Ir de férias sem deixar um rim para trás é possível e nós mostramos-te como. Estes são os destinos que não vais querer perder.
Comentários: 0
países baratos
Perast, Montenegro Unsplash

No arranque de um novo ano é altura de fazer contas. Contas à vida, contas aos feriados no calendário e contas aos dias de férias para que todo o suor dos meses trabalhados tenha sido frutífero.

Destino turístico escolhido e podes dar início à saga do que é que fica e do que é que vai na bagagem, bem como, renderes-te à tradicional piada atirada aos viajantes: “posso ir dentro da mala de viagem?”

Férias 2025: os países mais económicos para viajar

O melhor para quem embarca a partir de Portugal? Com uma porta aberta voltada para a Europa, há inúmeros destinos de viagens que podes (e deves) visitar sem que seja preciso asfixiares as poupanças.

Eslovénia: cores berrantes para colorir a vida

viagens baratas 2025
Lago Bled, Eslovénia Unsplash

Quem desenhou a Eslovénia esqueceu-se de tirar o dedo quando carregou na saturação. Com cores vivas e paisagens que se perdem de vista, é um país com 2 milhões de habitantes, segundo os sensos de 2023, e rico em beleza natural.

Se de forma promissora escreveste na tua lista de desejos para 2025 que este ano irás perder-te na natureza, há cascatas, vales e lagos que tens de adicionar imperativamente ao teu roteiro aquando da visita à Eslovénia.

A primeira paragem é para conhecer o Parque Nacional Triglav, ao qual se adiciona a Vintgar Gorge; o Lago Bohinj; o Lago Zelenci; a Cascata Peričnik e a Cascata Kozjak.

Imperdível é um termo que não chega a fazer jus ao Lago Bled, com vista para os Alpes julianos e para o Castelo de Bled, o mais antigo da Eslovénia. 

Se tiveres tempo de sobra, a capital Ljubljana merece ser visitada e a cidade de Izola também pode ser um ponto a carimbar no mapa para desfrutares da gastronomia e mergulhares na praia de Svetilnik

O valor da estadia é acessível com valores a rondar os 20 a 50 euros por noite. Pela Eslovénia facilmente chegas à Croácia, por isso se no planeamento denotares que há espaço no orçamento, esta pode ser uma forma de preenchê-lo. 

Lituânia: uma viagem no tempo à era medieval

viagens low cost
Cidade de Vílnius Unsplash

Num ano em que a cidade de Vílnius, capital da Lituânia, foi considerada a Capital Verde Europeia 2025 – atendendo aos esforços para com o meio ambiente, onde põem o acento tónico na sustentabilidade – é altura de pôr lá os pés para tirar notas e aproveitar a gastronomia e cultura. 

Com 7 séculos celebrados e assinalados em 2023, o centro da cidade é carregado de história e é Património Mundial da Unesco, tendo em conta “a profunda influência no desenvolvimento cultural e arquitetónico de grande parte da Europa Oriental”, escrevem. Quem passa por Vílnius tem que fazer paragem obrigatória em Uzupis, um bairro que abraça a arte. 

Desta cidade facilmente se consegue ir até Kaunas, conhecida como a cidade académica.

Com invernos rigorosos a melhor altura para visitar é entre maio e setembro, cujos valores para dormitar fixam-se entre os 30 e os 60 euros.

Sirolo, Itália: fugir das multidões no verão

ferias na praia 2025
Praia Sassi Neri, Sirolo Unsplash

Procuras um destino de férias com praia onde te desencontras da multidão e contornas a exorbitância de preços da ilha de Capri? Todos os caminhos vão dar a Sirolo, que conta com uma extensa estância balnear. À chegada às praias de água azul, os olhos querem registar cada pedaço mas, para garantir que nada cai no esquecimento quando a memoria é seletiva, inevitavelmente os telemóveis são arrancados da mala e o disparo dos clicks faz-se ouvir.

Encontra-se ainda a 3 horas de carro de Roma, uma importante visita para os devotos, já que este ano celebra-se o Jubileu, uma tradição religiosa da Igreja Católica comemorada a cada 25 anos. Sendo este ano considerado, por isso, o Ano Santo, há todo um calendário de celebrações, ao longo de 2025, no Vaticano. 

Montenegro: o verão espera por ti

destino ferias 2025
Kotor, Montenegro Unsplash

É um país recôndito nos Balcãs e mais acessível por contraste aos países vizinhos, como é o caso da Croácia. Por estas bandas, todos devem conhecer-se e tratar-se por “tu”, já que conta com cerca de 620 mil habitantes. Se ainda não descobriste Montenegro e as suas praias de cortar a respiração, eis o que estás a perder:

  • Se tiveres de ir por exclusão de partes porque o tempo para as tuas férias está contado, escolhe entre as cidades de Kotor, Perast, Sveti Stefan e Budva. 
  • A praia de Bečići, a praia de Mogren e a praia de Jaz ficam todas na mesma faixa costeira, perto de Budva. Ligeiramente mais distante mas a valer igualmente a pena fica a praia de Zanjice. 
  • Já a praia de Drobni Pijesak, não é tão conhecida e situa-se entre Petrovac e Sveti Stefan.

A quantidade de atracões turísticas que podes explorar e a quantidade de praias em que deves banhar-te em Montenegro não se esgotam e a melhor altura para visitares é de junho a setembro, onde apesar de ser época alta tem valores amistosos para estadia e alimentação. 

Baviera, Alemanha: uma mistura de cultura e festividade 

viajar em janeiro
Castelo de Neuschwanstein Unsplash

Não sabes onde viajar em janeiro na Europa?, temos uma sugestão. A Baviera e as suas várias cidades acenam-te. Janeiro e fevereiro, são as melhores épocas para desfrutares das suas montanhas e esquiares neste Estado alemão.

Por outro lado, se gostas de cidades com história, a cidade de Fussen, tem muito para contar e os castelos de Neuschwanstein e Hohenschwanga estão de portas abertas. A 10 minutos de distância darás de caras com o lago Hopfensee, dono de uma vista impressionante.

Mas se o teu interesse incide na história da Segunda Guerra Mundial, Nuremberg deverá ser o ponto de partida já que fora palco dos julgamentos e condenações do pós-guerra.

História à parte, é de festividade que vais à procura? Então também te encaminhas para o lugar certo. Várias são as cervejarias tradicionais e os alemães não escondem o quanto gostam de beber. Tanto é que já se faz contagem decrescente para o Oktoberfest, um festival de cerveja que decorre de 20 de setembro a 5 de outubro, em Munique

Também nesta cidade, é possível surfar no rio e, se a ideia pode causar estranheza, prepara-te para a quantidade de pessoas que se junta nas suas margens de olhos postos naqueles que conseguem desenhar linhas com uma prancha debaixo dos pés numa onda feita de corrente.

Além disso, se a Alemanha for de facto o destino de eleição para as tuas férias de 2025, porque não passares também por Chemnitz, distinguida como a Capital Europeia da Cultura 2025, juntamente com Nova Gorica, na Eslovénia.

Taghazout, Marrocos: onde a modernidade encontra a tradição 

viagens de avião baratas
Taghazout, Agadir Unsplash

Alojamento por 15 euros em Taghazout, Agadir, salta à vista e aliciam aqueles que procuram por umas férias com uma prancha de surf colada ao corpo. O litoral, está a ver nascer vários alojamentos, 'surfcamps' e restaurantes modernos, encontrando-se ainda a edificar aquilo que se está a tornar uma cidade cada vez mais voltada para os amantes deste estilo de vida descontraído junto à praia.

Vários tapetes de yoga são estendidos no areal da praia, lojas para aluguer de pranchas abrem cedo e as saladas de abacate com tomate cherry dão lugar, em muitos locais, às comidas temperadas típicas.

No entanto, os passeios a camelo, o clima seco, a venda de tangine – um prato tradicional – em qualquer estabelecimento local e de tapetes em cada esquina, bem como, as várias rezas ao longo do dia, não te deixam esquecer que estás em Marrocos, e ainda bem. 

Imsouane, Anchor Point, Tamri Beach e Banana Beach são algumas das conhecidas e apreciadas praias desta região, que se impôs como uma alternativa barata e com boas ondas.

A moeda local é o Dirham Marroquino (DH), sendo que 1 euro ronda cerca de 10 dirham marroquino. Importa ainda referir que, não sendo um país da União Europeia, é necessário passaporte para o visitar.

Roménia: preencher o dia entre castelos e caminhadas 

viagens 2025
Castelo de Peles, Sinaia Unsplash

A Roménia não é um segredo oculto, na verdade os filmes e livros desmascararam-na fruto do “Castelo do Drácula”. Mas o que provavelmente desconheces são todas as atrações históricas que esta cidade guarda em si. Com inúmeros castelos que beberam da influência renascentista e gótica, como exemplo o Castelo de Peles na cidade de Sinaia, destaca-se ainda por ter o maior Palácio do Parlamento do mundo.

E o melhor? É que é um país cujos preços são fortemente apelativos para se passarem umas férias.

A moeda oficial é o Leu Romano (RON), sendo que 1 euro equivale sensivelmente a 5 RON. Em média, por noite, os alojamentos cobram 20 a 30 euros na capital Bucareste, um valor que não se distancia muito na conhecida região da Transilvânia ou na elegante e energética cidade de Timisoara, considerada Capital da Cultura Europeia em 2023.

Ohrid, Macedónia do Norte: uma surpresa arrebatadora 

viagens 2025
Igreja de São João, Ohrid Unsplash

“Porquê visitar Ohrid?”. Uma viagem de barco, um mergulho no lago que adotou o nome da cidade ou um jantar num restaurante à sua volta e tens a resposta à tua pergunta. 

Em Ohrid, um Património Mundial da Unesco, podes e deves visitar o antigo anfiteatro romano, conhecer a Igreja de Santa Sofia e a Igreja de São João. Mas também deitar a toalha na praia Gradiste ou na praia Trpejca. Quando a noite cair, o centro da cidade ilumina-se e convida-te a uma degustação de vinhos. 

Além das comidas, das paisagens e do preço em conta dos restantes, Ohrid é ainda conhecida pelas suas pérolas, literalmente. Consta que os colares feitos nesta região chegaram a conquistar a Rainha Elizabeth II e a Princesa Diana.

O valor da estadia anda à volta dos 20 euros a noite. Na Macedónia do Norte, usam uma moeda própria, o dinar macedónio. 1 euro equivale a sensivelmente 60 dinar macedónio.

Albânia: cidade, praia e montanhas dentro da mesma fronteira

destino de férias 2025
Lago Komani, Albânia Unsplash

Se na tua busca incessante por viagens baratas ainda não encontraste nenhuma que fosse amor à primeira vista, isso é porque ainda não te cruzaste com a Albânia. Integra o grupo de viagens low cost e neste país tanto podes optar por aventurar-te nos Alpes Albaneses, passear pela cidade de Berat – declarada Património Mundial pela Unesco – ou relexar nas praias de Saranda.

No entanto, se por um lado os preços reduzidos são sedutores, por outro importa relembrar que as infraestruturas não são as melhores. O facto de não ser aconselhado beber água da torneira na Albânia evidencia alguns dos cuidados a ter.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta