
A história do nosso país deixou-nos variadíssimas construções e obras que, hoje em dia, fazem as delícias de quem visita este paraíso à beira-mar plantado e que não procura apenas sol e mar. E é, sobretudo, na Grande Lisboa e na região Centro onde se situam os monumentos que mais atraíram o interesse dos turistas, estrangeiros e portugueses, durante o ano passado.
Mosteiros, Palácios e Museus para todos os gostos
Da arquitetura gótica à manuelina, passando ainda pela românica e barroca, são vários os estilos das imponentes construções que integram a lista dos sete monumentos mais visitados em terras lusas e que são apreciados por todas as gerações.
Como nesta altura a curiosidade já te deve estar a consumir, fica então agora a conhecer o ranking dos sete edifícios históricos que mais visitantes receberam em 2022 e, para te aguçar ainda mais o apetite, apresentamos ainda alguns factos curiosos sobre cada um deles.
7º: Palácio Nacional de Mafra

Segundo os dados da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o sétimo lugar deste Top 7 dos monumentos mais visitados é ocupado pelo belíssimo Palácio Nacional de Mafra. Se ainda não o conheces, está na altura de num daqueles dias de praia na Ericeira, aproveitares para fazer um pequenino desvio e conhecer este incrível lugar.
Mas passemos às curiosidades: sabias que a ideia inicial do rei D. João V, ao mandá-lo construir, era que fosse apenas um modesto convento para albergar treze frades? No entanto, com a chegada do ouro do Brasil, a obra foi ganhando dimensões astronómicas e hoje ocupa 4 hectares de extensão, divididos em áreas como Convento, Basílica, Paço Real e Biblioteca.
A Biblioteca é, para muitos, a maior atração do Palácio, pois é uma das mais importantes na Europa e está também entre as mais bonitas do Mundo.
6º: Mosteiro de Alcobaça

Este fantástico testemunho da arquitetura de Cister já viu passar 870 primaveras. Mas foi nas últimas décadas, com o crescimento do turismo e do interesse pelo património cultural, que recebeu mais curiosos. A sua igreja, a primeira e a maior do estilo gótico primitivo construída na Idade Média, alcançou durante o ano passado quase 200 mil visitantes.
Mas quando se fala no Mosteiro de Alcobaça, obrigatoriamente somos levados a relembrar a mais famosa história de amor do nosso País. Quem não conhece a trágica paixão de D. Pedro e D. Inês de Castro? É aqui que essa história está imortalizada, pois os túmulos de ambos foram colocados frente a frente com a intenção de que os dois amantes se voltem a encontrar no Dia da Ressurreição.
5º: Museu Nacional do Azulejo

O primeiro a ultrapassar o marco das 200 mil entradas em 2022 foi o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. E não admira, pois este é um dos mais importantes museus nacionais devido à distinta expressão artística da nossa cultura.
Para o visitar, basta que te desloques até ao antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor. Entre muitas outras obras, lá poderás encontrar um painel de azulejos que te mostrará Lisboa antes do terramoto de 1755, onde é possível, sem grande esforço, identificar as grandes alterações provocadas pelo desastre no desenho da nossa capital.
4º: Convento de Cristo

Quem nunca ouviu falar da afamada Janela do Capítulo? Esta verdadeira obra de arte é um sucesso nas redes sociais e fica situada naquele que ocupa o 4º lugar no top dos mais visitados monumentos portugueses, o Convento de Cristo.
Embora, certamente, já tenhas ouvido falar na famosa janela manuelina, e até do facto de o convento estar ligado à época dos Templários, é provável que não saibas que este fenomenal lugar já foi palco do filme “Damsel ”. Em maio de 2022 o monumento teve mesmo de fechar ao público devido às filmagens que decorreram na Cozinha dos Frades e na Sala das Talhas.
3º: Mosteiro da Batalha

Na chegada ao pódio, rumamos ao distrito de Leiria e encontramos o Mosteiro da Batalha.
Este conjunto arquitetónico foi mandado construir em resultado de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na batalha de Aljubarrota. Embora seja mais conhecido por “Batalha”, o seu verdadeiro nome é Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
O Claustro Real e as Capelas Imperfeitas também receberam, à semelhança do Convento de Cristo, as filmagens do filme “Damsel ”.
2º: Torre de Belém

A medalha de prata vai para a belíssima Torre de Belém.
Construída no séc. XVI, era na altura bem diferente dos dias de hoje. Naquela época, a Torre estava completamente cercada de água. Entretanto, com o passar dos anos e devido ao deslocamento do rio, ficou ligada à costa e, atualmente, em dias de maré baixa é possível caminhar até à sua base.
Algo bem mais curioso, e que passa despercebido até aos mais atentos, é o facto de haver uma imagem de um rinoceronte esculpido no exterior. Sim, é verdade, embora nunca tenhas reparado. Esta foi a primeira representação deste animal encontrada na Europa e foi inspirada no rinoceronte que terá sido oferecido ao Rei D. Manuel I por um rei indiano.
1º: Mosteiro dos Jerónimos

E, finalmente, conhecemos o grande vencedor deste Top 7. De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural, o Mosteiro dos Jerónimos foi, no ano passado, o monumento mais visitado do País, atingindo as 870.321 entradas.
Situada em Belém, esta obra-prima da arquitetura levou mais de cem anos para ser construída. E em 1983 foi inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO.
O Mosteiro é ainda local de repouso de figuras monárquicas, pois é aqui que se encontram os túmulos do rei D. Manuel I e da sua família, assim como de um dos mais conhecidos navegadores portugueses, Vasco da Gama.
2022, o ano do “renascimento” da Cultura
Após dois anos de pandemia, o turismo e a cultura voltaram a reerguer-se no ano passado e, consequentemente, o número de visitas aos nossos monumentos quase triplicou. Segundo a DGPC, o ano de 2022 foi bastante positivo, mas, ainda assim, longe dos excelentes números alcançados entre 2017 e 2020.
Num 2023 já longe de máscaras, álcool gel e, sobretudo, confinamentos, acreditamos que este será um ano em que as visitas ao nosso património voltem aos números pré-pandemia. Aguardaremos ansiosamente pelos resultados. Até lá, aconselhamos-te a fazer uma paragem entre o 1º e o 2º classificado do Top 7 para, mesmo ali ao lado, comeres uns belos pastéis de Belém.
Para poder comentar deves entrar na tua conta