
Vários contribuintes estão a receber cartas das Finanças para pagarem o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que quando é liquidado é relativo ao ano anterior. O problema é que o imposto em causa já foi pago, lamentam os visados.
Segundo a SIC Notícias, os contribuintes em causa, apesar de apresentarem provas de que pagaram o IMI, têm de o voltar a pagar, sendo esta a resposta que lhes é dada pelas Finanças. É o caso de António Ferro, que agora goza a reforma na casa de família em Alcabideche. Recebeu, no entanto, três cartas do Fisco e mostra-se desesperado com a situação.
O sogro faleceu em 2011 e o falecimento foi comunicado às Finanças, como dita a lei. Todas as contas e processos burocráticos vêm, desde então, em nome da sogra, sendo que algo correu mal neste processo escreve a publicação. A verdade é que Irene, de 84 anos, tem agora uma dívida às Finanças referente ao IMI, tendo os montantes em causa sido pagos no devido tempo.
“Na semana passada, apareceram três cartas do IMI para serem pagas durante o mês que vem. Nós achamos esquisito. Fomos ver, estava tudo pago (...). Fomos às Finanças, eu e a minha sogra. A própria funcionária não sabia o que se estava a passar”, lamentou António Ferro. O responsável explica que o que lhe foi dito, a si e à sua família, é que o valor a pagar pode estar relacionado com o facto de não terem reportado o falecimento do sogro ao Fisco, o que não aconteceu, sustenta.
De acordo com a SIC Notícias, as Finanças estão a ser inflexíveis, sendo que apesar de todas as provas, Irene terá de pagar, de uma vez, quase 400 euros. E se tal não acontecer até finais de abril, serão cobrados juros e a dívida aumentará.
Esta é uma situação, de resto, que está a apanhar de surpresa outras famílias, tendo António Ferro referido que se cruzou à porta das Finanças de Cascais com pessoas que se encontravam na mesma situação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta