação: muitos clientes já não procuram apenas investir, mas mudar de vida e estabelecer-se em Portugal”.

“Arrendamento de médio prazo está a ganhar força em Portugal”

Ankit Ruia nasceu no Reino Unido e mudou-se para Portugal em 2020, tendo, no ano seguinte, fundado a empresa Sempre Fixe, que se especializou “na aquisição, reabilitação e gestão de imóveis residenciais em Portugal, particularmente na Grande Lisboa e Setúbal”, revela ao idealista/news. “Em pouco mais de quatro anos, passámos da gestão de três apartamentos no Barreiro para um portfólio de mais de 250 unidades com uma taxa de ocupação de 96-98%”, conta, salientando que o “arrendamento de médio prazo está a ganhar força (no país), sobretudo entre os trabalhadores remotos e os expatriados”.
Casas de luxo

Casa de luxo no Estoril comprada por 11 milhões de euros

É a “venda mais impactante” da história da Engel & Völkers (E&V) em Portugal, conforme revela em comunicado a mediadora imobiliária alemã. Trata-se de uma propriedade situada numa das ruas mais prestigiadas do Estoril que foi transacionada por cerca de 11 milhões de euros. O comprador é um investidor português que pretende construir várias residências no terreno para os filhos.
Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty

Mercado de luxo é um “porto seguro” e resiste à incerteza global

O mercado imobiliário de luxo, mesmo num contexto de transformação, continua a assumir-se como um “porto seguro” para compradores e vendedores com um património líquido elevado, resistindo à incerteza global. Em Portugal, este segmento de mercado continua a mostrar um desempenho robusto, refletindo tanto a procura nacional como internacional. Estas são algumas das conclusões a retirar do relatório 2025 Mid-Year Luxury Outlook, divulgado esta quinta-feira (26 de junho de 2025) pela Portugal Sotheby’s International Realty.
Rui Torgal, CEO da ERA Portugal

Casas novas nas periferias? “Está sempre ligado à mobilidade”

Assim que assumiu funções de CEO da ERA Portugal, no início de 2020, em vésperas da pandemia, Rui Torgal decidiu cancelar a convenção anual da rede imobiliária. Uma decisão que “causou convulsão”, mas que considera ter sido “corajosa”. Passaram mais de cinco anos e muita coisa mudou no setor da mediação imobiliária, desde logo com a chegada em força da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA). “As pessoas estão e estarão sempre no centro daquilo que é a nossa visão para o negócio”, confidencia ao idealista/news, numa entrevista na qual aborda, entre outros temas, a necessidade de aumentar a oferta de casas no país, nomeadamente nas periferias de Lisboa e Porto. Uma solução de construção nova que só terá resultados melhorando a mobilidade: “Não podemos só olhar para uma sem olhar para a outra”.

IA na mediação: “Nenhuma máquina criará os laços que criamos com clientes”

“Em 21 anos muita coisa mudou na mediação imobiliária”, assegura Miguel Ribeiro, fundador da Predimed, que nasceu em 2004. E o mercado também é diferente: “Na altura estávamos num momento de estagnação de preços e de muito equilíbrio entre oferta e procura. (…) Hoje vivemos num mercado onde há uma enorme pressão do lado da procura e onde a oferta não acompanha, razão pela qual temos uma constante subida de preços. O investimento estrangeiro é muito maior e geograficamente muito mais transversal”, explica ao idealista/news, salientando que a atividade dos consultores imobiliários “é fortemente centrada nas pessoas e nas suas emoções”. “Nenhuma máquina conseguirá jamais interpretar os sonhos, os desejos de uma pessoa, jamais criará os laços que criamos com clientes”, alerta.
Casas de luxo em Lisboa

Mediadora imobiliária Memeia Portugal lança-se no mercado de luxo

É mais um negócio que mostra que Portugal continua a ser atrativo para quem investe em imobiliário residencial de luxo. Falamos da criação da Memeia Portugal, uma nova mediadora imobiliária especializada no segmento premium, com um modelo de negócio profundamente personalizado, refere em comunicado a empresa, que nasce na sequência de uma parceria entre a Chiado Invest, consultora portuguesa especializada na assessoria a investidores estrangeiros em Portugal, desde 2014, e a Memeia Imóveis, experiente corretora imobiliária com sede em São Paulo, no Brasil.

Sucesso no setor imobiliário? "CRM é uma ferramenta imprescindível”

Eros Quiaios nasceu em Espanha, em Ibiza, mas “aterrou” em Portugal há mais de 20 anos. “Aprendi as primeiras palavras em português no avião que me trouxe para Portugal em 2003, com 13 anos”, conta o Diretor do Inmovilla Portugal, o CRM imobiliário do idealista (editor deste boletim), um dos maiores da Europa e líder na Península Ibérica. “A escolha de um bom CRM imobiliário por parte de uma empresa imobiliária pode ser a diferença entre o sucesso e ficar aquém das metas estabelecidas para o negócio”, diz ao idealista/news, considerando tratar-se de “uma ferramenta imprescindível”.
Mediação imobiliária em Portugal

Imobiliário em alta: criação de empresas cresce 23% no 1º trimestre

O setor imobiliário e da construção está de boa saúde em 2025, pelo menos no que diz respeito à criação de empresas. Um cenário que é confirmado com os dados mais recentes do Barómetro Informa D&B: no primeiro trimestre de 2025, foram constituídas 1.742 empresas do setor das atividades imobiliárias, o que corresponde a um aumento homólogo de 23%, e 1.954 empresas da área da construção, mais 5,6% que nos primeiros três meses do ano passado.
Negócios imobiliários

iBuyer Sell and Go soma mais de 10 milhões em imóveis adquiridos

A Sell and Go, startup portuguesa pioneira no modelo iBuyer do Grupo Finsolutia Holdings, foi fundada em 2020, em plena pandemia, e continua a afirmar-se no mercado imobiliário nacional, somando já mais de 10 milhões de euros em imóveis adquiridos, tendo registado um crescimento de 70% nas suas operações no último ano.
Reinaldo Teixeira

Garvetur e Fercopor estabelecem "colaboração frutífera"

A Garvetur anunciou que consolidou a “posição de liderança no sul do país através de uma parceria estratégica de sucesso com a Fercopor”, promotora imobiliária portuguesa que atua no segmento imobiliário residencial de luxo em várias regiões do país e no Brasil.

Imobiliárias respiram confiança: o porquê do sucesso e como será 2025?

Vivem-se momentos de dinamismo e confiança no mercado da mediação imobiliária em Portugal, nomeadamente no segmento residencial. Mais casas houvesse para dar resposta à enorme procura existente em todos as áreas do setor, e mais casas seriam vendidas ou arrendadas. 2024 é, de facto, um ano que deixa boas memórias para várias mediadoras, que registaram números recorde, e o idealista/news foi tentar perceber o que explica este sucesso. Sobre o futuro, no atual contexto global de incerteza, há desafios à vista, mas as perspetivas são animadoras.
Pós-graduação em Mediação Imobiliária

Iscte lança pós-graduação online em mediação imobiliária

A mediação imobiliária é dinâmica e está cada vez mais exigente, perante a alta competitividade e novos desafios tecnológicos. Foi perante este cenário que o Iscte Executive Education decidiu criar uma pós-graduação em Mediação Imobiliária Profissional, que vai ser lançada em maio.
agentes imobiliários

“Bola de cristal”: o que esperar do imobiliário em 2025?

No imobiliário, especialmente o nacional, é sempre um grande desafio prever o que vai acontecer - mesmo as pessoas mais sérias, rigorosas e especializadas têm cuidado nestas análises. Quer pela falta ou opacidade dos dados, quer pela lentidão que caracteriza o mercado, por exemplo.
Casas de luxo

Casas de luxo em Portugal: preços subiram mais de 23% entre 2021 e 2024

O segmento imobiliário residencial de luxo mantém-se animado e resiliente, continuando a ter muita procura por parte dos investidores e/ou compradores nacionais e estrangeiros. Um estudo da Porta da Frente Christie's e da NOVA School of Business & Economics (SBE), que será apresentado dia 25 de fevereiro de 2025, conclui, por exemplo, que o mercado de gama alta em Portugal teve um crescimento significativo, em grande medida por um efeito de aumento dos preços em mais de 23% entre 2021 e 2024.