A tecnologias facilitaram múltiplas tarefas nas nossas vidas. E podem também ajudar-nos a desenhar peças de mobiliário à medida das nossas necessidades. Esta é a grande aposta da startup Movendo, criada em Portugal pela brasileira Leïlah Accioly, que esteve presente na Web Summit.
É através do configurador 3D online da Movendo, que as famílias podem escolher o móvel de forma intuitiva e definir ainda vários aspetos, como a sua dimensão, características e cores. Depois, a ideia é que os móveis criados sigam para a fábrica onde são produzidos quase sem intervenção humana, explica a empreendedora ao Público.
Para já, esta furnitech (tecnológica de mobiliário) tem um acordo para produzir móveis com uma fábrica de Paços de Ferreira. E espera ainda chegar a acordo com outra fábrica na Indonésia, para dar o salto ao mercado australiano, lê-se no mesmo meio.
A ideia, portanto, passa por criar móveis por medida, multifuncionais e que possam servir várias divisões da casa, sendo também sustentáveis. A preocupação com o meio ambiente começa logo com a produção das mobílias – com fábricas próximas dos locais de entrega – e termina com a durabilidade dos produtos ao longo da vida.
Até agora, só as sapateiras desenvolvidas pela startup estão em comercialização, diz o mesmo meio. Mas a ideia da empreendedora é ir mais longe. Foi por isso que a Movendo esteve presente na Web Summit 2024, de forma a atrair investidor que estivessem interessados em desembolsar 300 mil euros por uma participação de 10% da empresa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta