
Durante e após as férias, o uso de papel de embrulho aumenta significativamente, trazendo consigo a necessidade de descartá-lo corretamente para evitar impactos negativos ao meio ambiente. O papel de embrulho pode ser complicado quando se trata de reciclagem.
Em geral, ninguém sabe o que fazer a alguns tipos de papel de embrulho que contém elementos não recicláveis, como glitter ou plástico. Vê como distinguir entre papel reciclável, não reciclável e onde colocar o papel de embrulho?
A importância da reciclagem do papel de embrulho

Todos os anos, toneladas de papel vão parar em aterros simplesmente porque não são reciclados corretamente. Este desperdício desnecessário pode ser evitado com maior consciência e atenção aos materiais que se escolhe utilizar e descartar.
Que tipos de papel não podem ser colocados no lixo? Começa por entender esta questão através dos rótulos dos rolos de papel de embrulho antes de comprar e opta por alternativas ecológicas sempre que possível. Apenas e só, quando o papapel de embrulho for totalmente feito de papel é que pode ser despejado no ecoponto azul.
Que papeis de embrulho se podem reciclar?

Nem todo o papel que se utiliza para embrulhar os presentes é amigo do ambiente. O papel de embrulho pode parecer semelhante, mas as diferenças nos materiais utilizados podem determinar se é reciclável ou não.
O papel de embrulho todo em papel pode ser reciclado com consciência. Este tipo de papel não contém elementos adicionais que impeçam a reciclagem, como revestimentos plásticos ou metálicos. Eis os vários tipos:
- Cartão-presente totalmente em papel: reciclável.
- Papel para presente prateado ou laminado: não reciclável.
- Papel com glitter ou enfeites: não reciclável.
- Papel com revestimento encerado: não reciclável.
Os tipos de papel de embrulho estão disponíveis

Nem todos os papéis de embrulho são feitos de igual forma. Alguns são mais ecológicos do que outros e podem ser facilmente reciclados, enquanto, como vimos, outros são mais difíceis de eliminar.
- Papel decorado: é o mais comum e versátil. Muitas vezes é feito de papel reciclado e pode ser reciclado novamente, a menos que tenha partes brilhantes ou plastificadas.
- Papel Kraft: natural e resistente, é uma ótima opção para quem gosta de um estilo simples e sustentável. É feito de papel reciclado e pode ser reciclado facilmente.
- Papel revestido: é liso e brilhante, mas geralmente possui um revestimento que dificulta a reciclagem.
- Papel plastificado ou laminado: tem aspecto metálico brilhante, mas é o menos ecologicamente correto por conter plástico e outros materiais de difícil separação.
Erros comuns a reciclar o papel de embrulho
Muitas pessoas cometem erros simples na altura de descartar o papel de embrulho, muitas vezes por falta de informação. Uma das mais comuns é não separar os materiais, como papéis com glitter ou revestimentos plásticos, que não são recicláveis. Colocar tudo no lixo pode parecer uma solução simples, mas contribui para o aumento dos resíduos não recicláveis.
Cada tipo de papel ou embalagem tem seu destino, como papel manchado de alimentos ou papel de cozinha. Para não cometeres erros, basta estares informado sobre as regras locais e ficar atento aos materiais utilizados.
Quais são os material alternativos ao papel de embrulho?

Encontrar alternativas sustentáveis ao papel de embrulho tradicional é muito simples. Se quiseres reduzir o impacto ambiental, considera usar ideias mais sustentáveis. Tecidos, jornais e papéis reciclados são ótimas opções para embrulhar os teus presentes de forma ecologicamente correta. Descubra os materiais mais bonitos e criativos para embrulhar os presentes:
- Jornais ou revistas: a partir das páginas de um jornal ou revista antiga podes criar embalagens originais e levemente vintage.
- Furoshiki: essa técnica japonesa consiste em embrulhar presentes em tecidos coloridos, criando embalagens exclusivas e reutilizáveis. Podes usar lenços, lenços ou qualquer outro tecido.
- Sacos de pano: sacos de algodão são perfeitos para guardar pequenos presentes.
- Caixas de papelão recicladas: caixas de sapatos, cereais ou outros produtos podem ser reaproveitadas e decoradas para criar embalagens originais.
- Folhas e galhos: para um toque natural, usa folhas secas, galhos ou pinhas para decorar suas embalagens.
- Papel de seda: esta é uma alternativa mais leve e delicada ao papel de embrulho tradicional.
Para poder comentar deves entrar na tua conta