O projeto, composto por três moradias geminadas com uma área total de 330 m2, foi construído em apenas 132 dias úteis.
Comentários: 0
Primeira habitação social em 3D
HTL.tech

A Harcourt Technologies Ltd (HTL.tech) construiu, em Grange Close, na Irlanda, o primeiro projeto de habitação social da Europa — e do mundo — com recurso a impressão 3D. As paredes ficaram concluídas em apenas 12 dias.

O projeto cumpre a norma ISO/ASTM 52939:2023 para fabrico aditivo, recentemente adotada pela Irlanda. Para o concretizar, foi utilizada a impressora de construção 3D BOD2 da COBOD, empresa dinamarquesa que desenvolve soluções de impressão 3D para a construção.

Este marco demonstra como a tecnologia está a revolucionar o setor, oferecendo soluções habitacionais eficientes que respeitam os padrões de qualidade e as normas em vigor.

A certificação ISO/ASTM 52939:2023 estabelece requisitos de controlo de qualidade que garantem que as estruturas impressas em 3D tenham o mesmo nível de segurança e desempenho que as construídas com métodos tradicionais. Esta conquista contribui para o reconhecimento da impressão 3D como técnica viável na promoção residencial. Como reconhecimento, a HTL.tech recebeu o Standards Innovation Award, atribuído pela National Standards Authority of Ireland (NSAI).

O projeto, composto por três moradias geminadas, tem uma área total de 330 metros quadrados (m2) — 110 m2 por cada habitação. A construção demorou apenas 132 dias úteis, desde a preparação inicial do terreno até à entrega das chaves, representando uma redução de 35% face ao tempo médio de construção tradicional na Irlanda, estimado em 203 dias.

Metade da redução do tempo de construção deveu-se à impressão 3D das paredes, enquanto a outra metade foi alcançada graças à precisão desta tecnologia. A possibilidade de integrar elementos estruturais logo na fase de planeamento — como paredes divisórias, sistemas de pavimentos e vigas de suporte — permitiu otimizar todo o processo construtivo.

A utilização da impressora 3D BOD2 possibilitou uma diminuição significativa nos prazos de obra, concretamente:

  • Redução do tempo total de construção em 35%;
  • Redução do tempo de construção das paredes em 59,1%, passando de 44 dias para apenas 18 dias;
  • Impressão das paredes em apenas 12 dias, considerando o tempo de montagem e desmontagem do equipamento, a estrutura completa ficou pronta em 18 dias, quase um mês antes do que seria possível com métodos convencionais.
Primeira habitação social em 3D
HTL.tech

"Temos orgulho em ser a primeira empresa na Europa a construir uma estrutura que cumpre o exigente padrão I.S. EN ISO/ASTM 52939:2023 para fabrico aditivo. Graças à impressora 3D, conseguimos concluir o projeto Grange Close 35% mais rápido do que se o tivéssemos feito com métodos tradicionais. A precisão e a eficiência desta tecnologia, combinadas com métodos modernos de construção, permitiram-nos estabelecer um novo padrão na indústria e oferecer habitações de alta qualidade de forma mais rápida e sustentável", afirmou à imprensa Justin Kinsella, diretor da HTL.tech, após a conclusão do projeto.

O sistema de paredes estruturais do projeto cumpre os requisitos do Eurocódigo 6 para alvenaria e é composto por duas paredes de betão com 10 centímetros (cm) de espessura e uma cavidade de 150 milímetros  (mm) eliminando a necessidade de colunas ou reforços de aço. No total, foram utilizados 90 metros cúbicos de betão C30/37, com resistência à compressão de 47 MPa, garantindo durabilidade e robustez.

Durante a obra, a COBOD introduziu uma atualização na mangueira de betão da BOD2, aumentando o seu diâmetro para 65 mm, o que elevou a capacidade volumétrica de impressão em 40% e acelerou de forma substancial a velocidade de construção.

Primeira habitação social em 3D
HTL.tech

Com esta atualização, a HTL.tech estima que poderá reduzir o tempo de impressão de estruturas semelhantes de 12 dias para apenas 9 dias, quando a nova mangueira de 65 mm for utilizada em pleno.

"Felicitamos a HTL.tech por esta conquista. Este prémio não só reconhece o seu trabalho, como também demonstra o potencial da impressão 3D na construção. A tecnologia permite-nos reduzir os prazos de execução, diminuir a necessidade de mão de obra e garantir estruturas de elevada qualidade, de acordo com padrões internacionais. Continuamos a melhorar os nossos sistemas e, embora uma atualização de mangueira possa parecer uma pequena mudança, os resultados da HTL.tech mostram o seu enorme impacto", afirmou Henrik Lund-Nielsen, fundador e diretor-geral da COBOD.

As metodologias e processos desenvolvidos em Grange Close podem ser adaptados para implementação noutros países europeus que adotem a norma ISO/ASTM 52939:2023. Tendo este projeto como referência, a HTL.tech pretende aplicar estes conhecimentos em futuros empreendimentos, abrindo caminho para uma construção de habitações mais rápida, eficiente e sustentável — algo que poderia ajudar a atenuar os graves problemas habitacionais que Espanha enfrenta.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta