O governo da Suécia está pronto para afastar-se da política fiscal destinada a conter a inflação, abrindo espaço para apoiar a economia. Nesse sentido, está a planear um corte nos impostos sobre o rendimento já em 2025 e assim dar impulso às famílias que viram o seu poder de compra diminuir com a subida dos preços e custo dos empréstimos.
A medida inscrita no orçamento do próximo ano custará cerca de 1.310 milhões de euros, segundo a Bloomberg. Isto acontece numa altura em que o governo de centro-direita prometeu intensificar o apoio às famílias depois de declarar vitória contra a inflação.
"Os contribuintes viram os seus salários, bem como suas poupanças, perderem valor", disse a ministra das Finanças, Elisabeth Svantesson. "Agora estamos a fazer o que podemos para fazer as rodas girarem novamente”, acrescentou.
"A luta contra a inflação foi vencida e, embora ainda estejamos numa desaceleração económica, a recuperação está a chegar", segundo a governante. O objetivo passa agora por adotar uma política económica diferente, que se concentra no “crescimento e em tornar a Suécia mais rica e segura", indica Svantesson.
O governo disse que espera apresentar um orçamento que contenha medidas adicionais, incluindo apoio às famílias e gastos com infraestrutura.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta