Valor das casas novas nas 70 cidades chinesas analisadas desceu, em média, 0,22% em maio face ao mês anterior.
Comentários: 0
Casas novas na China
Getty images
Lusa
Lusa

Os preços das casas novas na China caíram, em maio, pelo 24º mês consecutivo, agravando o ritmo de descida face a abril, apesar das medidas do Governo chinês para travar a prolongada crise no setor imobiliário.

De acordo com cálculos feitos com base em dados divulgados esta segunda-feira (dia 16 de junho) pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) da China, os preços em 70 cidades analisadas registaram, em média, uma queda de 0,22% face ao mês anterior, após uma descida de 0,12% em abril.

Entre as cidades monitorizadas, 53 registaram decréscimos no preço da habitação nova, face a 45, em abril. Apenas 13 cidades – incluindo grandes centros urbanos como Xangai e Hangzhou – apresentaram subidas, número inferior às 22 registadas no mês anterior.

O preço das casas em segunda mão também desceu 0,5% em maio, face ao mês anterior, acelerando a tendência de queda observada em abril (-0,41%).

Nesta categoria, 67 das 70 cidades registaram quedas de preços. As únicas exceções foram Wuxi (leste), Luoyang (centro) e Nanchang (centro), onde os preços subiram.

As autoridades chinesas anunciaram, nos últimos meses, um conjunto de medidas destinadas a conter a queda do mercado imobiliário, um setor que Pequim considera crítico para a estabilidade social, dado o peso da habitação como principal forma de investimento para muitas famílias.

A crise no setor é apontada como um dos principais fatores para o abrandamento da economia chinesa, com alguns analistas a estimarem que o imobiliário – incluindo os efeitos indiretos – representa cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta