O Parque Natural do Alvão, situado entre os distritos de Vila Real e Mondim de Basto, é uma das áreas protegidas de Portugal. Criado em 1983, este parque estende-se por 72 quilómetros quadrados que oferece uma paisagem diversificada. O ponto mais alto situa-se a 1339 metros de altitude.
A importância do Parque Natural do Alvão transcende a mera conservação ambiental. Ele desempenha um papel crucial no estudo e na proteção de várias espécies endémicas e habitats naturais. Além disso, o parque é um ponto de atração turística que oferece aos visitantes uma variedade de atividades ao ar livre, por isso, descobre tudo sobre o Parque Natural do Alvão.
Parque Natural do Alvão: a história
Criado a 8 de junho de 1983, este parque abrange um área de 58 766 ha que inclui grande parte das serras do Alvão e do Marão.
Em 1997, foi classificado como sítio de importância comunitária da Rede Natura 2000 pela aplicação Diretiva Aves e Diretiva Habitats da União Europeia.
A rede hidrográfica do parque é dominada pelo rio Olo. O rio nasce a 1280 m de altitude nas montanhas a nordeste do parque, corre para poente e desagua no rio Tâmega.
Características geológicas e geográficas
O Parque Natural do Alvão, com a sua extensão que alcança altitudes que variam entre os 260 e os 1339 metros. Situado na vertente oeste da serra do Alvão, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, estende-se por 72km2, dos quais 4361 ha pertencem ao município de Vila Real e 2859 ha ao munícipio de Mondim de Basto.
Além disso, o parque insere-se no Maciço Ibérico, na sub-região de Galiza–Trás-os-Montes. Esta unidade geomorfológica é constituída por rochas eruptivas e metamórficas anteriores ao Mesozoico e enrugadas pelos movimentos hercínicos.
O que visitar no parque?
No Parque Natural do Alvão, as opções de visita são vastas e adaptam-se a todos os gostos e idades. Para quem gosta da natureza as atividades ao ar livre são inúmeras.
Explora os trilhos pedestres que atravessam a paisagem, no outono. Na primavera, aprecia o "coro" das rãs na época de reprodução e observa o gado serrano que é constituído por vacas e cabras. Em agosto, participa nas festas de Ermelo e de São Bartolomeu no Bilhó com Concurso Pecuário do Maronês.
O que ver nos arredores do parque?
Nos arredores do Parque Natural do Alvão, encontras uma variedade de locais interessantes que merecem uma visita. Estes locais não só complementam a experiência de visitar o parque, mas também oferecem um vislumbre da rica cultura e história da região de Vila Real e Mondim de Basto.
- Aldeia de Ermelo: conhecida pelas suas tradicionais casas de pedra e pelas históricas levadas de água, Ermelo é uma aldeia que reflete a herança cultural da região.
- Miradouro Fisgas de Ermelo: trata-se de um dos miradouros mais visitados da Serra do Alvão. A partir deste ponto vais poder ver enormes penhascos rochosos e as quedas de água.
- Barragem Cimeira do Alvão: conhecida por Barragem do Alvão, está localizada no coração do parque. Trata-se de um imenso espelho de água e reservado ao regadio dos campos agrícolas da região.
- Mondim de Basto: visita o centro desta vila para desfrutares da arquitetura tradicional e provares a gastronomia local.
Como chegar
Para chegares ao Parque Natural do Alvão a partir do centro de Vila Real, tens várias opções, seja por transporte público ou de carro.
- De carro, a viagem é bastante direta. Basta seguires pela EM313 e o parque fica a 23 minutos.
- De transportes públicos: existem autocarros regulares, como o 41, que parte da Igreja Nossa Senhora da Conceição até Lamas de Olo.
Viver em Vila Real
Esta cidade, que é também a capital do distrito com o mesmo nome, oferece uma qualidade de vida elevada com acesso a espaços naturais únicos como o Parque Natural do Alvão e uma rica herança cultural e histórica.
Economicamente, tem se desenvolvido de forma sustentável. A presença de instituições de ensino superior como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) contribui para o dinamismo da cidade, atraindo estudantes e investigadores de várias partes do país e do mundo. Viver em Vila Real é desfrutar da tranquilidade de uma cidade pequena
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta