A Câmara do Porto lançou esta quinta-feira, dia 24 de outubro, o concurso público para reabilitar o edifício que acolherá a Escola de Artes Balleteatro, por cerca de 2,2 milhões de euros, segundo publicação em Diário da República.
De acordo com o anúncio, as propostas dos candidatos a este concurso lançado pela empresa municipal Gestão e Obras do Porto, por um preço base de 2,18 milhões de euros, deverão ser apresentadas até 13 de novembro e o prazo de execução da empreitada é de 420 dias.
Fonte da autarquia referiu que a aquisição do prédio a requalificar, entre a Rua Nova da Alfândega e a Rua de São Francisco, foi aprovada numa reunião extraordinária da Assembleia Municipal em 04 de dezembro de 2018.
O balleteatro escola profissional, constituído em 1989, nasceu no seio de um projeto de desenvolvimento para a dança contemporânea, teatro e performance, o Ballet Teatro Contemporâneo do Porto.
A transferência do Balleteatro para as novas instalações, no centro histórico, esteve prevista para 2020, mas foi adiada perante a necessidade de realizar obras no edifício adquirido pela autarquia para o efeito.
Em fevereiro de 2019, quando a companhia, residente no Coliseu do Porto desde 2015, celebrou os seus 30 anos, a escola profissional adiantava que no decurso do ano letivo seguinte (2019/2020) iria mudar para um novo espaço, na antiga freguesia de São Nicolau, depois de a Câmara do Porto o ter adquirido à União de Freguesia do centro histórico do Porto.
A escola é oficializada pelo Ministério da Educação e financiada pelo programa Portugal 2020. O curso tem a duração de três anos e o acesso pressupõe o 9.º ano de escolaridade concluído, audição e entrevista, e oferece uma formação de nível IV em dança e teatro, equivalente ao 12.º.
A escola de artes Balleteatro tem desenvolvido uma ligação à comunidade através de protocolos, coproduções e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, como por exemplo com Teatro Nacional São João, Teatro Municipal Rivoli, Teatro Municipal Campo Alegre, Teatro Helena Sá e Costa, Casa da Música, Coliseu Porto, Mala Voadora, e Serralves.
O prédio, localizado na área de reabilitação urbana do centro histórico do Porto, está classificado pela Unesco como Património Mundial.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta