Um dos pontos da arquitetura orgânica é tentar refletir a fluidez da natureza e integrá-la no seu ambiente. Para isso, utiliza formas arredondadas e até sinuosas, o que também maximiza o acesso à luz natural e vistas para o exterior, além de uma melhor interação entre espaços públicos, comuns e privados. O edifício Meander, na capital finlandesa de Helsínquia, é um bom exemplo.
Não apenas casas
O escritório de arquitetura Steven Holl Architects, em colaboração com a equipa local ARK-house Arkkitehdit, concluiu um projeto residencial inovador chamado Meander em Helsínquia. Este projeto, que abrange 7.500 m2 e conta com 115 apartamentos, caracteriza-se pela sua forma sinuosa, cujo design foi desenvolvido especificamente para envolver os jardins exteriores e maximizar as vistas e a luz natural em cada casa. A sinuosidade do edifício evoca a imagem de um rio, que inspirou o seu nome.
O projeto não inclui apenas apartamentos, mas é um complexo com uma série de serviços complementares como adega, spa, pequena sala de cinema com 12 lugares, estúdio de ioga, espaços comuns para eventos e áreas de trabalho. Essas instalações são projetadas para proporcionar aos residentes uma qualidade de vida excecional, criando um ambiente no qual eles possam viver, trabalhar e divertir-se sem ter de sair dali.
A construção do Meander tem sido um projeto de longo prazo. O seu desenvolvimento começou em 2006, após vencer um concurso internacional pelo seu design. Ao longo desse tempo, a visão de criar um edifício que integrasse a natureza e o ambiente urbano permaneceu constante. O design curvilíneo abraça as áreas ajardinadas para que os moradores possam aproveitar o sol durante todo o dia, já que as áreas externas foram estrategicamente posicionadas para otimizar a luz solar.
Os apartamentos estão distribuídos em oito andares, cujo acesso é feito por três entradas diferentes. No seu ponto mais alto, o edifício atinge 28,5 metros, o que permite que as vistas dos andares superiores sejam espetaculares. Os apartamentos variam em tamanho, de 22,5 m2 para os menores a 218,5 m2 para os maiores, oferecendo uma grande variedade de opções para diferentes estilos de vida.
Sustentabilidade e designs exclusivos
A abordagem do Meander não se limita apenas ao design visual e funcional, mas também à sustentabilidade, graças à integração de um sistema de aquecimento geotérmico, painéis solares e automação predial inteligente avançada - a pegada de carbono operacional deste projeto é aproximadamente metade da de um prédio de apartamentos convencional de tamanho semelhante.
Além disso, o edifício foi projetado para ter uma longa vida útil. De acordo com o estúdio, a sua estrutura tem durabilidade de pelo menos 100 anos antes de precisar de grandes reformas, garantindo um investimento de longo prazo tanto para os proprietários quanto para a cidade de Helsínquia. Esse foco na durabilidade também reflete a visão de Steven Holl de criar estruturas que não apenas atendam às necessidades atuais, mas também sejam preparadas para o futuro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta