Ao contrário do que acontece em Portugal, comprar casa na Alemanha está agora mais barato, tendo os preços registado, em 2023, a queda mais acentuada em 60 anos, à medida que os custos de financiamento mais elevados e a diminuição do apoio político desencorajavam os potenciais compradores.
Segundo a Bloomberg, que se apoia em dados do Índice Imobiliário Alemão, publicado pelo Instituto Kiel, no ano passado, os preços dos apartamentos e das habitações unifamiliares caíram 9% e 11%, respetivamente, em termos homólogos. Já os preços das casas multifamiliares registaram uma queda de 20% em 2023 face a 2022.
A diminuição dos preços é um “sinal de que os grandes compradores, em particular, se tornaram mais avessos ao risco no ano passado”, escreve a agência de notícias, salientado que os mesmos apenas mostraram disponibilidade para investir se os imóveis tivessem “descontos substanciais”.
A queda dos preços ocorrida no ano passado segue-se a uma recuperação imobiliária sem precedentes, após a crise financeira de 2009, escreve a Bloomberg, lembrando que os preços da habitação no país atingiram o pico no início de 2022, após a pandemia da Covid-19.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta