
Haus Hoinka é uma pequena casa localizada no distrito de Pfaffenhofen, na Alemanha. Desenhada pelo Atelier Kaiser Shen, esta casa situa-se numa pequena aldeia dominada por casas dos séculos XVI e XVII, uma igreja rústica e vinhas. O centro da vila está a ser repovoado com edifícios residenciais que procuram seguir as fórmulas construtivas típicas da região. A Haus Hoinka faz parte desse plano.

Um dos principais objetivos deste projeto é usar e incentivar a construção sustentável, usando materiais simples e limpos que possam ser reciclados separadamente de forma fácil e eficiente. De facto, existem elementos pré-fabricados que facilitam a sua construção, reduzindo custos, mas também minimizando o impacto.
“Toda a estrutura da casa geminada é feita de um elemento pré-moldado composto por palha e reboco de argila. Esta construção feita com materiais locais e amigos do ambiente tem excelentes propriedades em termos de isolamento e climatização interior", diz o Atelier Kaiser Shen.

Assim, o projeto visa utilizar materiais naturais e renováveis que possam ser devolvidos ao ciclo natural posteriormente. A palha é um material extremamente renovável e reciclável e tem um impacto climático muito menor em comparação com outros materiais de isolamento tradicionais. A prática de construção do final do século 19 usada por arquitetos concentrou-se principalmente na palha por esse motivo.

Além disso, a palha pode ser adquirida localmente e é bastante fácil de manusear. A construção de palha abrange toda a estrutura, incluindo o telhado, a laje e as fachadas.
Um dos problemas dos fardos de palha é que são sensíveis à água, pelo que o contacto com o solo pode causar alguns inconvenientes. Para superar isso, a casa foi elevada em um andar para proteger o material e também para dispensar vedações elaboradas. "O edifício ergue-se para proteger a laje desta estrutura sensível da água”, explicam.

O levantamento foi feito colocando a casa sobre uma cruz de betão e quatro apoios. Como as outras casas que a cercam, a Haus Hoinka apresenta uma fundação de pedra e um edifício de madeira em balanço e adota a forma de celeiro e telhado visto nessas outras casas. O design interior da casa é bastante flexível, permitindo múltiplas configurações de vida e mudanças no futuro.




Para poder comentar deves entrar na tua conta