
Hoje em dia a cozinha de estilo industrial é cada vez mais popular e desejada. Inspirada nos lofts urbanos de Nova Iorque dos anos 50, que por sua vez foram recriados em antigos armazéns, escritórios ou instalações industriais, o industrial oferece um estilo moderno e sofisticado.
Na base estão matérias-primas como o metal, a madeira e o betão, mas as cores e a iluminação também têm um papel fundamental. Descobre, então, como mobilar a cozinha em estilo industrial e como abordar os seus subgéneros.
O que se entende por estilo industrial?
A estética industrial reciclada tornou-se moda por volta da década de 1910, principalmente graças à sua utilização em filmes e séries de televisão. Ainda antes, porém, o estilo industrial já tinha sido difundido pela Pop Art, como nas obras de Andy Warhol.
Mas, em termos concretos, de que é feita uma cozinha de estilo industrial? Apresentam geralmente grandes espaços abertos, bancadas de cozinha em ilha ou península, linhas simples e funcionais e um design minimalista que valoriza a praticidade sem sacrificar a estética.
Esta forma de mobiliário caracteriza-se, então, pela utilização de cores neutras e tons sóbrios, como o cinza, o preto, o branco e o castanho, muitas vezes acompanhados de detalhes metálicos ou cromados. Os materiais predominantes incluem metais como o aço e o ferro, madeira em bruto ou reciclada, betão e vidro.

Vintage industrial
Naturalmente também existem variações do estilo industrial simples e uma delas incorpora elementos de mobiliário de época, muitas vezes recuperados de antigos armazéns ou fábricas. São preferidos móveis e acessórios que possam apresentar sinais de desgaste e a reconhecível patine do tempo.
O vintage industrial é muito apreciado precisamente pelas suas nuances nostálgicas e calorosas, tornando o espaço acolhedor, mas mantendo a essência crua do industrial.
Chique industrial
Já o industrial chic é uma versão mais requintada do estilo industrial, que combina o visual das matérias-primas com detalhes elegantes e sofisticados. Em particular, é muito comum encontrar detalhes metálicos brilhantes, iluminação pendente e uma paleta de cores que pode incluir tons mais claros para equilibrar os tons escuros.
O industrial chic é perfeito para quem quer uma cozinha moderna, mas diferente do que se vê por aí. O estilo também pode ser usado para mobilar outras partes da casa: pode até pensar em criar uma casa de banho industrial chique.

Iluminação de cozinha: o candelabro industrial
Para além dos materiais e da disposição do mobiliário, o estilo industrial não seria assim sem uma iluminação adequada. Geralmente, é muito popular o uso de luminárias suspensas, que fazem lembrar os faróis das fábricas antigas. O candelabro industrial é geralmente feito de metal em bruto ou com acabamento mate e tem detalhes decorativos como correntes resistentes ou gaiolas de arame.
Este tipo de lustre é frequentemente combinado com uma lâmpada de filamento, agora feita de LED, e luz quente para um ambiente acolhedor. No que diz respeito à iluminação da placa, podes optar por luzes visíveis ou barras LED integradas no exaustor.

Como criar uma cozinha económica em estilo industrial?
Recriar uma cozinha de estilo industrial não é necessariamente dispendioso. Podes começar por focar-te nos materiais: opta por madeira reciclada ou metal recuperado para móveis e estantes. Outra forma de poupar é utilizar tintas e acabamentos com efeito betão, papel de parede que reproduza tijolos à vista ou tinta com efeito envelhecido, para não ter de investir em remodelações.
Por fim, são também os acessórios que contribuem para o efeito global: elementos como puxadores em metal bruto, candeeiros suspensos económicos e utensílios de cozinha em aço podem completar a obra sem afetar o orçamento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta