Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. Desta vez, vamos dar a conhecer uma casa moderna construída em meados do século XX numa cidade cheia de história: Maastrich, nos Países Baixos. E foi a própria história do local que moldou a construção da casa. Isto porque no terreno existe aquela que foi a primeira árvore Ginkgo Biloba trazida da China no século XVI.
Maastricht é uma das cidades mais importantes da história dos Países Baixos, mas também da Europa. Ao longo da sua história, foi um importante centro do país durante a Idade Média, como evidenciado pela sua arquitetura, palco de algumas das batalhas mais importantes na luta pela independência contra as tropas espanholas durante o século XVI e o local onde um dos tratados fundamentais da União Europeia foi assinado. Hoje é uma cidade turística com muitas atrações culturais e de lazer.
Num local muito perto de uma dessas atrações, a muralha histórica da cidade, num lugar chamado Klevarie, que já foi um antigo jardim do mosteiro, mais tarde um hospital e onde hoje fica uma casa de repouso construída em meados do século XX em estilo modernista. Esta bela e moderna casa tem um nome: chama-se Polyphemos e goza de uma grande área verde. Nesse contexto, aproveitando um terreno baldio e em torno do remanescente da primeira árvore Ginkgo Biloba trazida da China no século XVI, o volume da casa é formado por uma série de restrições urbanas e pela presença da árvore no terreno.
"Com o plano urbanístico, recuperámos o antigo jardim do mosteiro e ligá-mo-lo ao parque da cidade. Demos aos blocos de construção uma nova fronteira, com casas brancas características de Maastricht", explica o estúdio.
O volume escultórico foi configurado de acordo com certas restrições urbanísticas. A parte inferior é limitada a 6x9 metros, mas na parte superior o edifício expande-se, quase como uma árvore, para formar um quadrado de 9x9 metros de planta. O design, que se destaca pelas suas fachadas brancas, quebra o rigor formal geral ao esculpir o bloco sólido com grandes aberturas de vidro em diferentes níveis.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta