O ferro de engomar é um dos eletrodomésticos mais usados em casa e as tuas roupas vão agradecer depois de o limpares.
Comentários: 0
Limpar o ferro de engomar
Freepik

O ferro de engomar é um objeto que todos temos em casa. Ninguém gosta de sair à rua com a camisa por engomar, ou ter o vestido vincado porque o ferro já não trabalha como deve de ser. É um eletrodoméstico indispensável e útil no nosso dia a dia, sendo natural que, com tantas utilizações, comece a ficar desgastado e sujo à medida que o tempo vai correndo.  

Como limpar o ferro de engomar?

ferro de engomar
Pexels

Podemos ter alguns cuidados com o ferro de engomar para que quando o usarmos ele funcione na perfeição, e um dos cuidados é a sua limpeza periódica. Como não queremos chegar ao ponto de ter o ferro a agarrar na roupa ou a deixar nódoas por falta de limpeza, oferecemos-te truques caseiros para conseguires limpar a sujidade e o calcário que o ferro vai acumulando.

1º passo: limpeza interna

A primeira coisa a fazer, antes de limpar o exterior do ferro de engomar, é limpar o seu interior. O reservatório de água vai acumulando sujidade em cada utilização e é importante desinfetares e limpares essa zona, e o melhor amigo das limpezas é, como se sabe, o vinagre. É necessário que enchas metade do reservatório de água com vinagre branco e a outra metade com água

Deixa esta solução agir durante uma hora e depois liga o ferro na temperatura máxima, deixando o vapor sair até que o recipiente fico vazio. Posteriormente enche com água destilada e repete o processo de ligares o ferro na temperatura máxima para libertar toda a água através do vapor, tendo a certeza que o interior fica limpinho e sem resíduos de sujidade. 

ferro de engomar
Pexels

2º passo: desligar o ferro

Desliga o ferro da tomada e aguarda até ele ficar frio. Só quando confirmares que esfriou é que podes partir para o próximo passo.

3º passo: limpar a base do ferro de engomar

A primeira fase da limpeza externa é usares um pano húmido para remover o pó e sujidades acumuladas, as que são mais superficiais. Depois podes escolher uma destas soluções de limpeza para limpar a base do ferro de engomar consoante o que tiveres em casa ou o que gostares mais de usar para as limpezas.

  • Sabão neutro: o sabão neutro resulta bastante bem em manchas mais persistentes, podes usar um pano humedecido com água e sabor e esfregar com cuidado para as remover.
  • Limão: corta um limão ao meio e com o ferro desligado, mas ainda morno, passa o limão por toda a base. Depois usa um pano ou uma esponja macia para esfregares o sumo que o limão deixou no ferro e no final, com um pano húmido, passa na base para limpar completamente os restos de limão e sujidade.
limão
Pexels
  • Vinagre branco: o vinagre branco é bastante eficaz para remover depósitos minerais e manchas da base do ferro. Mistura partes iguais de vinagre branco e água e usa um pano macio para o molhares na solução e limpares suavemente a base do ferro de engomar.
  • Pasta de dentes: espalha uma boa quantidade de pasta de dentes sobre a base do ferro e esfrega-a com um pano ou esponja que estejam húmidos. Depois remove a pasta de dentes com um pano levemente molhado. Para limpares todos os resíduos de pasta de dentes que possa ter entrado nas saídas de vapor, usa um cotonete com água.
pasta de dentes
Pixabay
  • Bicarbonato de sódio: faz uma pasta com bicarbonato de sódio e água e aplica-a de forma homogénea na base do ferro. Esfrega suavemente com um pano húmido e depois passa com um pano limpo.
  • Açúcar e detergente: faz uma mistura de açúcar e um detergente neutro que tenhas em casa até formar uma pasta homogénea. Espalha-a por toda a base do ferro com ele morno (cuidado para não te queimares!). Depois de esfregares bem, remove a mistura que fizeste com um pano limpo.
  • Velas: a receita conhecida das avós. Com o ferro morno, usa uma vela e esfrega-a nas possíveis manchas na base do ferro de engomar. Depois retira a cera com um pano e se permanecer cera podes usar um pano demolhado em vinagre. Esta eficaz técnica ancestral funciona mas é importante confirmares que não ficam resíduos da cera da vela no ferro antes de o usares novamente.
velas
Pexels
  • Sal: liga o ferro e deixa-o numa temperatura média. Coloca uma folha de alumínio com sol grosso e passa o ferro sobre a camada de sal várias vezes. O conjunto do sal e do alumínio vão ajudar bastante a remover a sujidade da base do ferro e na luta contra o calcário.

4º passo: limpeza das aberturas de vapor

Para limpares os furinhos do ferro de engomar, o melhor é utilizares um palito ou um cotonete humedecido com vinagre. Assim, removes possíveis depósitos minerais e terás a certeza que todas as partes do ferro de engomar estarão limpas.

ferro de engomar
Pexels

5º passo: prova final 

Depois de teres limpo o ferro com uma (ou mais) destas opções, é necessário que antes de usares novamente o ferro de engomar nas tuas roupas, que faças a prova dos nove: liga-o a uma temperatura baixa e passa-o sobre um pano velho para garantires que não há resíduos da substância de limpeza que utilizaste, sujidade ou manchas que possam vir do interior do ferro.

Com estas possibilidades de limpeza do ferro de engomar vais ter sempre as tuas roupas impecáveis e engomadas como se o ferro fosse acabadinho de comprar. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta