O leilão de uma luxuosa moradia T7 localizada na Quinta da Marinha, em Cascais, terminou esta quarta-feira (10 de julho de 2024), tendo sido realizado na plataforma e-leilões – foi promovido pela justiça portuguesa. A casa, que terá como proprietário Gilbert Ondongo, ministro das Finanças do Congo, foi colocada à venda por um valor base de cerca de 9,8 milhões de euros, mas o lance final fixou-se nos 11.177.463,49 euros. Foi esse o valor arrecadado pelo Estado com o leilão.
Segundo o Jornal de Negócios, a casa tem três pisos, piscina, sala de jogos, sala de cinema com 11 poltronas, várias casas de banho, uma das quais com sauna e banho turco, e um ginásio, entre outras comodidades.
A publicação adianta que o leilão foi realizado pela justiça portuguesa, que confiscou a mansão em 2016 no âmbito da operação Rota do Atlântico, que levou, nesse ano, à detenção dos empresários José Veiga e Paulo Santana Lopes, irmão do antigo primeiro-ministro.
Trata-se de um processo com 21 arguidos e ainda sem acusação, sendo que a operação está relacionada com suspeitas de corrupção no comércio internacional, tráfico de influências, participação económica em negócio, associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Isto em negócios que envolvem Portugal, o Brasil e a República do Congo.
Quando foi apreendida, o imóvel ficou nas mãos do Gabinete de Administração de Bens (GAB), do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, que é a entidade que administra os bens que são apreendidos em processos judiciais, escreve a publicação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta