Ao contrário de Portugal, comprar casa na Alemanha está mais barato, tendo os preços registado, em 2023, a maior queda em 60 anos.
Comentários: 0
Comprar casa na Alemanha
Vista panorâmica da cidade de Berlim, na Alemanha Foto de Florian Wehde na Unsplash

Ao contrário do que acontece em Portugal, comprar casa na Alemanha está agora mais barato, tendo os preços registado, em 2023, a queda mais acentuada em 60 anos, à medida que os custos de financiamento mais elevados e a diminuição do apoio político desencorajavam os potenciais compradores.

Segundo a Bloomberg, que se apoia em dados do Índice Imobiliário Alemão, publicado pelo Instituto Kiel, no ano passado, os preços dos apartamentos e das habitações unifamiliares caíram 9% e 11%, respetivamente, em termos homólogos. Já os preços das casas multifamiliares registaram uma queda de 20% em 2023 face a 2022. 

Preços das casas na Alemanha em queda
Bloomberg

A diminuição dos preços é um “sinal de que os grandes compradores, em particular, se tornaram mais avessos ao risco no ano passado”, escreve a agência de notícias, salientado que os mesmos apenas mostraram disponibilidade para investir se os imóveis tivessem “descontos substanciais”. 

A queda dos preços ocorrida no ano passado segue-se a uma recuperação imobiliária sem precedentes, após a crise financeira de 2009, escreve a Bloomberg, lembrando que os preços da habitação no país atingiram o pico no início de 2022, após a pandemia da Covid-19. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta