Com as eleições legislativas marcadas para 18 de maio, a curiosidade sobre a vida privada dos líderes partidários cresce. Descobre onde vivem.
Líderes politicos
Getty images

Com as eleições legislativas marcadas para 18 de maio de 2025, cresce o interesse público em torno dos líderes partidários. Além das propostas e estratégias de campanha, também se destaca a curiosidade sobre aspetos mais pessoais, como os locais onde vivem - até porque a habitação é uma das bandeiras dos programas eleitorais.

As escolhas residenciais dos políticos podem revelar muito sobre as suas prioridades e estilos de vida. De bairros centrais de Lisboa a zonas suburbanas: afinal, onde vivem os líderes políticos portugueses?

Luís Montenegro - Aliança Democrática (AD)

Luís Montenegro
Getty images

Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves, líder da Aliança Democrática (AD), reside atualmente no Palácio de São Bento. Através do podcast de Guilherme Gerinhas, "Bom Partido", o primeiro-ministro admitiu que se sente em casa mas prefere não viver ali. "O palacete só tem uma parte residencial, que é um quarto. É menos do que um T1, porque não tem cozinha. Tem só um quarto e uma instalação sanitária". E logo a seguir diz, em tom de brincadeira: "E a porta ao lado é o primeiro gabinete dos assessores!"

No entanto, mantém uma forte ligação à cidade de Espinho, onde construiu uma moradia de luxo que serve como residência principal da sua família. Esta propriedade destaca-se pelo seu valor patrimonial, estimado em 574 mil euros, e por características como elevador e oito casas de banho, refletindo um estilo de vida confortável e sofisticado . Além desta moradia, Montenegro possui um vasto património imobiliário, incluindo três imóveis urbanos em Bragança, um em Resende e 49 prédios rústicos distribuídos entre Bragança e Resende. 

O mercado imobiliário em Espinho tem vindo a registar uma valorização significativa nos últimos anos, acompanhando a tendência de outras zonas costeiras populares. Atualmente, o preço médio por metro quadrado ronda os 2.545 euros, embora possa variar consideravelmente dependendo da proximidade à praia e das características do imóvel. Arrendar ou comprar casa em Espinho tornou-se um desafio crescente para muitos residentes, refletindo a realidade do mercado imobiliário em muitas partes do país. 

No plano pessoal, Luís Montenegro é casado com Carla Neto Montenegro, técnica superior de educação numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em Espinho, dedicada a projetos com comunidades vulneráveis. O casal tem dois filhos: Hugo Montenegro, de 23 anos envolvido em atividades desportivas como futebol, hóquei em patins e padel, e Diogo Montenegro, de 19 anos.

Pedro Nuno Santos - Partido Socialista (PS)

Pedro Nuno Santos
Getty images

Pedro Nuno de Oliveira Santos, secretário-geral do Partido Socialista (PS), mora atualmente em Telheiras. De acordo com a Sábado, a casa custou 740.000 euros, sendo que 450.000 euros eram de um crédito da CGD e 290.000 euros de fundos próprios da mulher. Além do T4 em Telheiras, em 2022, adquiriu uma propriedade em Montemor-o-Novo, no Alentejo, por 570.000 euros com recurso a um crédito de 455.950 euros. Os restantes 114.050 euros teve origem em fundos próprios do casal, segundo apurou a Sábado. 

O mercado imobiliário em Lisboa tem vindo a valorizar-se de forma acentuada nos últimos anos, espelhando a crescente procura por habitação na capital. No Lumiar, um dos bairros mais procurados, arrendar ou comprar casa pode revelar-se um desafio. De acordo com dados do idealista, o preço médio por metro quadrado ronda, atualmente, os 4.642 euros, numa tendência que se mantém em alta. No arrendamento, os valores situam-se em torno dos 16,3 euros/m2.

Natural de São João da Madeira, Pedro Nuno Santos é filho de Maria Augusta Leite de Oliveira Santos e de Américo Augusto dos Santos, empresário no setor do calçado e equipamentos industriais. Vive em união de facto com Ana Catarina Gamboa, chefe de gabinete no governo, e juntos têm um filho, o Sebastião.

Mariana Mortágua - Bloco de Esquerda (BE)

Mariana Mortágua
Getty images

Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda (BE), reside atualmente em Lisboa, mais precisamente na freguesia de Arroios. Esta zona central da capital portuguesa é conhecida pela sua diversidade cultural, dinamismo urbano e pela presença de uma comunidade jovem e cosmopolita. 

O mercado imobiliário em Arroios, como em grande parte de Lisboa, é conhecido pelos seus preços elevados, refletindo a centralidade e a qualidade de vida que a zona oferece. Atualmente, o preço médio por metro quadrado nesta freguesia ronda os 5.180 euros. Por consequência, arrendar ou comprar casa em Arroios tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil para a maioria dos residentes, um facto que não escapa à atenção de políticos como Mortágua, cuja agenda política frequentemente aborda questões de acessibilidade habitacional e gentrificação.

Natural de Alvito, no Alentejo, Mariana Mortágua é filha de Camilo Mortágua, histórico ativista antissalazarista. É irmã gémea de Joana Mortágua, também deputada pelo Bloco de Esquerda. Em 2024, Mariana casou-se com Joana Filipa Mourisca e Pires Teixeira, 33 anos, gestora de projeto na Fundação Calouste Gulbenkian.

André Ventura - CHEGA (CH)

André Ventura
Getty images

André Claro Amaral Ventura, líder do partido Chega e deputado à Assembleia da República, nascido a 15 de janeiro de 1983 em Algueirão – Mem Martins, Sintra, está recenseado na zona do Parque das Nações. Segundo avançou a SIC Notícias, ​André Ventura vive num apartamento de aproximadamente 70 metros quadrados (m2), situado num condomínio privado. O imóvel, adquirido em 2009 por cerca de 201 mil euros, pertence à sua esposa e foi comprado antes do casamento de ambos. 

Lisboa destaca-se como uma das capitais europeias mais atrativas para se viver. A cidade é conhecida pelas suas inúmeras vantagens, onde se destacam os acessos e a rede de transportes públicos bastante eficiente. Atualmente, o mercado imobiliário em Lisboa tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. Arrendar ou comprar casa nesta zona da capital portuguesa pode ser bastante competitivo, com preços que variam conforme a localização e as características do imóvel. O valor do m2 no Parque das Nações ronda os 5.975 euros, valor que continua a subir ultimamente, tal como mostram os dados do idealista. Ao nível do arrendamento, os valores rondam 18,4 euros/m2. 

O líder do partido Chega, é jurista de formação, com doutoramento em Direito. Em 2013, defendeu a tese de doutoramento em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Cork, na Irlanda. Entre 2014 e 2020, destacou-se como comentador desportivo na CMTV, representando a perspetiva do Sport Lisboa e Benfica. De 2013 a 2019 exerceu funções como professor universitário na Universidade Autónoma de Lisboa antes de ingressar na política. Em 2016, casou-se com Dina Sofia Marques Nunes Ventura, fisioterapeuta pediátrica num hospital de Lisboa.

Rui Tavares - Livre

Rui Tavares
Getty images

Rui Miguel Marcelino Tavares Pereira, líder do partido Livre, sempre viveu na Graça. Foi em 1988 que comprou um T3 que ainda está a pagar ao banco. Segundo a CNN, para além deste imóvel, não possui mais nenhum. No entanto, é possível ver o historiador em Arroios, onde vive com a companheira e os filhos na casa dela, também num T3.

A graça pertence à freguesia de São Vicente, em Lisboa onde o mercado imobiliário tem vindo a registar uma valorização significativa nos últimos anos. Atualmente, o preço médio por metro quadrado nesta freguesia ronda os 5.274 euros, tornando-a uma das áreas mais valorizadas da cidade. Arrendar ou comprar casa na Graça tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil para a maioria dos residentes. 

Rui Rocha - Iniciativa Liberal (IL)

Rui Rocha
Getty images

Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal desde janeiro de 2023, reside em Braga, cidade onde vive desde 1978. Nascido a 13 de março de 1970 em Lobito, Angola, Rocha é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e exerceu funções como advogado e diretor de recursos humanos antes de ingressar na política. É casado com Adélia Garcia da Rocha e tem dois filhos.

O mercado imobiliário em Braga tem registado uma valorização significativa nos últimos anos. Em 2025, o preço médio por metro quadrado (m2) na cidade situa-se entre 1.716 euros/m2. Arrendar ou comprar casa em Braga continua a ser uma opção atrativa, especialmente quando comparada com os preços praticados em Lisboa ou no Porto.

Paulo Raimundo - Partido Comunista Português (PCP)

Paulo Raimundo
Getty images

Paulo Raimundo, secretário-geral do Partido Comunista Português desde novembro de 2022, reside atualmente na Quinta da Fonte da Prata, no concelho da Moita, distrito de Setúbal. Numa entrevista recente com Júlia Pinheiro, revelou que adquiriu uma casa de 96 metros quadrados nesta zona por 80 mil euros, destacando o seu apreço pelo bairro.

O mercado imobiliário na Moita apresenta preços mais acessíveis em comparação com outras regiões da Área Metropolitana de Lisboa. Atualmente, o preço do metro quadrado ronda os 2.028 euros. Assim, arrendar ou comprar casa nesta área continua a ser uma opção viável para famílias e indivíduos que procuram habitação a preços mais moderados.

Inês Sousa Real - Pessoas, Animais, Natureza (PAN)

Inês Sousa Real
Getty images

Vizinha de Pedro Nuno Santo, Inês Sousa Real, porta-voz do partido Pessoas, Animais, Natureza (PAN), reside também em Telheiras, num apartamento de tipologia T2, segundo a CNN. Para além deste imóvel, a líder do partido PAN, tem uma casa de férias em Vila Nova de Santo André, concelho de Santiago do Cacém.

Na sua vida pessoal, Inês Sousa Real é jurista de formação, com mestrado em Direito Animal e Sociedade pela Universidade Autónoma de Barcelona. Antes de ingressar na política, exerceu funções como jurista na Câmara Municipal de Sintra e foi Provedora Municipal dos Animais de Lisboa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.