Portugal contrasta com as tendências globais. Generalidade dos mercados arrefeceu, segundo o Prime Global Rental Index.
Comentários: 0
Cascais
Foto de Jeroen den Otter no Unsplash

O arrendamento de luxo a nível mundial abrandou no ano passado, mas continuou a crescer em Portugal. As cidades do Porto, Cascais e Lisboa destacaram-se em termos de valorização, segundo revela a consultora imobiliária Quintela e Penalva, especializada neste segmento.

“Nos últimos 12 meses (dez22 a dez23), o maior crescimento registado foi no Porto (15,9%), seguido de Cascais (12,5%) e de Lisboa (12,3%). E se na capital os preços das rendas aumentaram sobretudo nos apartamentos, em Cascais foram as moradias que mais valorizaram, com um aumento de 19%”, revela a Quintela e Penalva, parceira da Knight Frank, desde 2021.

Para Francisco Quintela, sócio fundador da imobiliária, “o aumento registado reflete a tendência global da falta de oferta face à procura, por um lado, mas também o crescente interesse dos investidores de buy-to-rent em projetos que estão a ser lançados no mercado”.

Mercado arrefeceu em termos globais

O comportamento do mercado português contrasta com as tendências globais. De acordo com o mais recente Prime Global Rental Index, da Knight Frank, o mercado das rendas no setor do imobiliário de luxo deu sinais de abrandamento, com a taxa anual a ficar nos 5,2% considerando os últimos 12 meses.

“O valor é inferior aos 8,1% registados no segundo trimestre e representa o nível mais baixo observado desde o terceiro trimestre de 2021, embora as rendas ainda estejam a subir acima da tendência da taxa de longo prazo registada no período pré-pandémico”, lê-se em comunicado.

O Prime Global Rental Index, agora divulgado, abrange 10 cidades (Sidney, Auckland, Londres, Singapura, Genebra, Toronto, Mónaco, Tóquio, Hong Kong e Nova Iorque), as quais registam um aumento anual médio de 5,2% até dezembro de 2023. Esta é também a primeira queda trimestral observada desde o primeiro trimestre de 2021.

O relatório da Knight Frank considera que, à semelhança do que acontece na maioria dos mercados de arrendamento residencial, “o segmento de luxo não está imune ao desfasamento crónico entre a oferta e a procura que se tem vindo a observar desde há mais de três anos”. Apesar disso, os investigadores consideram que mercados de arrendamento deverão normalizar durante os restantes meses de 2024.

Prime Global Rental Index
Prime Global Rental Index

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta