Na noite passada, os céus presentearam-nos com um dos espetáculos naturais mais impressionantes do ano: a super-Lua azul. Foi, na verdade, a primeira super-Lua do ano com o satélite a 22 mil quilómetros mais próximo da Terra, o que resultou numa aparência maior.
A ilusão ótica criada pelo fenómeno foi capturada um pouco por todo o mundo, com os fotógrafos e observadores atentos a registar o momento. O resultado só poderia ser algo extraordinário. Vê as imagens da super-Lua a seguir.
Fotografias da primeira super-Lua do ano
Foram finalmente divulgadas as primeiras fotografias da super-Lua azul deste ano, e o que vemos é algo poderoso. Nelas poderás constatar a grandiosidade do satélite e, se prestares atenção, consegues mesmo ver os seus detalhes.
A super-Lua azul de agosto dominou os céus e, o bom tempo parece ter ajudado a capturar a lua junto de monumentos icónicos, como a Torre Eiffel, em Paris. São imagens de tirar o fôlego, que destacam a beleza deste acontecimento, que não ocorre com a frequência que tanto desejaríamos.
A super-Lua foi azul ou laranja?
Há registos que a super-Lua surgiu em diferentes cores um pouco por todo o mundo. Na realidade, isto acontece regularmente devido à localização geográfica e as condições atmosféricas.
O fenómeno ocorre porque a luz da Lua atravessa diferentes camadas da atmosfera, que filtra e dispersa os raios de luz de forma eclética. Em algumas regiões, a super-Lua apareceu com um tom avermelhado ou alaranjado, resultado da dispersão da luz azul e verde, acentuada nas camadas mais densas da atmosfera. Noutras partes do mundo, a Lua exibiu tons mais acinzentados.
Caso te tenhas perguntado por que a Lua não apareceu azul, deverás saber que "Lua Azul" é apenas uma designação simbólica. O termo refere-se à segunda Lua cheia que ocorre no mesmo mês, e não à cor que a Lua adquire.
Perdi a Super-Lua de agosto. E agora?
Se perdeste a super-Lua de agosto, não te preocupes, ainda há tempo para te maravilhares com este espetáculo em 2024. Estão mesmo programadas três oportunidades para testemunhar o fenómeno.
Nos próximos meses, em setembro, outubro e novembro, a Lua voltará a aproximar-se da Terra de forma semelhante. Cada uma delas promete iluminar o céu noturno com uma intensidade e estamos todos a torcer os dedos para que o tempo colabore.
Como fotografar uma super-Lua?
Existem diferentes formas de fotografar uma Super-Lua e queremos que deixes tudo preparado para as três que irão acontecer este ano. Para isso, deverás ter ao teu alcance:
- Máquina fotográfica: é recomendável utilizar uma câmara DSLR ou mirrorless com uma lente teleobjetiva de longa distância focal para capturar os detalhes e a luz da super-Lua;
- Telemóvel com telescópio: sabias que é possível ligar o telemóvel a um telescópio com um adaptador específico? Em diferentes lojas de tecnologia, como a telescopiomania, conseguirás encontrá-lo a bons preços e obter fotografias ampliadas da super-Lua;
- Telemóvel com tripé: para evitar tremores e melhorar a nitidez, coloca o teu telemóvel num tripé. Alguns telemóveis, como os modelos da Samsung ou Huawei oferecem funções integradas para capturar imagens de alta qualidade da lua e que irão surpreender os teus amigos. Noutros modelos menos avançados podes usar Zoom manual, ajustar velocidade do obturador e diminuir o ISO;
- Binóculos com câmara fotográfica: são uma opção cada vez mais em conta porque têm a capacidade de capturar imagens da Lua, com ótica resolução. Estão disponíveis a ótimos preços e a vantagem é que oferecem ranhura para cartão micro SD, o que permitirá passar rapidamente a foto para um computador. Conhece, por exemplo, o modelo disponível nas lojas Worten.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta