
A cooperativa Outeiro - Lugar Comum, Cooperativa de Habitação, CRL, com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos (OA), está a promover um concurso privado para o desenvolvimento do projeto de arquitetura para um conjunto habitacional, que inclui edifícios a reabilitar, novas construções e serviços comuns em regime de cooperativa de habitação. Os interessados podem entregar as respetivas propostas até dia 21 de julho de 2025, às 17h00.
O terreno onde se pretende construir o conjunto habitacional para a cooperativa situa-se no concelho da Maia, na freguesia da cidade da Maia, no lugar do Outeiro, em Vermoim, é referido em comunicado.
O concurso em causa “tem como objetivo principal encontrar um conjunto de soluções de projeto que respondam de forma adequada e maturada ao exercício urbanístico, paisagístico e arquitetónico de suporte à construção de um conjunto arquitetónico destinado a habitação, composto por edifícios a reabilitar, a construir de raiz e serviços comuns em regime de cooperativa de habitação”, lê-se na nota.
Trata-se de um projeto que deve ser elaborado no enquadramento da legislação que regulamenta a Habitação a Custos Controlados (HCC), de modo a garantir a sua viabilidade económica e permitir o acesso à habitação por um conjunto de pessoas e famílias que, embora tenham uma situação económica estável e mediana, não lhes permite, no atual contexto, alugar ou comprar uma habitação com qualidade.
“É também um projeto que junta pessoas que querem viver de um modo responsável sob o ponto de vista ambiental e que escolhem fazê-lo em comunidade. Tem na sua génese a vontade de um conjunto de pessoas e famílias que pretendem, através desta iniciativa, viabilizar a aquisição de habitação digna e de qualidade face ao atual contexto”, é mencionado no documento.

Quem pode concorrer?
Podem apresentar trabalhos de conceção, enquanto concorrentes, arquitetos com inscrição em vigor na OA, independentemente do modo de exercício da profissão.
De referir que os concorrentes que exerçam a sua atividade profissional fora de Portugal poderão concorrer em igualdade de circunstâncias com os concorrentes habilitados ao exercício da profissão em Portugal, desde que garantam qualificações profissionais equivalentes às exigíveis em Portugal para o desempenho da respetiva profissão.
Estes são os critérios de seleção:
- Grau de compreensão do projeto cooperativo, traduzido em soluções inovadoras para os fogos, para os edifícios e sistemas de distribuição bem como para a recuperação da Casa do Povo, que integra o conjunto habitacional da cooperativa – 30%;
- Integração urbana, relevando a relação a estabelecer com a pré-existência Casa do Povo, que integra o conjunto habitacional da cooperativa e de todo o conjunto com o Largo do Outeiro e com os espaços exteriores – 30%;
- Inovação nas soluções construtivas, que promovam a sustentabilidade em todo o ciclo de vida do edifício – 30%;
- Exequibilidade da proposta, avaliada pela sua adequabilidade ao cumprimento da legislação de HCC e pela adoção de soluções que demonstrem uma relação equilibrada entre qualidade e preço – 10%.
Prémios:
- 1º classificado: 4.500,00 euros;
- 2º classificado: 2.000,00 euros;
- 3º classificado: 1.000,00 euros.
Datas a ter em conta sobre o concurso privado
- Pedidos de esclarecimento até dia 11 de junho de 2025;
- Respostas aos pedidos de esclarecimento até dia 21 de junho de 2025;
- Receção dos trabalhos até às 17h00 do dia 21 de julho de 2025.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta