O nosso quotidiano é feito de diversos hábitos. Após dormirmos um sono reparador, a saída da cama é o primeiro momento do dia. A rotina matinal pode variar de pessoa para pessoa. Alguns deixam a cama por fazer, outros preferem fazer a cama à noite, há também quem o faça antes de sair para o dia de trabalho.
Há pessoas que gostam de fazer a cama todos os dias mal acordam ou antes de sair para trabalhar / estudar. São apologistas da limpeza e organização doméstica e têm necessidade de ter a divisão arrumada. Outras pessoas defendem que é escusado fazer a cama, porque à noite vão-se deitar nela novamente.
Fazer a cama todos os dias: sim ou não?
Apesar do hábito de fazer a cama não estar instalado no seio de todas as famílias, há quem defenda que essa tarefa deve ser realizada diariamente. Existe quem defenda a tese que fazer a cama é um desperdício de tempo porque, horas depois, será desfeita novamente.
A falta de paciência é outra razão para quem não gosta, nem quer fazer a cama. Além disso, enquanto ela fica aberta, a cama fica a arejar durante o dia.
No entanto, estudos realizados recentemente confirmam que esse hábito de fazer a cama diariamente deve ser instalado no nosso quotidiano, porque gera diversos benefícios, especialmente para a saúde mental.
Um estudo a ter em conta
Na Universidade de Kingston, foi realizado um estudo que comprova que é vantajoso deixar a cama 'desfeita' ao longo do dia, porque ajuda a reduzir o número de ácaros. Como se sabe, estes seres microscópicos geram efeitos negativos e podem originar reações alérgicas.
Deixar a cama por fazer ajuda a impedir que os ácaros se multipliquem, além de contribuir para que eles morram. No entanto, apesar desse lado positivo, recomenda-se a instalação do hábito de fazer a cama diariamente.
Stephen Pretlove, o coordenador do estudo, defende que os ácaros sobrevivem devido à água que absorvem das glândulas do corpo de quem dorme na cama. Ora, desta forma, é positivo não fazer logo a cama, após acordar, porque a percentagem de humidade nos lençóis será reduzida e irá contribuir para que os ácaros tenham menos condições de sobreviver e de se propagar.
No entanto, a questão dos ácaros resolve-se com diferentes estratégias, nomeadamente com umas boas sacudidelas, com o recurso a um desumidificador ou com a troca dos lençóis e cobertores. Os benefícios de fazer a cama diariamente são mais significativos para o nosso quotidiano.
Vantagens de fazer a cama diariamente
Reduzir o stress é uma das vantagens de ter o hábito de fazer a cama diariamente. Além disso, melhora o sentido de humor ter essa rotina. Assim que uma pessoa entra no quarto após um longo dia de trabalho e tem a cama feita pronta a acolher o corpo cansado, sentimo-nos imediatamente mais relaxados e tranquilos.
Este hábito ajuda-nos a ser bem-sucedidos. Vários gurus de desenvolvimento pessoal defendem regularmente a tese que se deve começar o dia com a realização de uma tarefa simples, fazer a cama.
A missão de cumprir a primeira tarefa da nossa rotina diária servirá como um bom início, um motor de arranque que fará maravilhas ao nosso quotidiano, contribuindo para que o restante das atividades diárias seja bem-sucedido.
Fazer a cama diariamente contribui para a criação de bons hábitos. Quanto melhores são as nossas rotinas, mais efeitos positivos asseguramos. Fazê-la de manhã é um hábito que servirá para criar um efeito positivo no nosso quotidiano.
Ora, esta tarefa simples, gera um impacto positivo no nosso dia-a-dia que resultará num efeito dominó. No livro 'O Poder do Hábito', de Charles Duhigg, este autor corrobora este princípio, defendendo que a realização dessa tarefa irá “aumentar a tua produtividade."
Ajuda-te a manter o quarto arrumado e organizado. Ter um quarto desarrumado e com a cama por fazer não transmite boas sensações. Ao ter o hábito de fazer a cama diariamente, acontece o contrário, até nos inspira a arrumar outros cantos da divisão. Os pequenos gestos podem promover grandes conquistas.
Essa rotina fará com que se sinta “vergonha” do resto da divisão e tende-se a arrumar. Há vontade para arrumar a roupa da cadeira, tirar a roupa interior do chão, entre outras pequenas tarefas.
Ter esse hábito ajuda a limpar os pensamentos. Fazer a cama diariamente ajuda a organizar a mente. Ter este hábito contribui para que se apresentem pensamentos mais claros e objetivos.
Feng Shui: também apoia este hábito diário
Os especialistas em 'Feng Shui' também recomendam a integração desta tarefa no nosso quotidiano. Segundo as orientações dos peritos nesta prática pseudocientífica originária da China antiga, devemos manter este hábito.
Os especialistas nesta prática, vista por muitos como a arte de harmonizar os espaços e que visa melhorar a energia vital nos seres e nos ambientes, defendem que "deixar a cama feita diariamente representará um efeito impulsionador que permitirá começar o dia com uma sensação de realização”.
Uma cama feita melhora a qualidade do ano. A National Sleep Foundation defende essa conclusão. Segundo esta instituição americana especializada no sono, as pessoas que fazem cama diariamente apresentam maior probabilidade de ter uma boa noite de sono, em mais 19%.
Podes não ter vontade de fazer a cama diariamente e arranjar desculpas para evitar esse hábito. No entanto, há argumentos que defendem sua importância. Fazer a cama todos os dias é bom para a saúde e contribui para o equilíbrio emocional.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta