
Há quase vinte anos que a VPF, empresa de San Vito dei Normanni, em Itália, se dedica à produção e venda de casas móveis (ou casas sobre rodas) para parques de campismo e aldeamentos turísticos.
Estas estruturas são construídas com base em plantas standard ou "taylor made", ou seja, projetadas sob medida através do projeto fornecido pelo cliente. A gestora de vendas da VPF, Rossella Fasano, abriu as portas destas casas pré-fabricadas ao idealista/News, que não ficam nada atrás de uma casa tradicional.

"Nós somos responsáveis pelas casas móveis sobre rodas – explica Rossella Fasano - ou seja, aquelas que são adequadas para serem instaladas dentro dos parques de campismo". O processo de construção destas casas é standard: sobre as rodas é instalada uma base de aço galvanizado e painéis isolantes de espuma de poliuretano, que garantem o isolamento térmico e acústico da habitação. "Estas são, portanto, adequadas tanto para uso no verão, quanto no inverno".

"No nosso site, disponibilizamos 24 plantas standard, mas na realidade estas são infinitas. Isto porque o mais importante da nossa empresa é darmos ao cliente a possibilidade de personalizar. O cliente pode facilmente enviar-nos a sua planta personalizada e nós produzimos a casa".

Ao tratarem-se de plantas, partimos das menores, que são 15 m2 (3x5) até às mais complexas, ou seja, de até 70 m2. Em cada planta aplicamos a linha personalizada pelo cliente, que depois será equipada com mais ou menos opções". "Até 24 m2 (ou seja, 3x8), também temos a opção de aplicar uma placa de matrícula e certidão de matrícula e, assim, torná-la legal na estrada".

"Não existe uma linha de luxo, é o cliente que escolhe todas as opções que quer acrescentar à sua casa. A linha Iron, por exemplo, para além de ter um mobiliário especial, tem também um andar transitável, onde é possível construir outro quarto, ou uma banheira de hidromassagem. Se o piso não for solicitado, temos um telhado técnico transitável.
Contudo, a VPF não produz apenas casas móveis. “Na verdade, temos a possibilidade de ter, tudo o que possa ser útil para um parque de campismo, como por exemplo, uma receção, um spa, ou um bar”.

Que licenças são necessárias para casas móveis?
A legislação estabelece que para se seja considerada uma casa móvel, estas não podem estar inseridas no solo, nem ligadas a redes de água, saneamento, eletricidade ou comunicações, estas estruturas poderão ainda assim estar sujeitas a licenciamento pela câmara municipal.
A legislação altera, caso estas casas sejam feitas para colocar num parque de campismo, neste caso não é necessária uma licença de construção.



Para poder comentar deves entrar na tua conta