Taxa de inflação homóloga baixou em dezembro face a novembro (1,5%), e a variação média de 2023 foi bem inferior à de 2022 (7,8%).
Comentários: 0
Inflação a recuar em Portugal
INE

A taxa de inflação homóloga baixou para 1,4% em dezembro de 2023, um valor 0,1 pontos percentuais (p.p.) abaixo do verificado em novembro, confirmou esta quinta-feira (11 de janeiro de 2023) o Instituto nacional de Estatística (INE). Já a variação média de 2023 ficou-se nos 4,3%, sendo bem inferior à registada no ano anterior (7,8%).

Os dados mostram, portanto, que a inflação em Portugal continua a desacelerar a bom ritmo, indo ao encontro da meta de 2% fixada pelo Banco Central Europeu (BCE).

“Em 2023, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual de 4,3%, taxa inferior à registada no conjunto do ano 2022 (7,8%). Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média situou-se em 5,0% (5,6% no ano anterior)”, lê-se no boletim do INE.

Segundo o instituto, a taxa de variação homóloga do IPC total evidenciou uma trajetória de descida ao longo do ano, destacando-se os meses de abril e maio, com abrandamentos de 1,7 p.p. “A desaceleração do IPC verificou-se na maioria das categorias de produtos, refletindo o efeito base associado ao aumento de preços em 2022, a diminuição dos preços dos bens energéticos e a isenção do IVA aplicada a alguns bens alimentares essenciais a partir de maio”, conclui. 

Inflação homóloga desce em dezembro face a novembro

Relativamente ao mês de dezembro em concreto, a taxa de inflação homóloga baixou mesmo para 1,4%, sendo inferior à de novembro (1,5%) e à do mesmo mês do ano anterior (9,6%). 

De acordo com o INE, excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a variação homóloga foi 2,6% (2,9% no mês anterior). “Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de -0,4% em dezembro (-0,3% no mês anterior e em dezembro de 2022)”, refere o INE.

“O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação média de 5,3% em 2023 (8,1% no ano anterior). A taxa de variação homóloga situou-se em 1,9% em dezembro, taxa inferior em 0,3 p.p. à observada em novembro de 2023 e inferior em 1,0 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em novembro de 2023, esta diferença foi de 0,2 p.p.). Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 3,1% em dezembro (3,6% em novembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,9%)”, conclui o gabinete nacional de estatística.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta