Presidente chinês apelou a uma aceleração de um "novo modelo" de desenvolvimento imobiliário, que passa por reabilitar habitações em ruínas.
Comentários: 0
Presidente chinês Xi Jinping
Presidente chinês Xi Jinping Getty images

O presidente chinês, Xi Jinping, apelou a uma aceleração de um "novo modelo" de desenvolvimento imobiliário, centrado numa abordagem mais moderada ao planeamento e às melhorias urbanas, embora não tenha correspondido às expectativas dos investidores quanto à implementação de políticas mais agressivas. Mais precisamente, a China irá focar-se na reabilitação dos núcleos urbanos e das habitações em ruínas. 

A informação foi divulgada pela agência oficial de notícias Xinhua, com base na Conferência Central de Trabalho Urbano. O anúncio surge após o compromisso do governo, feito em outubro passado, de renovar um milhão de imóveis antigos e degradados nas grandes cidades.

Antes da publicação oficial, cresciam as especulações sobre uma reunião que faria lembrar a campanha de 2015, utilizada na altura para impulsionar a procura de compra de casas e estimular o investimento interno. Nesse ano, a China realizou a Conferência Central de Trabalho Urbano, a primeira do género em décadas, com a presença de Xi Jinping e de altos cargos do governo.

A prolongada recessão no setor imobiliário chinês tem dificultado os esforços para estimular a procura dos consumidores e apoiar a economia, numa altura em que as exportações continuam ameaçadas pelas tensões comerciais com os EUA. Os dados oficiais indicam um enfraquecimento do mercado habitacional em junho, com a maior queda dos preços das casas novas em oito meses.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta