
Longe vão os tempos em que a decoração se queria o mais minimalista possível, sem que o prazer fosse necessariamente um dos objetivos do planeamento de cada divisão da casa. Diversas tendências e filosofias decorativas têm vindo a abalar esta ideia, sendo que uma delas é o deco-hedonismo. Mas afinal, o que é isto? A habitissimo, plataforma especializada no setor da construção, remodelação e serviços para o lar, tira todas as dúvidas neste artigo.
O que é o hedonismo na decoração?
Primeiramente, o hedonismo é uma doutrina que define como o bem aquilo que nos dá prazer. Quando aplicado na arquitetura e na decoração, o seu objetivo é criar espaços nos quais gostamos de passar o nosso tempo. Sobretudo, espaços que sejam apelativos para nós, que se adequem às nossas necessidades e gostos e que, ao mesmo tempo, tenham uma forte componente sustentável. Desta forma, privilegia-se em grande medida a reutilização dos recursos e do planeamento do seu uso para evitar desperdícios. Afinal, para retirarmos prazer de um espaço, não precisamos de consumir em excesso.

Quais são as vantagens do deco-hedonismo?
As nossas casas são o local onde melhor nos devemos sentir, e esta filosofia de decoração reflete isso mesmo. Portanto, ao seguir o deco-hedonismo, estás a criar um autêntico lar para ti, ficando rodeado das coisas de que gostas, sejam elas materiais, cores ou objetos. Isto ajuda a viver a casa de uma forma mais completa, o que permite retirar um maior prazer das diferentes divisões, algo que tem grandes efeitos no humor e no estado de espírito, e até mesmo na maneira como acabas por ver o mundo, até porque nos ajuda a perceber o que nos faz feliz e o que nos agrada ou não, seja na decoração, seja em termos gerais.

Como é que podemos aplicar o deco-hedonismo nas nossas casas?
Não existem regras específicas para aplicar este tipo de decoração em casa. A ideia aqui é que te rodeies de coisas que te dão prazer e te trazem alegria. Por exemplo, pode parecer ridículo pintar um piano de amarelo, mas, se isso te deixa feliz, porque não fazê-lo?
Da mesma forma, algumas pessoas podem torcer o nariz a divisões cheias de objetos decorativos, mas se isso agrada, porque não? Afinal, a casa é tua, e és tu que tens que te sentir bem nela.
No fundo, aplicar o deco-hedonismo em casa é romper preconceitos e ideias de decoração pré-concebidas, e analisar aquilo que gostas e te faz feliz, aplicando-o nas divisões da casa. É claro que isto não se aplica apenas a coisas grandiosas: se um quadro tem cores que não se aplicam bem numa divisão, pelos padrões tradicionais, mas gostas da maneira como as cores contrastam, pendura-o no local em que gostas de o ver e esquece as regras da decoração clássica.
Para poder comentar deves entrar na tua conta