Fizeste uma transferência bancária por engano? Explicamos-te como podes resolver a situação.
Comentários: 0
Cancelar transferência bancária
Freepik

Segundo o Banco de Portugal, as transferências bancárias têm aumentado nos últimos anos. Foram divulgados dados recentes que confirmam que as transferências imediatas cresceram 311,8%. 

O crescimento espelha o avanço da digitalização, verificando-se uma preferência por métodos de pagamento automáticos, sem a necessidade de deslocações.

Embora possa ser mais cómodo conseguir tratar de tudo com apenas alguns cliques, ter este poder na ponta dos dedos também pode levar a distrações que, consequentemente, podem resultar em belas dores de cabeça. Imagina que precisas de realizar uma transação por multibanco ou por homebanking, e é necessário introduzir os dados do destinatário, nomeadamente o IBAN. 

Ora, como nos tempos da escola, tirando o PT50, sobram (apenas) os 21 números que compõe o NIB, e como deves calcular não serias a primeira pessoa a esquecer-te - ou trocar - um deles.

Por isso, surge a necessidade de cancelar transferência bancária. No presente artigo, podes conhecer tudo o que necessitas de saber para conseguires reaver o teu dinheiro. Descobre como poderás cancelar transferência bancária.

Como cancelar uma transferência bancária?

Cancelar transferência bancária
Freepik

Se realizaste uma transferência por engano, e caso tenhas reparado de imediato, temos boas notícias: vais conseguir cancelar a transação facilmente, porque as transferências demoram algum tempo a processar (exceção para as transferências imediatas). 

A regra geral é simples: 

  • Transferências entre contas do mesmo banco (intrabancárias): geralmente ficam resolvidas no mesmo dia;

  • Transferências entre contas de bancos diferentes (interbancárias): geralmente processadas entre 1-2 dias úteis, dependendo da hora em que foi realizada. 

Há uma janela temporal em que é possível reaver o dinheiro transacionado por engano. No entanto, podes ganhar mais tempo para cancelar a transferência bancária, consoante a hora em que foi realizada a transação. Ou seja, depois de uma determinada hora da tarde, a operação pode não ser processada no próprio dia, estando o valor transferido apenas disponível no dia útil seguinte. 

Por isso, se precisares de anular uma operação que realizaste por engano deves dirigir-te a um balcão ou entrar em contacto com o teu banco para mais esclarecimentos. 

Transferiste dinheiro por engano e nem te apercebeste? Descobre o que fazer

Caso não te dês conta do erro na hora, e só te apercebas alguns dias depois, não precisas de entrar em stress. Continua a ser possível cancelar uma transferência bancária, mesmo após a ordem ter sido aceite e o dinheiro transferido.

No entanto, a resolução pode ser um processo mais demorado. Nesta situação, trata-se de uma devolução do montante enviado incorretamente para um destinatário e não, propriamente, de um cancelamento de transferência bancária

  • Deves contactar de imediato a entidade financeira;

  • A partir daí, cabe ao banco contactar o destinatário ou a entidade que recebeu o montante transferido.

Se o destinatário que recebeu o valor quiser devolver a quantia transferida, o teu problema fica resolvido. Caso contrário, a situação pode complicar-se e poderás mesmo ter de apresentar queixa às entidades competentes. É importante esclarecer, que o banco - se for um erro teu - não pode, de forma alguma, obrigar o destinatário a devolver-te o dinheiro, uma vez que, apenas serve de intermediário. 

Como cancelar uma transferência por MBWay

Fazer transferência por MBway
Freepik

As transferências por MBWay são sinónimo da modernização digital dos serviços. Quem não tem sempre o telemóvel à mão?  Mas se nas transferências ditas "normais" tens mais margem para te aperceber de um possível erro, quando falamos em transações online, a história pode mudar de figura. Isto porque basta ocorrer um erro no número do destinatário, especialmente quando ele nãofaz parte da tua lista de contactos. 

Apenas conseguirás cancelar as transferências por MBWay que se encontrem pendentes, que podes descobrir ao consultar o estado das tuas transações na secção relativa à tua atividade. 

Geralmente, processa-se da seguinte forma:

  • Caso o destinatário não aceite o valor enviado, as transferências podem ficar pendentes até um período de 2 horas;
  • Se o destinatário não tiver a aplicação MBWay instalada, as transferências podem ficar pendentes até 48 horas.

Após findar esse período, o prazo para aceitar a transação expira e a transferência é automaticamente cancelada. Se for aceite, só poderás anulá-la através do teu banco, uma vez que está diretamente associada à tua conta na aplicação.

Cancelar transferência bancária: como fazer
Freepik

Problemas no cancelamento de uma transferência MBWay

Não irás conseguir cancelar uma transferência por MBWay que tenha sido concluída com sucesso. Existem duas soluções possíveis:

  • Contactar a tua entidade bancária imediatamente e informá-la acerca do sucedido. Posteriormente, deves aguardar pela indicação (ficarás a saber se é ou não possível cancelar a transferência) e como deves proceder;
  • Contactar diretamente a pessoa a quem o dinheiro foi enviado sem querer, na tentativa de pedir o valor de volta.

Em qualquer uma destas circunstâncias, se pretenderes que o montante transferido volte à tua conta, deves recorrer a um processo judicial.

Tranferências bancárias: métodos de segurança

Cancelar transferência bancária: procedimentos
Freepik

Independentemente do motivo que te leva a querer recuperar o dinheiro de uma transação errónea, seja por distração, lapso ou até ser vítima de um esquema fraudulento, há forma de cancelar uma transferência bancária

Há alguns procedimentos a seguir para conseguires impedir que o dinheiro seja enviado para um destinatário que não era desejado, incluindo dois mecanismos de segurança nas transferências bancárias que permitem evitar essa transação.

O IBAN tem um mecanismo de segurança nos seus dígitos de verificação, que te ajuda a detetar erros ao digitá-lo. No entanto, esses dígitos não são únicos para cada conta, por isso pode acontecer que um IBAN mal escrito ainda tenha um código válido. Se isso acontecer, a transferência pode ser aceite e o dinheiro pode ir para a conta errada. Por isso, deves sempre confirmar todos os números antes de concluir a transação.

Por outro lado, o consumidor também consegue garantir a segurança da transferência, uma vez que é possível saber o nome do destinatário quer no balcão, quer através do multibanco, através da informação que aparece no ecrã antes de concluir a transação. Esta informação não é disponibilizada quando se faz uma transferência através do homebanking.

Estes dois métodos de segurança são úteis, mas ainda assim é possível realizar transferências erradas. Por isso, é fundamental saber o que fazer caso te aconteça.

Transferências bancárias: têm custos?

Quem tem uma conta bancária acaba por ter de fazer transferências bancárias com regularidade, seja para pagar renda, serviços ou outros. Estas transações são fáceis de realizar de várias formas, nomeadamente através do multibanco, do homebanking ou do balcão do teu banco.

É importante saber que as transferências bancárias podem ter custos associados. No balcão os custos são mais elevados, enquanto as que são realizadas por multibanco ou homebanking, por norma, são gratuitas (exceto no caso de serem interbancárias). 

Para evitares dores de cabeça, deves verificar sempre com atenção se introduziste o IBAN ou número de contacto de destino corretamente e ver se não houve nenhum erro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta