
O conceito cozinha open space foi criado pelo design moderno, que ao projetar um único ambiente com múltiplas funções reúne duas áreas sociais, tornando a cozinha o coração da casa e potenciando momentos familiares e com amigos.
Neste artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, explica quais as vantagens de transformar este espaço da casa, apresentando dicas e algumas fotos de inspiração.

Mais do que uma opção estética, esta é uma forma de otimizar e tirar o máximo partido desta divisão da casa. Com a evolução do design de cozinhas e a necessidade de aumento de espaço, o layout de habitação contemporâneo contempla este novo espaço da casa, acabando por valorizar o imóvel. A fusão do espaço de cozinha com a sala de estar, potencializa o aumento da luz natural e a fluidez entre espaços, cria uma maior harmonia.

Porém, existem riscos de obra que devem ser acautelados. O primeiro passo é a demolição da parede entre os espaços da cozinha e da sala. É necessário garantir que a mesma não é estrutural e que a sua remoção não coloca em risco a estrutura do edifício. Se existirem riscos, deve colocar-se uma viga metálica de suporte no mesmo local da parede.

O passo seguinte será projetar e definir áreas, identificando os três pontos essenciais do espaço: conforto, design e identidade. Desta forma, diminuímos o risco de criar um ambiente confuso, pois temos como objetivo uma nova área aconchegante e prática. A criação de zonas independentes, mas interligadas entre cozinha, sala de jantar e sala de estar precisa de ser definida para que tudo esteja em perfeita sintonia.

Posteriormente, devemos ter em conta que toda a cozinha seja funcional e prática, com uma possível construção de uma ilha, em que a zona de confeção permita a socialização e torne a cozinha num espaço à medida.
*Este artigo contou com o apoio técnico da unidade Querido Pedro Nascimento, com posicionamento no Funchal.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta