
O governo australiano anunciou um conjunto de medidas para acelerar a construção de habitações, numa altura em que o país enfrenta uma das mais graves crises habitacionais das últimas décadas. Entre as decisões está a disponibilização imediata de mais de 26 mil novas casas e a suspensão de alterações às leis de construção, de forma a simplificar processos de aprovação.
Segundo a Bloomberg, o executivo pretende ainda recorrer a inteligência artificial para agilizar a implementação das mudanças. A ministra da Habitação, Clare O’Neil, sublinhou que “é demasiado difícil construir uma casa neste país” e que o objetivo passa por garantir habitações “de qualidade para o futuro, sem sobrecarregar os construtores com mais regras”.
Outra medida em cima da mesa é a redução das barreiras ao investimento em habitação por parte dos fundos de pensões. De acordo com previsões do setor, esta decisão poderá desbloquear mais de 8 mil milhões de dólares australianos (5,2 mil milhões de dólares) em novos investimentos no mercado habitacional.
As propostas resultam de uma mesa-redonda económica de três dias, convocada pelo ministro das Finanças, Jim Chalmers, que reuniu empresários, sindicatos, membros do governo e especialistas para debater soluções capazes de impulsionar a produtividade nacional. “Estamos a trabalhar em conjunto para encontrar respostas concretas para um desafio que afeta milhões de australianos”, disse Chalmers.
Nos últimos meses, uma combinação de fatores tem vindo a limitar a oferta no mercado residencial: a desaceleração dos projetos no pós-pandemia, o aumento acentuado dos custos de construção e a falência de milhares de construtoras. Os preços das casas subiram pelo sexto mês consecutivo em julho, enquanto a taxa de disponibilidade de arrendamento se mantém próxima de mínimos históricos, em apenas 1,7%.
Para o setor, as medidas representam um avanço. O diretor-executivo do Property Council, Mike Zorbas, considerou que “o plano do governo vai desbloquear dezenas de milhares de casas novas em todo o país” e defendeu que se trata de “um roteiro vantajoso para melhorar a oferta habitacional e responder às necessidades das famílias australianas”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta