As eleições legislativas de 2025 estão marcadas para 18 de maio e, se vais estar fora da tua área de residência nessa altura, é importante perceberes como podes votar em mobilidade. Ao contrário das eleições europeias, nas legislativas és obrigado a votar na freguesia onde estás recenseado, mas
Os conservadores do Partido Popular (PP), de Alberto Núñez Feijóo, venceram as eleições legislativas deste domingo (24 de julho de 2023) em Espanha, mas sem conseguir uma maioria absoluta com o VOX, que foi o terceiro partido mais votado, atrás do PSOE de Pedro Sanchez, atualmente no poder.
Itália prepara-se para ter o governo mais à direita desde a Segunda Guerra Mundial e o primeiro de sempre liderado por uma mulher. Isto porque a coligação de direita e extrema-direita, liderada pelo partido Irmãos de Itália (FdI, na sigla em italiano), terá obtido entre 41% e 45% dos votos nas legislativas em Itália, segundo as sondagens à boca das urnas.
O PS conquistou a maioria absoluta nas eleições legislativas 2022, tendo conseguido eleger 117 deputados. Segue-se agora uma série de passos a dar tendo em vista o processo de formação do Governo, que será liderado pelo atual primeiro-ministro António Costa. Uma das prioridades será a viabilização e/ou aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que foi chumbada em outubro de 2021 e esteve na origem da marcação de eleições legislativas antecipadas. Como será, afinal, este Orçamento? O que se pode esperar do OE2022?
Os resultados das eleições legislativas 2022 estão à vista e dão a grande vitória ao PS de António Costa, que conquistou a maioria absoluta com 117 deputados. E quando é que o novo Governo pode tomar posse? Cabe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dar o primeiro passo. Explicamos quais são os principais momentos de todo este processo.
Os portugueses votaram no passado domingo, dia 30 de janeiro de 2021, e decidiram. O grande vencedor das eleições legislativas antecipadas de 2022 é o PS de António Costa, que conquistou 41,68% do total de votos e elegeu 117 deputados, conseguindo, assim, a maioria absoluta no Parlamento. Mas não foi o único a vencer: o Chega e a Iniciativa Liberal multiplicaram o número de deputados. Já a CDU e o BE dividiram e o CDS ficou pela primeira vez fora da Assembleia da República. Conhece aqui os principais resultados das legislativas 2022.
É já no próximo domingo, dia 30 de janeiro de 2022, que os portugueses são chamados às urnas para escolher o próximo Governo do país – estejam em confinamento obrigatório ou não. Mas, antes, importa saber um conjunto de informações úteis para exercer o direito de voto em segurança.
As eleições legislativas de 2022 estão à espreita. É já no próximo domingo, dia 30 de janeiro de 2022, que os portugueses são chamados às urnas para eleger o próximo Governo do país.
Os portugueses vão ser chamados às urnas já no próximo dia 30 de janeiro de 2022. Com as eleições legislativas de 2022 à espreita, importa saber como votar em segurança em tempos de Covid-19.
Portugal está na moda e é apontado, internacionalmente, como um milagre. Mas parece que afinal nem tudo são rosas na economia nacional. O alerta é dado pela Bloomberg, que a poucos dias dos portugueses irem às urnas – as eleições legislativas realizam-se domingo (6 de outubro de 2019) – publicou um artigo no qual diz que Portugal é um modelo de estabilidade na Europa que esconde fragilidade.
Impostos para as famílias e empresas, desde o emprego ao IRS, entre outros temas fiscais. Mas, afinal, o que é que os partidos querem fazer nos próximos quatro anos?
Falta menos de um mês para as eleições legislativas de 2019, que se realizam a 6 de outubro. Até lá, os partidos vão tentar captar o máximo de eleitores possível, devendo gastar, no total, 8,1 milhões de euros nas respetivas campanhas, menos 8% que há quatro anos.
A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) venceu as eleições Legislativas realizadas este domingo com 38,6% dos votos, mas perdeu a maioria absoluta conseguida em 2011. O PS teve 32,4%, o BE 10,2%, a CDU 8,3% e o Partido das Pessoas, Animais e Natureza 1,4%, tendo-se registado a maior abstenção de sempre (43,3%). E agora, quais são os passos a dar pelo Governo liderado por Pedro Passos Coelho?
O Presidente da República marcou as eleições legislativas para o primeiro domingo de outubro (dia 4). Para Cavaco Silva, é “extremamente desejável” que o próximo Governo tenha “apoio maioritário e consistente na Assembleia da República”.
Apenas três dos projetos incluídos no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI) não serão adjudicados pelo atual Governo, já que, no cronograma que integra o documento, têm contratação prevista para depois das eleições legislativas, que decorrerão no outono de 2015.
a soma dos votantes no ps e no psd é inferior ao número de abstencionistas. de acordo com o jornal de negócios, a percentagem de portugueses que preferiu não se deslocar às urnas para escolher a próxima constituição do parlamento não era tão baixa desde, pelo menos, 25 de abril de 1974.
o psd venceu as eleições legislativas com 38,6% dos votos, elegendo 105 deputados. um triunfo contundente do partido de pedro passos coelho, que com o resultado do cds (11,7% e 24 deputados) consegue maioria absoluta. o ps foi o grande derrotado, alcançando 28,1% dos votos (73 deputados eleitos).