Começa a Maison&Objet, uma das principais feiras mundiais do mobiliário e design de interiores: participam 36 marcas nacionais.
Comentários: 0
Empresas portuguesas de mobiliário mostram-se em França
APIMA

A segunda edição deste ano da Maison&Objet, uma das feiras mais importantes do mundo para os setores do mobiliário e design de interiores, irá contar com a presença de 36 marcas nacionais. Trata-se de um evento que se realiza em Paris (França) a partir desta quinta-feira (7 de setembro). 

“Até dia 11 de setembro, todos os visitantes e profissionais poderão conhecer as últimas novidades do design ‘Made in Portugal’ na capital do principal mercado de exportação das empresas portuguesas”, refere em comunicado a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), que coordena a participação do contingente português. 

Segundo a associação, o cluster do mobiliário e afins superou, em 2022, o seu melhor ano de sempre desde o início da pandemia, com um aumento de 8% face ao valor recorde de 2019. Paralelamente, as exportações da fileira continuam numa trajetória crescente e, no primeiro semestre deste ano, subiram 15% em termos homólogos, com um total de vendas que já supera os mil milhões de euros. 

“As empresas deste cluster têm visto os negócios aumentarem nos principais mercados, com França a crescer 11,90% nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período de 2022 – consolidando a posição de principal comprador dos produtos desta fileira, com uma quota de 33%”, lê-se na nota. 

Mobiliário: "Portugal é uma marca no cenário internacional"

Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, lembra que as empresas portuguesas “são uma presença constante na Maison&Objet”, sendo que as “sucessivas participações marcam a evolução positiva que o design e mobiliário português têm traçado, em especial na última década”. “(…) Portugal é uma marca no cenário internacional e o notável esforço das empresas nacionais resulta no atual reconhecimento pleno de valores como a qualidade, inovação e excelência que corporizam a nossa indústria”, acrescenta. 

Em janeiro, na primeira edição deste ano da Maison&Objet, que contou com mais de 60 mil visitantes, Portugal esteve entre os dez países mais bem representados: 144 nações levaram até à capital de França mais de 2.300 marcas.

Para a presente edição, as empresas prometem levar a Paris “cores, extravagância e audácia, com a soma de dois novos espaços e 750 marcas a fazer a sua estreia”. E marca também “o retomar da atividade intensa das empresas portuguesas nos principais palcos internacionais”, adianta a APIMA, salientando que após rumarem a França, e ainda em setembro, as empresas nacionais marcarão presença nas feiras espanholas Intergift e Habitat València.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta