São tantos os produtos de limpeza que já experimentaste e não te sentes satisfeito com os resultados? És confrontado com manchas de todos os tipos pela casa?
Chegou o momento de conheceres o sabão preto, um aliado natural e poderoso na luta contra a sujidade e contra as manchas difíceis de tirar. Este produto versátil, com propriedades únicas, destaca-se como a solução definitiva para uma limpeza impecável.
O que é o sabão preto?
O sabão negro, apesar de ser ainda pouco falado em Portugal, é um dos melhores produtos para a limpeza da casa. Feito à base de hidróxido de potássio misturado depois com óleos vegetais, como azeite ou óleo de linhaça, este é o produto ideal para usares quando o dever chama. Além disso, está disponível em líquido ou sólido, tornando-se uma solução adequada a qualquer circunstância.
Para além de ser ecológico, é uma opção barata, adaptando-se facilmente a orçamentos mais apertados. Por mais surpreendente que possa parecer, o sabão negro pode ser misturado com outros produtos. Podes, juntá-lo, a soluções de eucalipto ou alecrim, para que consigas ter desinfetante natural e perfume natural que sem solventes e sem corantes. Habitualmente o seu preço do mercado ronda os 6€, mas pode variar de loja em loja.
Para que serve o sabão negro? Quais os benefícios?
O sabão preto (também pode ter a designação de sabão africano) é uma escolha versátil quando se trata de limpeza do lar. A sua principal função é desengordurar, tornando-o eficaz na remoção de manchas numa variedade de superfícies, desde os móveis da cozinha até os da sala de estar.
Ao contrário de outros detergentes, o sabão negro não se limita a uma área específica da casa e pode ser usado em toda a casa.
Além disso, o sabão negro é uma excelente opção para lavar roupas, inclusive para a pessoas com uma pele sensível. A sua fórmula suave minimiza o risco de reações alérgicas, garantindo uma limpeza impecável sem comprometer o teu conforto e o bem-estar. Vejamos, como poderás aplicá-lo no teu dia a dia.
Como utilizar sabão negro na limpeza da casa?
Porque sabemos que estás pronto a utilizar o sabão negro nas limpezas, deixamos-te com algumas formas de aplicá-lo corretamente ao longo da tua rotina.
- Limpeza de móveis e superfícies: deverás diluir 1 colher de sopa de sabão preto em 3 litros de água quente. Podes aplicar a solução em bancadas da cozinha, pias, sanitas, chuveiro, banheiras, bidés, etc. Para a limpeza do chão é recomendável diluir entre 2 a 3 colheres de sopa de sabão preto em 3 litros de água quente. Também não é necessário enxaguar;
- Limpeza de talheres e outros utensílios: poderás limpar os utensílios de cozinha e outras ferramentas que tenhas em casa ao diluir três a quatro colheres de sopa de sabão preto em água morna. Convém deixar os utensílios debaixo de água durante cinco minutos para melhores efeitos. Por último, é bastarás de limpar com um pano macio;
- Lavagem da roupa com sabão negro: basta dissolver o sabão negro em água e adicione à lavagem como farias com o detergente comum. Para manchas, aplica um pouco de sabão preto na área afetada, esfregue levemente e deixa atuar antes de lavares na máquina. Para precaução, podes testar o sabão negro numa pequena área antes de usá-lo em superfícies delicadas ou pintadas, para garantir que não cause danos.
- Lavagem dos tapetes e cortinas com sabão negro: dissolve o sabão negro com água e aplique a solução em manchas que se encontrem em tapetes, cortinas, e até nos estofes do carro. Deverás deixar atuar por alguns minutos e depois esfregar suavemente;
- Limpeza da máquina de lavar: para isto só precisas de juntar três colheres de sopa de sabão por cinco quilos de roupa na máquina de lavar. Para evitar entupimentos, adiciona 10 cl de vinagre branco.
- Limpeza de animais de estimação: também podes cuidar do teu melhor amigo com sabão preto. Deves aplicar a mistura de água e sabão negro no pelo do animal e massajar. Para secar usa uma toalha;
- Preservação do jardim: sabias que o sabão negro poderá ajudar no cuidado das tuas plantas? Por ser um inseticida natural pode ser usado ao longo de todas as estações. Basta pulverizar as plantas e o seu ambiente em redor com este sabão, para um jardim mais brilhante. Cuidado apenas para não afetar demasiado da raíz.
Quais produtos de limpeza não pode faltar?
Quando se trata de produtos de limpeza essenciais, há mesmo alguns que tens de ter em conta, especialmente se estiveres à procura de uma abordagem mais amiga do ambiente. Além do sabão negro, que é uma excelente escolha, outros ingredientes úteis são:
- Limão: graças às suas propriedades ácidas naturais, o limão é excelente para remover manchas. Além disso, o seu aroma fresco deixa um cheiro agradável na casa após a limpeza. Pode ser usado, por exemplo, na limpeza dos frigoríficos;
- Vinagre: toda a gente tem vinagre em casa e, caso não tenhas, deverias. Este é um poderoso desinfetante e removedor de manchas, com qualidade superior a produtos de limpeza com químicos que prejudicam a tua saúde. É uma excelente alternativa à lixívia e pode ser juntado em conjunto com o sabão preto;
- Ervas aromáticas: a tua coleção de ervas aromáticas para pratos também pode ser utilizada para criares o teu próprio produto de limpeza. Podes usar alecrim, lavanda ou hortelã para dar um perfume fresco aos teus produtos de limpeza caseiros. Algumas ervas também têm propriedades antibacterianas, portanto vão resolver algumas dores de cabeça;
Se o sabão negro já tiver acabado ou não estiver disponível em nenhuma loja perto de ti, podes também usar sabão azul. Este é produto de limpeza tradicional, comum nas casas dos portugueses, que te irá ajudar na remoção de sujidade em qualquer canto.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta